terça-feira, 16 de abril de 2024

ANDRÉ FUFUCA JA TRABALHA CANDIDATURA PARA O SENADO EM 2026

 


Mesmo que sem muito alarde e com grande cautela, o deputado federal e ministro do Esporte, André Fufuca (PP), vai aos pavimentando seu caminho para disputar uma das duas vagas ao Senado pelo Maranhão em 2026.

Também presidente do PP no Maranhão, André Fufuca tem recebido adesões espontâneas de vários prefeitos maranhenses para o projeto. Boa parte desses gestores, estiveram apoiando o senador Weverton Rocha (PDT) nas últimas eleições.

Vale lembrar que nas eleições de 2026, os atuais senadores Weverton Rocha e Eliziane Gama (PSD) podem querer renovar o mandato, além do governador Carlos Brandão (PSB) que deve deixar o mandato antes do fim, para disputar o Senado e não ficar sem mandato.

Por conta dessa conjuntura, tem sido costurada uma aliança para que todos os três eventuais candidatos ao Senado do Grupo Brandão – Fufuca, Eliziane e Brandão – sejam contemplados, até mesmo porque a eleição de 2026 deve passar pelo resultado do pleito de 2024.

SAO JOÃO DO MARANHAO DEVE SER O MAIOR DA HISTORIA

O São João do Maranhão intitulado do maior do mundo, será lançado nos próximos dias em feira de turismo em São Paulo. Na oportunidade será anunciado que a festa junina desse ano terá duração de 67 dias e atrairá o maior número de turistas da história para o período.

“O nosso São João terá praticamente 67 dias de duração neste ano e será o maior do mundo. Vamos ter manifestações culturais apresentadas em diversos Arraiais na capital e no interior, em diferentes municípios, com uma programação extensa para o nosso povo e os visitante”, disse Airton Abreu, representante do governo do Maranhão, responsável por atrair turistas ao estado.

Em 2024, o evento espera receber um maior fluxo de turistas em relação ao ano passado. A expectativa é ultrapassar os números de visitantes internacionais e nacionais nesta edição do evento. “O nosso São João é diferente dos que acontecem nas demais regiões do Brasil, pois é a apresentação da cultura em si. É uma festa inesquecível com valor cultural muito grande, onde apresentaremos também um pouco da culinária e artesanato típico maranhense, além do Reggae, que é patrimônio nosso”, disse Airton.

De acordo com dados da CCR em 2023, 150 mil pessoas embarcaram e desembarcaram no aeroporto de São Luís em junho.

Para esse ano, a expectativa é ultrapassar ou chegar próximo dos 200 mil, uma vez, que a CVC já conseguiu bloquear voos para São Luís e a Latam está operando voos diretos do Rio de Janeiro, além da Gol ter retomado a linha Slz-Guarulhos.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

CARLOS BRANDÃO NA COLÔMBIA NA COMITIVA DO LULA

 


O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou que estará integrando a comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que embarca para a Colômbia nas próximas horas.

Brandão estará participando com Lula, em Bogotá, da agenda do petista e do Fórum Empresarial entre os dois países.

"De 16 a 18 de abril, irei representar o Maranhão na comitiva do presidente Lula em Bogotá, na Colômbia. Será uma oportunidade para tratar de comércio e investimentos visando o desenvolvimento sustentável, além de participarmos do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia”, anunciou Brandão.

Sendo assim, durante os três próximos dias, caberá ao vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão (PT), comandar o Governo do Maranhão.

Além do Fórum Empresarial, Lula vai se reunir com o presidente colombiano, Gustavo Petro, para tratar sobre comércio e investimentos, desenvolvimento sustentável e cooperação amazônica, programas sociais, direitos humanos e agricultura familiar.

FORUM DE AGRICULTURA FAMILIAR TERÁ O MARANHÃO COMO SEDE

 


No período de 8 a 10 de abril, o Secretário de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão (SAF), Bira do Pindaré, participou da 26ª Reunião Ordinária da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, realizada em Brasília/DF. O encontro abordou uma variedade de pautas cruciais para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar na região.

