quarta-feira, 17 de maio de 2023

COLUNA DO ZÉ LOPES - UM GRANDE GRUPÃO , MAIS EMILIO CARVALHO


Por mais que passe desapercebida pela maioria da população, a sucessão do prefeito Edvan Brandão já está em grande efervescência e toma conta da classe política, onde maquinações articulações, alianças, conchavos e muitos planos ja estão sendo arquitetados.

A atual situação política de nossa cidade, que a olhos nus se mostra calma, embora pareça redundância, ou que seja redundância, está  concretizada em um "grande grupão" que gira em torno de uma "uniao" entre os grupos do prefeito Edvan Brandão e o grupo do Eterno Senador João Alberto. Bacabal não tem oposição.

Se formos fazer uma análise mais minuciosa do que pode acontecer nesse período de formação de um novo Gênesis com velhos atores, podemos chegar a muitas hipóteses, e é sobre isso que iremos dissertar.

O sucesso político do prefeito Edvan Brandão veio na velocidade da luz, com o interruptor na mão de João Alberto,  que planejou a derrocada de Zé Vieira, sua eleição para a presidência da Câmara, depois assumiu a gestão da cidade e por fim a reeleição. E é bom que se saiba que esse interruptor continua na mão de João Alberto. 

Edvan se mostrou um político muito inteligente, frio, de poucas palavras, ações contundentes e determinação. Talvez o melhor prefeito da história de Bacabal. Ao contrário de ex-prefeitos como Dr. Lisboa, Zé Alberto, Zé Vieira, dentre outros, o prefeito já deixa um sucessor, seu filho Davi Brandão que foi o segundo mais votado no Maranhão para deputado estadual. 

Depois de perder uma eleição por acreditar que ganharia sozinho, o deputado estadual Roberto Costa foi um aprendiz cdf e nenhum dos pretensos, goza de tanta popularidade e aceitação como ele. Se a eleição fosse hoje, ganharia fácil.

Agora vejam como a política tem seus entraves fatais. Há  um grande movimento para barganha da candidatura a vice na chapa Roberto Costa. Baseado na última eleição, o melhor vice seria Coronel Egídio, que tem votos, mas não tem dinheiro, o outro seria o empresário e ex-prefeito de Bom Lugar, o Marcos Miranda, que tem dinheiro, mas nao tem votos, só que: Dinheiro traz votos. Ressalva : por ter um impedimento na justiça, Marcos Miranda trabalha para a ascensão do nome do seu filho, Marcos Miranda Júnior. "A situação do Marcos Miranda é a mesma do Zé Vieira, ele entra com liminar ou sem liminar, o candidato é ele" me disse um assessor. 

Não sei se certo, óbvio ou coerente, mas, por Edvan Brandão ter conseguido tudo o que um politico pode conseguir em um periodo de oito anos, deveria fechar seu mandato acompanhando o grupão, mas, política é outra coisa, política não tem lacração e o poder está sempre acima de qualquer ideologia.

Águas rolando por baixo da ponte, bastidores agitados, os ex- prefeitos Zé Alberto e Dr. Lisboa, o ex- vereador César Brito e o Coronel Egidio, já conversaram com Marcos Miranda, mas, até agora, nada de falas públicas por parte do empresário. A votação que eles deram para seus candidatos na última eleição, não os habilitam a nenhuma pressão.  

Há um rumor de que esse pretenso grupo liderado por Zé Alberto, fala em conseguir junto a patrocinadores e apoiadores, a bagatela de 60 milhões de reais para iniciar a campanha. Resta saber quem vai assumir a tesouraria do grupo e quem será o candidato. 

 " Antes eu gastava 500 mil pra me eleger, agora não dá mais.  Já tenho 800 mil e pretendo chegar a um milhão para poder garantir a minha nova eleição" , disse-me um vereador que também está no grupo. Particularmente, não sei como eles fazem para recuperar tanto investimento, em tão pouco tempo e ganhando um salário abaixo de 20 mil reais. É muita mágica.

Não tem mais essa de aventura. Se não tiver dinheiro, não entre. Vai sair mais endividado, decepcionado e passar vergonha.

Mas, o "grande grupão" liderado pelo jovem, competentíssimo advogado, grande marqueteiro Dr. Emilio Carvalho, que tentou emplacar o nome da jovem advogada Dra. Rosilda, começou a trincar. Na semana passada, a pedido do governo do Estado, foi feita uma pesquisa de intenção de votos onde o deputado estadual Roberto Costa lidera com sobras, deixando Marcos Miranda em segundo mas, muito lá em baixo. Essa trinca no "grande grupão " nasce justamente pelo fato do Dr. Emilio Carvalho aparecer com 1% das intenções, o que é muito para quem trabalha nos bastidores e não tinha, nem ventilado seu nome como candidato. 

Agora é real. Há um grande vislumbre do Edvan Brandão pelo trabalho do Dr. Emilio Carvalho. Presente na desenvoltura da administração, idealizador da campanha de sucesso esmagador de Davi Brandão, estrategista, homem de confiança do prefeito, o seu nome virou, como rastilho de pólvora, o mais comentado. Não tenham dúvidas: se fizerem outra pesquisa hoje, ele já aparecerá com três ou quatro pontos acima. Resta saber se vai ter cartas na manga para junto, coordenar também a campanha de seu irmão, o médico Dr. Emanuel Carvalho Filho, para prefeito de São Luís Gonzaga. Pode ser perigoso.

Já o líder Roberto Costa, continua dentro da sua normalidade e fazendo a sua campanha. Esse acontecimento dentro do "grande grupão " não tira o seu sono, pelo contrario, o faz dormir mais tranquilo. O seu partido, o MDB, tem um peso muito grande , ainda, na política municipal, logo conta, além  do próprio Roberto Costa, com a vice-prefeita Graciete Trabulsi, o presidente da Câmara Municipal Melquiades Neto, o cacique João Alberto, o João Marcelo que pode assumir o DENIT e por tabela, o deputado Kleber Verde que está se filiando ao partido e tem um bom relacionamento com a cidade. .Pode  acontecer uma mudança na Câmara Municipal de Bacabal, o que vai mexer com  muita coisa, inclusive influenciar diretamente no processo sucessório 

Baseado no momento atual em que vive Bacabal, com liderança do Roberto Costa e agora com o aparecimento do nome Emilio Carvalho dentro do mesmo grupo, sobra apenas a vaga de vice e essa é pra quem tiver mais dinheiro. Quem vai peitar o "grande grupão"?

Edvan tem um peso muito grande, já que ele e seu filho Davi Brandão são "ainda", do partido do governador, o Roberto Costa tem as luzes emedebistas acesas com João Alberto segurando o interruptor e os que tentam formar uma frente de oposição ainda não sabem como montar uma estratégia para dar largada à campanha, o Expedito Junior é funcionário do governo e não pode ainda se manifestar e o deputado Florêncio Neto espera uma sombra dos acontecimentos pra se encostar.

++++++++++

- E o Dr. Bento Vieira, o Dr. Estefânio, a Leinha, o Manoel da Concordia, o Baiano Cuxá, não sairão candidatos?

- Eu sei, mas isso é assunto para outro artigo. 


3 comentários:

  1. Boa tarde amigo! Estou precisando falar contigo. Se possível, entrar em contato pelo WhatsApp: (84) 9 9669-5087.

    ResponderExcluir
  2. Hummmm...falta muita coisa mas, a palavra que pesa nessa decisão é a do prefeito Edvan Brandão por ter respaldo mediante o grande trabalho que tem feito em Bacabal e se transformou na maior liderança política do Vale do Mearim.

    ResponderExcluir