CARRO & COMPANHIA
O objetivo de todo mundo é (ou era, ou ainda é) ter um carro.
Lembro de uma época (não muito longe, quer dizer não muito
distante) que só se arranjava namorada quem tivesse carro. Namorada não é de
andar a pé, além do mais é status ter namorado que tem carro!
Futuro(?) A Deus pertence!
Naqueles tempos dourados, o jeep e a camionete eram os veículos de
então, quem "possuía" era sinal de que tinha dinheiro.
Voltando ali ao assunto de para namorar tem que ter carro, não
ficava bem namorar uma "mina" na roça e ter que ir a pé ou a cavalo.
Tinha que ir de carro nem que fosse de jeep! Ou de táxi! A cavalo, só se fosse
daqueles puro-sangue tipo mangalarga marchador, campolina, aqueles
"equinos" de tirar o chapéu!!!
Fusquinha zero era o "hit", o "top", e o
"Fafá" era tudo de bom, conhecido como fuscão, e, se fosse preto
virava música.
E a coisa começou a desandar, "apareceram" o Aero
Willys, o Simca Chambord, Cadillac, Studebaker, Ford Corcel 1 e 2, Passat,
Renaut Dauphine, Vemaguete, SP2, Karman Ghia, Porsche, Maverick, Galaxie Ltd,
Impala, camionetes Opel e International, cada um no seu tempo. E mais aquele
carro soviético, o Lada.
Não vou me alongar pelos caminhões de então, o FNM brasileiro,
Mercedão, o Scania, o Internacional, jipão Gurgel e outros. Para encerrar este
tópico e por último, a Variant e o Brasilia, Versailles, Veraneio, Monza,
Mazda, Verona, chevete, Tempra, Fiat l47 e Tipo, Vectra e Astra, Peugot,
Santana, Gol e Voyage. E, lembrando, ainda, do Ford F1000, da Silverado e das
pickups!
Topics, vans, furgões, bestas.
Os econômicos Celta, Corsa Classic e Fiesta.
E vou passar ao longe do calhambeque do Roberto (Carlos)!!!
Mudaram a carburação, ignição, e apareceram os circuitos
eletrônicos, hoje tudo num carro é "governado" por circuito, e sem
falar no computador de bordo.
Sofisticação e luxo, tudo combinado, surgindo carros para todos os
gostos e preços. A camionete ganhou cabine dupla, e, perdeu seu status de
veículo rural, utilitário de verdade, passou a luxo urbano, sem maiores
explicações a não ser pela ostentação de ter algo diferente, seguro e caro,
assoberbando o trânsito das cidades e prejudicando os estacionamentos já
bastante deficientes.
Como sou contra tudo que está aí, ao alcance de nosso nariz
(incluindo a poluição dos gases tóxicos, lançados ao meio-ambiente pelo
trânsito congestionado) e dos nossos olhos (aquela poluição visual estampada
nos outdoors), sou pelo veículo o mais simples possível, e, se possível também,
com a máxima sofisticação eletrônica (direção hidráulica ou elétrica, ar
condicionado, computador de bordo, ignição eletrônica, freios abs, conta-giros,
tudo que a direção confortável e a total segurança exige).
Por falar em conforto, não me esqueço de um carro superconfortável
na acomodação do motorista, o Scort da Ford e o desconforto, de um Gol tanto na
acomodação dos bancos quanto do acelerador. embreagem e freios, tudo muito
minúsculo, fácil de agarrar no pé.
Com o "advento" do câmbio automático, os carros ganharam
em qualidade, mais, opção que muita gente recusa ou resiste, pelo medo
inexplicável de subir ladeira íngreme nesses Manhuaçus da vida.
Disse acima que carro pra mim tem que ser simples e completo, nada
de "carroceria" longa, sou mais pelo modelo "hatch",
pequeno, compacto, fácil de dirigir. O mais próximo deste "layout",
para mim, é o Kia Picanto, quase um carrinho de brinquedo. Uma pena ter revisão
caríssima (não a revisão em si, mas o que tem que ser substituído, trocado e
etc).
Carros semelhantes ao Picanto que ainda não dirigi, e acredito,
também "brinquedos" ao volante, o Ford Ka, o Hyundai HB20, o Toyota
Etios, o Fiat 500 e o Nissan March.
O ideal seria um carro econômico, versátil, completo e compacto,
que pudesse caber em qualquer lugar e enfrentar todos os obstáculos e
dificuldades.
Para que estes sedans longos? Estas camionetas e outros
utilitários 4x4 se vamos "circular" em cidades e estradas asfaltadas
(e não vamos participar de rally e ir para a fazenda?), sem falar no IPVA nas
alturas, seguro custando os olhos da cara, pneus caríssimos, qualquer arranhão
ou abalroamento traz sérias consequências no bolso para um "conserto
digno"?
Na sequência, no mundo do luxo e sofisticação, temos aí dando sopa
nas concessionárias as camionetes Hillux, S10, Frontier e Ranger, os
automóveis e peruas Corolla, C3 e C4, Honda Civic, EcoSport, Sportage, Sorento,
Hyundai, Suziki, Pajero, Ferrari são tudo de bom (para quem está
"estribado").
É aquele "negócio": onde um carrão vai, um carrinho
simples e humilde também vai!
Fico com o pequeno compacto!
E ponto (semáforo?) final!