A programação da reunião foi diversificada e incluiu discussões sobre o Fórum de Gestores, o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, Projetos Sertão Vivo, Cisternas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Dom Helder Câmara, além da Política de Desenvolvimento Territorial, o Plano Safra 2024/2025 e os Programas de Documentação Rural e de Alimentos Saudáveis (PAS) no Nordeste e no Brasil.

Ao fim do encontro, ficou estabelecido que a próxima edição do Fórum Nordestino da Agricultura Familiar ocorrerá em São Luís, Maranhão, nos dias 13 e 14 de junho de 2024. Este evento será uma oportunidade ímpar para reunir representantes de Secretarias Estaduais, movimentos sociais e gestores de órgãos ligados ao segmento. O tema central escolhido para esta edição será a Assistência Técnica e Extensão Rural, uma questão de suma importância para aprimorar as condições e resultados da agricultura familiar em nossa região.

É fundamental fortalecermos os laços e a cooperação entre os estados nordestinos para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Estou confiante de que as discussões e decisões tomadas durante esta reunião contribuirão significativamente para impulsionar nosso setor e garantir melhores condições de vida para os agricultores familiares em todo o Nordeste”, destacou o secretário Bira do Pindaré ao comentar sobre sua participação.

O compromisso do secretário Bira do Pindaré com o avanço da agricultura familiar no Maranhão e em toda a região nordestina é evidente, e sua participação ativa em eventos como este reforça o empenho do estado em buscar soluções eficazes e colaborativas para os desafios enfrentados pelos agricultores familiares.

TSE E A JURISPRUDÊNCIA SIBRE A FRADE NA COTA DE GÊNERO

 


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem jurisprudência consolidada quando o tema é fraude à cota de gênero nas eleições. Somente em 2023, nas sessões ordinárias presenciais, os ministros confirmaram a prática desse crime ao julgar 61 recursos. Em 2024, esse número já chegou a 20. A fraude também foi reconhecida em julgamentos realizados no Plenário Virtual, tendo sido condenados, em apenas uma sessão – realizada de 23 a 29 de fevereiro –, candidatos e partidos políticos em 14 municípios de seis estados do país.

Em quase todos os casos, são utilizadas candidaturas femininas fictícias para concorrer ao cargo de vereador. Como o partido não consegue atingir o mínimo exigido por lei para ser ocupado por cada gênero, comete a fraude para ter o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) deferido e, assim, poder concorrer nas eleições.

Segundo a Lei das Eleições (artigo 10, parágrafo 3º, da Lei nº 9.504/1997), cada partido, federação ou coligação poderá solicitar o registro de uma candidata ou um candidato ao cargo de prefeito e respectivo vice. Já para as câmaras municipais, o número de candidatas e candidatos registrados será de até 100% do número de lugares a preencher, acrescido de mais um. Dentro do número resultante, a legenda ou federação deverá preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada gênero.

As decisões do TSE, ao julgar casos de comprovada fraude à cota de gênero, seguem um padrão. Após o julgamento e a confirmação do crime, as legendas são punidas com a anulação dos votos recebidos para o cargo naquele pleito. Também é determinada a cassação do Drap e dos diplomas das candidaturas a ele vinculados. Em consequência, é necessário o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário (por se tratar de eleição pelo sistema proporcional). Além disso, em alguns casos, é declarada a inelegibilidade das pessoas envolvidas na fraude.

No Maranhão, na disputa eleitoral para Assembleia Legislativa em 2022, quatro partidos – União Brasil, PSC, Prós e PODEMOS – enfrentam denúncias por supostas fraudes à cota de gênero.

domingo, 14 de abril de 2024

DIAGNOSE - COLUNA DO DR.OTÁVIO PINHO FILHO- MENINGITE

O que é meningite?

A meningite é uma inflamação das meninges: três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso. Ela é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, mas também pode ser provocada por parasitas, fungos ou pelo bacilo de Koch, a bactéria causadora da tuberculose.

