quarta-feira, 11 de setembro de 2019

OPINIÃO - CADERNO ESTADO MAIOR - O PT SENDO PT


Resultado de imagem para pt
Por mais um ano, o Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão protagoniza a novela que deixa em cheque a credibilidade da legenda e, principalmente, dos filiados. No Processo Eleitoral Direto (PED) há suspeitas de que petistas estão enrolando os próprios petistas.
Como de costume, a eleição interna da legenda é quase um jogo de “Brasil e Argentina”. Cheio de manhas e “catimbas” para tentar ganhar numa oportunidade ou com o tempo. Não há um jogo limpo e corrido.
Os petistas do Maranhão mais uma vez repetem as cenas que ocorrem a cada dois anos quando os filiados se reúnem para escolher a direção do PT.
Este ano, em menos de dois dias após o PED – ocorrido no domingo, 8 – já houve recursos, confusões na sede da legenda, paralisação na apuração dos votos e perda do prazo para totalização e resultado da eleição em São Luís.
Resultado: somente a direção nacional para fazer com que o processo avance no estado.
As cenas do PED no Maranhão representa exatamente o que o PT é no estado: nada. Um partido, cujo atrativo nada mais é do que o tempo de televisão e rádio que tem. Não há força política para buscar espaços.
Dos dirigentes – pelo menos a maioria – trabalham desde sempre para questões pessoais e não de partido. Cargos de segundo escalão ou uma simples assessoria especial. Assim trabalham os petistas.
Com uma eleição burocrática e pouco transparente, o partido repete um cenário em eleições anteriores.
Enquanto outras siglas já apresentam nomes para a disputa de 2020, o PT trava uma luta interna que deixa o partido cada dia mais fraco e sem expressão política alguma no estado.
Atrapalhando – No PED 2019, o imbróglio mais uma vez tem como protagonista o grupo do deputado estadual Zé Inácio, que apoia Kleber Gomes para presidente municipal e Augusto Lobato para a estadual.
O parlamentar – cujo assessor, Fernando Silva é quem presidente a comissão eleitoral – determina a suspensão da apuração a todo momento deixando o processo conturbado.
Ele já foi até “chamado” pela presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann, para deixar o processo correr. Mas desobediente e com aval da direção estadual, Zé Inácio vai atrapalhando o PED e comprometendo a imagem já abalada do PT.
Estado Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário