domingo, 15 de setembro de 2019

ENTREVISTA 10 COM MARCO PIMENTEL


Seu nome é Marco Antonio de Oliveira Marques Pimentel. Homem simples, grande como o seu nome. Comandou o 7º Batalhão da Policia Militar sediado em Pindaré Mirim, ,abrangendo uma grande área da Região Central do Maranhão, cobrindo cidades como Santa Inês, Pindaré, Santa Luzia, Bom Jardim, Pio XII, Bela Vista, Satubinha, Alto Alegre do Pindaré, Igarapé do Meio, Tufilândia, e Monção.e foi Chefe da Guarda da Assembleia Legislativa.
Pai de dois filhos, Leonardo Brasil Loureiro de Oliveira Marques e Eduardo Brasil Loureiro de Oliveira Marques. Ele é um exemplo de pai, criou seus filhos praticamente sozinho e hoje já começa a colher os frutos dessa semeadura.

Estudante do Colégio Dom Bosco do Maranhão, ele teve uma infância tranquila, sempre passando férias no interior do estado, pois seus pais sempre estavam mudando de cidade,” nós morávamos na capital e passávamos as férias no interior com eles”, diz Pimentel..

,J
á adulto, e cheio de responsabilidades,  Pimentel começou a desenhar sua vida  muito cedo. Antes de entrar para a  Polícia Militar, trabalhou como técnico de basquete da Escola Técnica Amaral Raposo em Imperatriz, depois trabalhou no banco Banorte e finalmente ingressou, através de concurso, em 1985 na PMMA.
Exato, ele reitera que no dia 06 de fevereiro de 2016,  completou  31  anos de bons serviços prestados. Começou sua jornada em 1990 comandando o Canil do Batalhão de Choque, em 1991 foi designado para a Casa Militar do Governador onde trabalhou como Ajudante de Ordens da Primeira Dama, a senhora  Nice Lobão, depois prosseguiu como Ajudante de Ordens da Primeira Dama, a senhora  Zenira Fiquene, continuou no Palácio por todo os dois primeiros mandatos da Governadora Roseana Sarney, deixando o palácio em 2003.

Pimentel ainda trabalhou no Batalhão Ambiental, comandou a Companhia de Guarda do Palácio. Chefe do Estado Maior do CPI. em 2006, ele  foi comandar o 2º Batalhão de Policia Militar em Caxias, onde lá permaneceu por três anos e retornando  a capital, exerceu a função de Subdiretor de Ensino da Policia Militar do Maranhão e entrou para a Reserva Remunerada, com o posto de Coronel e Chefe da Guarda da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Marcos Pimentel tem suas responsabilidades e as cumpre com afinco, Vive sempre cercado de amigos, adora uma boa música, uma cerveja gelada e sua cultura é invejável , seja na indicação de um bom filme, um bom livro e até um bom vinho. Ele se arrisca a fazer um bom churrasco e de vez em quando solta a voz e canta sucessos de suas bandas e ídolos preferidos. 

Pimentel é amigo, é prestativo, gosta de curtir as coisas boas que a vida oferece. Filho de Walter Brasil e Rosarine (em memória), irmao de Geraldo, Sandra, Roseana, Ana Luzia, Ricardo, Marques Neto, Paulo e Eduardo, ele traz no fundo do seu orgulho , a arte de se dizer flamenguista no mais rubro ou negro domingo em que sua alma se veste de emoção.
 
Hoje ele está casado com a top model e assessora parlamentar Suréia Pimentel, entrou para a Reserva Remunerada da Policia Nilitar do Maranhão e é o entrevistado do Blog do Zé Lopes.
 
Entrevista
 
01 - Blog do Zé Lopes – A sua mãe, a senhora Rosarine, casou-se com um policial, o Coronel Brasil, que diretamente lhe criou. Qual a influencia que ele teve na sua carreira como militar?
Marco Pimentel – Desde minha infância sempre frequentava os quartéis, jogando bola, almoçando no rancho e brincando. Quando terminei o 2º grau quis ser advogado mas não consegui passar no vestibular(a época só existia a UFMA) extremamente concorrido. Minha sábia mãe disse: Meu filho porque não segue a carreira do seu pai? Pensei, e de pronto fiz o concurso e passei.. minha mãe estava certa, levei jeito para a profissão. Obrigado mãe!
02 - Blog do Zé Lopes – O senhor fez uma brilhante carreira na Policia Militar do Maranhão, chegando a ser Coronel. Comandou batalhões na principais cidades do Maranhão como Caxias, Timon, Pindaré e foi Chefe da Guarda da Assembleia Legislativa. Conte-nos um pouco dessa trajetória?
 