Sintomas

Os sintomas da meningite podem variar a depender da causa da infecção (bacteriana, viral, fúngica, parasitária) e da idade da pessoa afetada. No entanto, existem alguns sintomas comuns associados. Os sintomas mais comuns incluem:

Febre alta: a maioria das pessoas com meningite apresentam esse sintoma, especialmente em infecções bacterianas

Dor de cabeça intensa: geralmente grave e persistente

Rigidez no pescoço: um dos sintomas clássicos da meningite. O paciente pode ter dificuldade em encostar o queixo no peito devido à rigidez dos músculos do pescoço

Sensibilidade à luz: as pessoas com meningite frequentemente têm dificuldade em tolerar a luz forte e podem preferir ficar em ambientes escuros

Vômitos: a pessoa pode ter náuseas e vômitos, muitas vezes sem alívio

Manchas na pele: na meningite meningocócica (um tipo da doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis) podem ocorrer manchas vermelhas ou roxas na pele, que são chamadas de petéquias

Causas

A causa da meningite podem ser diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, fungos ou parasitas, além de outras condições não infecciosas. As principais causas podem incluir:

Meningite bacteriana: causada por bactérias, como a Streptococcus pneumoniae, por exemplo. É uma condição grave e potencialmente fatal, que requer tratamento médico imediato

Meningite viral: causada por vírus, como o de herpes. Geralmente é menos grave do que a bacteriana

Meningite fúngica: causada por fungos, geralmente em pessoas com sistema imunológico enfraquecido. Pode ser uma condição grave e requer tratamento

Meningite parasitária: causada por parasitas, como os que geram a malária, por exemplo. Essa forma é menos comum, mas pode ser grave

Meningite não infecciosa: além das infecções (uma invasão em um determinado local do corpo, por parte de organismos muito pequenos que só podem ser vistos por meio de microscópio), a meningite também pode ser causada por fatores não infecciosos, como doenças autoimunes, reações ou alergias a medicamentos, câncer, lesões na cabeça e cirurgias na região da cabeça e do pescoço

Diagnóstico

O diagnóstico de meningite deve ser feito com agilidade, principalmente naquela causada por bactérias, que requer tratamento médico imediato. Os passos típicos envolvidos no diagnóstico da meningite são:

Histórico médico: o profissional da saúde deve começar fazendo perguntas sobre os sintomas e o histórico médico do paciente. É importante informar ao profissional da saúde sobre quaisquer sintomas específicos, como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço e sensibilidade à luz

Exame físico: visa avaliar os sinais vitais, como a temperatura, a pressão arterial e os batimentos cardíacos

Exame de líquido cefalorraquidiano (LCR): esse é um procedimento onde o profissional da saúde colhe uma amostra do LCR, um líquido que envolve as meninges, para analisar o caso com maior profundidade

Exames de sangue: podem ser realizados para ajudar a identificar a causa da meningite

Tratamento

O tratamento da meningite deve seguir alguns passos:

tratamento empírico inicial: quando a suspeita de meningite é alta, esse tratamento é iniciado antes de se obter os resultados dos testes de laboratório, devido à urgência do caso

Identificação do agente infeccioso: após a coleta de amostras LCR, líquido presente no cérebro e na medula espinhal, testes laboratoriais são realizados para identificar os responsáveis pela infecção. Os resultados desses testes orientam o tratamento específico

Tratamento direcionado: uma vez identificada a causa da infecção, o tratamento é ajustado com base na causa da meningite O tratamento direcionado é feito das seguintes maneiras de acordo com a causa da doença:

Meningite bacteriana: o tratamento é administrado por via intravenosa (direto na veia) e é frequentemente mantido por um período de tempo específico, a depender da bactéria e da gravidade da infecção

Meningite viral: geralmente se resolve por conta própria com repouso e tratamento dos sintomas, como dor e febre. Em alguns casos graves ou em situações específicas, podem ser administrados medicamentos antivirais

Meningite fúngica ou parasitária: o tratamento direcionado envolve a administração de medicamentos antifúngicos, conforme necessário

Prevenção

A prevenção da meningite possui várias estratégias, a depender da causa da infecção. Algumas medidas de prevenção que podem ajudar a reduzir o risco de contrair a doença são:

Vacinação: uma das medidas mais eficazes de prevenção da doença. Existem diferentes vacinas disponíveis para prevenir as formas mais comuns de meningite bacteriana. O profissional da saúde deve ser consultado para saber são recomendadas e quando tomar

Prática de higiene: lavar as mãos regularmente com água e sabão, por exemplo, ajuda a prevenir a disseminação de infecções que podem levar à meningite

Prática de sexo seguro: o uso de preservativos, como a camisinha, durante o sexo vaginal, anal e oral pode reduzir o risco de contração de infecções que também podem levar à meningite.



sábado, 13 de abril de 2024

RAPIDINHAS DO SÁBADO

 E com essa linda frase do Freud abriremos a nossa coluna de hoje. 

++++++++++

E na janela partidária que se encerrou no fim de semana passado,  algumas mudanças foram de grande relevância para a política de Bacabal, entre elas a do vereador Venâncio do Peixe que usou suas redes sociais para se manifestar: "Em novo capítulo da nossa jornada política, estou me unindo ao PP (Partido Progressista) com o compromisso renovado de servir ao povo de Bacabal. Agradeço imensamente o apoio do nosso líder, o Prefeito Edvan Brandão e do presidente da sigla André Fufuca . Juntos, continuaremos trabalhando pelo progresso e bem-estar de nossa cidade."  Postou o parlamentar.

++++++++++

E no último sábado,  o vereador Venâncio do Peixe, como é de praxe,  cumpre a sua agenda visitando vários povoados onde tem apoio de lideranças. Junto com o Assessor de comunicação da prefeitura Louremar Fernandes e com o ex-prefeito de Bacabal Dr. Lisboa,  eles estiveram no Alto Fogoso, na residência do Senhor Deco, onde almoçaram suculenta galinha caipira ao molho pardo. 

++++++++++

E depois da despesca dos açudes para venda em larga escala na Semana Santa, o , também pecuarista Leonardo Lacerda,  aproveitando as boas chuvas que caem e enverdecem o capim, o empresário ferra e faz manejo do seu rebanho bovino para engorda. Incansavel, ele sabe como mexer com animais de corte de consumo popular.

++++++++++

E quem curte, nas horas de folga, uma boa praia no Sul do País,  é  o Rei da Estrada, o carreteiro Dr. Waldenir Sarute. O homem tá com tudo e não tá prosa e toda vez que chega na Boa Terrinha, faz sempre uma festinha com os amigos. 

++++++++++

E hoje é o aniversario do empresário Washington e docinegrafista Chiquinho. A festa vai rolar a partir do meio dia na reside cia do Washington com muito churrasco de carneiro, bisteca, linguiça ,pão de alho e os tradicionais mocotó e sarrabulho e muita cerveja gelada. Haverá música ao vivo e já confirmaram presença os cantores Fram Almeida, Manga Rosa, Maestro Victor. Perboire Ribeiro, dentre outros. Ao Washington e ao Chiquinho,  muitos anos de vida.

++++++++++

E quem está totalmente recuperado de uma pequena cirurgia, é o professor e ex atleta Silinhas. Torcedor do Flamengo,  ele contou do seu encanto com o time de Tite, e acha que vai ganhar tudo esse ano.

++++++++++

E depois de uma sexta feira e um sabado com muita festa,  o musico, cantor, compositor e corretor de  imóveis Antônio Carlos, aproveitou o domingo para descansar o corpo e fazer uma boquinha daquelas. Preparado pela sua linda companheira Anne,  o rango foi de primeira e o homem saiu da mesa direto para a cama. Que sono bom.

++++++++++

No último domingo a cidade de Altamira do Maranhão fez uma grande festa para comemorar as vitórias preliminares do pré candidato a prefeito Marton Pajeú. Unido aos irmãos  Arnaldo e Arleide, ex-prefeito e ex- vereadora, respectivamente, Marton lidera todas enquetes e pesquisas, e vê cada vez mais perto a vitória.

++++++++++++

E esse encontro é mesmo pra ser eternizado. O professor Pedro Neto, o advogado e blogueiro Dr. Rogério Alves e o empresário Bill. O trio se encontrou para um longo bate-papo e uma noitada com muita cerveja gelada n Ilha do Amor.  Não ficou pedra sobre pedra e tudo foi atualizado. Muitas gargalhadas. 

++++++++++

E o engenheiro da computação Halim Trabulsi e o professor Arquimedes se encontraram em uma famosa pastelaria de Bacabal e botaram o assunto em dia. É  claro que depois da iguaria, os meninos caíram no chope.

++++++++++

E revirando o álbum de recordações atrás de preciosidades, encontramos esta relíquia no acervo do blog essa relíquia. (Neto Batoré, Waltinho Carioca, Zé Lopes, Lereno e Rinaldo Nunes)

++++++++++

E o bolsonarista Jadson Borges, também conhecido como o Rei do Frango,  está tentando ganhar de presente do seu patrão Gonçalo,  um novo celular. O empresário tem feito alguns vídeos comendo o melhor da culinária regional maranhense.  No último domingo ele exagerou tanto na "marvada" que não conseguiu trabalhar na segunda. Haja ressaca.

++++++++++

E em Manaus, o empresário Gonçalo continua fazendo história. Em parceria com várias empresas nacionais e estrangeiras, ele prepara um mega projeto para plantio de árvores em áreas degradadas de Manaus. Aguarde que divulgaremos aqui.

++++++++++

E quem se esbalda de tanto comer peixe fresquinho saído dos lagos e igarapés que vazam na zona rural da cidade de Pio XII,  é o conceituado bioquímico Dr. Luis Carlos. Amante de uma branquinha frita, de uma carimatá assada e de um surubim cozido, ele esqueceu até os cortes bovinos,suinos e das aves. Eita Maranhão rico. (Na foto com sua esposa Auricelia)

++++++++++

E continua fazendo muito sucesso a ideia do empresário Janay Ibiapina em fazer selfie com seus clientes. Uma excelente forma de valoriza-los. ( Fotos com : O gerente do Armazém Paraiba, Rômulo, com o autônomo João do Tempero, com o empresário Alteredo, com o poeta R. Cavalcante é com o decorador Ouro.)

++++++++++

E aconteceu no dia de ontem, o aniversário do prefeito da.cIdade de Cantanhede, o senhor Zé Martinho. O diretor de base do futebol municipal, o atleta sênior Renato Braga,  deixou nas redes sociais, a sua grande homenagem: "Hoje estamos festejando o aniversário desse grande homem. Excelente pai e grande gestor. Aqui em nome de todos os desportistas de Cantanhede lhe desejamos paz, harmonia e muita saúde para enfrentarmos os obstáculos da vida. Feliz aniversário Zé Martinho, homem de compromisso com seu povo". Postou Renato Braga.

++++++++++

 Estive esta semana em São Luis e retornei na manhã de ontem em uma carona com o Eterno Senador João Alberto. Conversamos muito sobre o excelente desempenho do seu filho João Marcelo à frente da Superintendência do Denite e  tambem sobre política e ele realmente é pré candidato a vereador de Bacabal.  Segura o Carcará.

++++++++++ 

E hoje começa o Campeonato Brasileiro de Futebol.  Como sempre fazemos, o nosso correspondente para assuntos esportivos, o cronista Jamir Lima, nos mandou os jogos da primeira rodada.

++++++++++

E a turma da charge usou a lei da compensação. 

+++++++++

E a galera da montagem foi muito inteligente. 

++++++++++

E como somos o país da piada pronta ,  escolhemos essas para alegrar o nosso Sábado 

+++++++++++

E a nossa coluna de hoje tem o oferecimento de  Janay Mix e Construção. 

++++++++

E com essa frase do poeta português Fernando Pessoa encerraremos nossa coluna de hoje. 

++++++++++

E ai meu amigo Lambal. Muita chuva na cidade e o Rio Mearim desabrigado os ribeirinhos...




RUA GRANDE - POESIA

 



RUA GRANDE


Arregaço as mangas

Da minha camisa de força

E olho sobre

As milhares de cabeças de gente

Que se cruzam

Como se fossem formigas

No quintal do esquecimento.


Sobre o asfalto

Milhões de pés calçados.

Sobre as calçadas

Os passos em falso

Sob o asfalto e sob as calçadas

Alguma pedra portuguesa

Deixada por algum forasteiro

Que fará o papel de tesouro enterrado

Esquecido no tempo.


Duendes doentes

Habitantes do fundo da terra

Montam um quebra-cabeças

Que forma a arquitetura

De um passeio público

Cheio de traços mal feitos

E de curvas sinuosas.


Raízes de fícus, benjaminas, amendoeiras

Jambeiros, acácias, flamboyants

Embrenham-se a sete palmos do chão

E sugam os escarros

Cuspidos de bocas famintas, sedentas

De uma palavra verdadeira.

Suas folhas respiram

Fumaça de gasolina

De álcool, de óleo diesel

De gás butano, de carvão mineral,

De cigarros, de papeis queimados.


Grita o camelô

Apresentando seus produtos de terceira

Bichos circulam entre gente,

Passeiam como fossem

Parte principal dessa paisagem urbana.


Vendem-se de tudo:

O brilho falso dos metais,

Das bijuterias.

Perfumes sem cheiro, unguentos

Vendem-se rádios, discos, toca discos

Panelas, pratos, colheres, talheres,

Frutas, bandecos

Roupas, relógios, óculos, miudezas.


Vendem-se futuro astrsvés das cartas

Dos búzios, das linhas das mãos.

Vendem-se almas,

Bilhetes premiados

Terrenos no céu

Vendem-se até a mãe.


Corre entre pernas

A falsa impressão

De que esta Rua Grande

(Tão pequena e tão estreita)

Leva a um futuro próximo

Que embrulho para presente

E guardo no fundo do bolso

Da minha velha calça de brim desbotado.


Zé Lopes

sexta-feira, 12 de abril de 2024

PROJETO DE LEI DO PRESIDENTE MELQUIADES NETO GARANTE EMISSÃO GRATUITA DE CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO PARA PESSOAS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA)


Projeto de Lei do presidente Melquiades Neto garante emissão gratuita da Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Na Sessão Ordinária realizada na ultima quarta-feira, 10 de abril, a Câmara Municipal de Bacabal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei n° 1588/2024, proposto pelo Presidente da Casa, vereador Melquiades Neto (MDB), que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) no município de Bacabal.

A CIPTEA será emitida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Assistência Social e tem como objetivo principal facilitar a identificação e o acesso aos direitos e benefícios destinados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com a legislação aprovada, os interessados em obter a CIPTEA deverão apresentar os seguintes documentos à Secretaria Municipal de Assistência Social: documento de identificação com foto, foto 3x4 recente, comprovante de endereço atualizado e laudo médico que confirme o diagnóstico de TEA, incluindo a data de emissão, assinatura do médico responsável e número do CID (Classificação Internacional de Doenças).

Melquiades Neto destacou que essa iniciativa visa fornecer um instrumento fundamental para garantir os direitos já estabelecidos pela legislação municipal, estadual e federal, facilitando a inclusão e o respeito às necessidades específicas das pessoas com TEA. Segundo o presidente, “essa medida é um passo significativo para oferecer suporte às famílias que enfrentam dificuldades em adquirir a carteira de identificação para seus membros com TEA. A CIPTEA não só proporcionará visibilidade e compreensão sobre as necessidades dessas pessoas, mas também promoverá a conscientização e a igualdade de direitos em Bacabal”.

O Projeto de Lei agora segue para sanção do prefeito da cidade, Edvan Brandão.



JANDIRA DIAS SILVA É NOMEADA SECRETSRIA

 

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), já decidiu quem vai comandar a Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão dos Recursos Federais (SEGERF), pasta recém-criada.

De acordo com o Diário Oficial do Estado, caberá a Jandira Dias comandar a nova pasta. A gestora foi nomeada como nova secretária-chefe da SEGERF.

Jandira Dias já integrava a equipe de Brandão, uma vez que era secretária adjunta de Transferências Voluntárias na Secretaria de Planejamento e Orçamento, de onde foi exonerada para poder assumir o novo cargo.

A SEGERF vai comandar os recursos do Governo Federal, inclusive os que serão utilizados no Novo PAC.