Marco Pimentel – Ao ser declarado Aspirante a oficial em dezembro de 1989 fui designado a trabalhar no antigo BPTran(Batalhão de transito) que ficava a época na COHAB. Depois fui ajudante de ordens do Comandante da Policia Militar do Maranhão que era meu pai, isso em 1990. Em 1991 meu pai reformou e foi para inatividade, segui em frente e fui convocado para ser Ajudante de ordens da Primeira dama do Maranhão a Senhora Nice Lobão, foram 4 anos de aprendizado politico. Acabei permanecendo até 2002 na Casa Militar do Governador. Em seguida fui transferido para o batalhão Ambiental onde servi até meados de 2004, após essa breve passagem pelo BPA, fui transferido para o CPI(Comando de Policiamento do Interior com diretor administrativo ne fiquei até abril de 2006, só então fui transferido para o 2º BPM em Caxias onde fui comandante por 4 anos. Após essa missão, fui designado para comandar o 11º BPM em Timon, uma experiência curta por divergências politicas. Ao retornar a capital comandei o 6º BPM, o maior e mais abrangente batalhão da capital onde compreendia metade da Ilha de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, fiquei até maio de 2011 de onde saí para fazer meu CSP(curso Superior de Policia)na UFPA(Universidade federal do Pará), quando retornei fui servir  na Diretoria de ensino da PM como Sub Diretor quando já em 2011, não demorou muito e fui designado para comandar o 7º BPM em Pindaré onde permaneci até inicio de 2015 quando o Dep Humberto Coutinho venceu as eleições para presidente da Assembleia Legislativa e me convidou para chefiar aquele gabinete onde permaneci até minha reforma nesse mês de setembro de 2019
 
03 - Blog do Zé Lopes – O senhor tem pouco tempo como coronel, tem apenas 55 anos e pediu para ir pra Reserva Remunerada da Policia Militar.Por que essa decisão?
 
Marco Pimentel – A principio tenho planos futuros nos quais, estando na atividade Policial militar, não daria para conciliar. Por outro lado, já estou com 55 anos e quero aproveitar, com mais liberdade, o resto dos meus dias enquanto tenho saúde e vitalidade.
04 - Blog do Zé Lopes – Agora que o senhor está aposentado, tranquilo, filhos criados e encaminhados, casado recentemente. Quais os seus projetos para essa nova fase de sua vida?
Marco Pimentel – Mesmo não estando na atividade policial, prtendo me dedicar a novos trabalhos que conciliem mais tempo de folga para curtir a vida, viajar será uma delas, outra e continuar em quadra jogando meu amado esporte basquetebol
05 - Blog do Zé Lopes – O senhor em pouco tempo perdeu pessoas que representavam muito na sua vida, entre elas, o deputado estadual Humberto Coutinho. O que representou essa perda?
Marco Pimentel – Drº Humberto Coutinho foi mais que amigo, tive a felicidade de conhece-lo em 1983(morava em Caxias nesse época)  em uma quadra de basquete e nos tornamos muito amigos, seguimos rumos diferente e nos reencontramos em 2006 quando comandei o Batalhão de Caxias e desde então não mais nos separamos até o dia que Deus o levou, devo muito e ele e a Drª Cleide, meu muito obrigado.
06 - Blog do Zé Lopes – Ainda no assunto, o senhor perdeu em pouco tempo também, sua tia Aldeídes, em seguida, sua mãe Rosarine, e logo depois sua outra tia Maria da Saúde, três irmãs. Como o senhor reagiu à essa baixa na família?
Marco Pimentel – Na realidade eram quatro irmãs, uma faleceu após outra, com muita tristeza tivemos que aceitar os desígnios de Deus, pois, não devemos ser egoístas, nada nesse mundo  nos pertence. Fica a saudade e ensinamentos, isso nos basta para continuar vivendo.
07 - Blog do Zé Lopes – Muito se ouve falar sobre unificação das policias, há sempre um entrevero entre elas, isso é um fato. Qual o futuro da Policia Militar?
Marco Pimentel – Muitos países já desenvolvem essa prática de Policia multiprofissional(Judiciária investigativa e Ostensiva preventiva), não vejo problemas se num futuro houver esse coalisão, dessa forma acabaria a dicotomia que existe entre elas e, com certeza, melhoraria o rendimento e aprimoramento de todos.
08 - Blog do Zé Lopes – O senhor também é atleta do basquete. Gosta de viajar com sua esposa Suréia Pimentel e agora tem mais tempo. O que lhe preocupa nessa nova fase?
Marco Pimentel – Jogo Basquete desde os 13 anos, lógico que tem tempos que demos alguma parada mas hoje não, não tem mais parada.. Jogo hoje em duas equipes: APCEF(Associação do Pessoa da caixa) e minha antiga escola Dom Bosco. Disputamos vários torneios no Maranhão, fora dele(Norte/Nordeste e brasileiro) e em abril de 2020 irei representar o Brasil no sul-americano em Buenos Aires na categoria 55+, isso não tem preço, é mágico chegar a essa idade e ter oportunidade de defender a Seleção do Brasil.
09 - Blog do Zé Lopes – Nos conte o que a Policia Militar do Maranhão representou na sua vida?
Marco Pimentel – A Policia Militar do Maranhão foi minha segunda casa por 34 anos 3 seis meses, devo tudo que tenho hoje a Policia Militar, tenho orgulho de ter servido a tão nobre instituição, faria tudo novamente, desde o começo.
10 - Blog do Zé Lopes Com que sensação o senhor se despede da vida militar?
Marco Pimentel – Saudades, sentimento de dever cumprido e, naturalmente, agradecido por ter me acolhido e me ensinado a ser um bom policial.
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário