domingo, 30 de abril de 2023

DIAGNOSE- DICA DE SAÚDE- ESPORÃO CALCÂNEO

 

Nossas estruturas musculares e ósseas estão a todo momento sustentando o nosso corpo e recebendo toda a carga de peso do dia a dia. Um dos ossos mais requisitados é o calcâneo, o maior encontrado no pé. Por causa disso, ele vive sofrendo um frequente e intenso impacto que pode levar a desenvolver uma lesão ou patologia chamada de Esporão de Calcâneo.
O que é o Esporão de Calcâneo?
Também chamado de Síndrome de Haglund caracteriza-se por apresentar uma deformidade no calcâneo (calcanhar). Ocorre um “crescimento ósseo” que, na verdade, é uma ossificação dos tecidos que ficam ao redor da inserção do Tendão de Aquiles (parte posterior do pé) o que provoca dor durante a caminhada.
O esporão possui esse nome porque, no raio-X, ele fica muito parecido com a espora de um galo e pode provocar bursite de retropé e tendinite de Aquiles.
As causas da patologia

Mas, o que faz o esporão de calcâneo aparecer? 
Normalmente é o tipo de sapato que você usa. Por serem apertados e rígidos na parte posterior do pé, isso causa uma pressão e impacto constante no osso. Existem outros problemas que podem provocar a doença:

Ficar muitas horas em pé;

Pessoas que têm sobrepeso;

Curvatura dos pés mais acentuada que o normal;

Esportes que causem muito impacto e tensão nos pés, como a corrida;

Uma alteração na marcha.

SINAIS E SINTOMAS 

O nosso corpo é muito sábio e logo que tem um problema ele trata de nos avisar através da dor. O esporão pode acometer os dois pés ao mesmo tempo e provoca:

Dor pulsante na região do calcanhar;

Vermelhidão na área;

Inchaço provocado pela inflamação;

Uma saliência que pode ser visível na área, devido ao crescimento ósseo.

COMO DESCOBRIR?
Logo que você sentir essa dor constante, certamente vá ao médico. Apenas ele pode diagnosticar se você está ou não com o esporão. A forma mais fácil de ter a resposta é através do exame de imagem do raio-X, que mostrará uma saliência óssea na região do calcâneo. Pode ser necessário examinar também as partes moles, como os ligamentos e tendões.
Tratamentos que podem ser encontrados
Inicialmente, quem tem a patologia deve tomar os analgésicos prescritos pelo especialista que deve recomendar também a fisioterapia que fará uso tanto de recursos manuais como terapêuticos. O fortalecimento dos músculos do pé e o alongamento da fáscia, feitos constantemente, são muito importantes para o sucesso do tratamento.

Mude o tipo de calçado
Outra coisa que deve ser feita de imediato é a mudança do calçado que, provavelmente, é de onde partiu o problema. Usar tênis ou sapatos com palmilha e com bons amortecedores reduzem significativamente o impacto na região.
As mulheres são as que mais sofrem com o esporão de calcâneo, justamente pelo uso frequente de sapatos com salto alto, do tipo pirâmide invertida.
Para ajudar no alívio da dor, o importante é parar de usar esse tipo de calçado e passar a utilizar sapatos abertos como os de salto plataforma. Porém, o tênis com palmilha ainda é o mais indicado. É necessário que ele tenha, pelo menos, 2,5 cm de altura para evitar o impacto do calcâneo com o chão.
Quer saber mais sobre o assunto? Então descubra por que é tão importante escolher o tipo de sapato mais adequado para você

sábado, 29 de abril de 2023

RAPIDINHAS DO SÁBADO

 

E com essa frase da Cora Coralina abriremos a nossa coluna de hoje. 

++++++++++

E nada mais complementar do que essa outra frase.

++++++++++

E quem está  firme na preparação do seu time  para o Brasileiro Estudantil é o atleta sênior e professor Renato Braga. Treinando atletas da cidade de Cantanhede, ele faz um brilhante trabalho e recebe apoio de muitas autoridades, a exemplo  do diretor da escola de ensino médio, Getúlio Vargas, o professor Carlindo Batista, que é um grande incentivado dos alunos/atletas.

+++++++++

E pra segurar tanto feriadão, só muito bate papo com amigos e muitos comes e bebês. O empresário Leonardo Lacerda e o vereador Venâncio do Peixe convidaram os amigos e reversaram os locais. Um dia na chácara do Leonardo Lacerda, outro no quintal do Venâncio.  Teve até dança. 

++++++++++

E o assessor político Rachid Trabulsi Junior, o popular Rachidim, foi convidado por um amigo para comer tambaqui na brasa e também ao molho de coco. O rango tava de primeira que rachidim preferiu uma dança a uma soneca.

++++++++

Já o empresário Leonardo Lacerda e o personal banker Flávio Passarinho, após as peixadas e suculentos churrascos, caíram mesmo foi no sono com direito a roncos e belos sonhos. E o fim de semana é esticado.

++++++++++

E o repórter fotográfico Baiano Cuxá está firme na sua caminhada. Ele que falou em um grupo de WhatsApp que não abre mão da sua candidatura a prefeito, estuda em quais das cidades, Bacabal ou São Luís Gonzaga, concorrerá.  Na foto com o gerente da Piscicultura São Pedro, o amigo Breno. 

++++++++++

E falando em fim de semana esticado, o promoter Alberto Trabulsi começou os servicos na quarta-feira para comemorar a vitoria do Flamengo por 8x0 sobre o Maringá. Amanhã tem Flamengo e Botafogo e segunda é feriado. Haja cnope.

+++++++++

E o titular do blog, o também cantor e compositor Zé Lopes, que vem sempre fazendo uma fezinha na rifa da Cleidivana, depois de insistir na Águia, acertou e foi o feliz premiado da semana. Deu Águia, simbolo da sorte.

++++++++

E o cantor e compositor Gilvan Mocidade, que compôs em parceria com Zé Lopes a Toada  "Azulejos e Vitrais" para o Festival de Toadas promovido pela Prefeitura Municipal de São Luís, esteve na ultima quarta-feira, junto com a sua esposa, em um cartório da cidade, reconhecendo a firma da sua assinatura que legitima a sua inscrição. O Festival pagará boas premiações.

++++++++

E quem curte o feriadão a todo vapor é o lindo casal Marco Pimentel e Suréia Pimentel.  Os meninos começaram pela noite ludovicence, e até segunda, tem muita festa.

+++++++++ 

E na última quarta-feira o Bar do Batista esteve lotado durante o jogo do Flamengo.  Entre os presentes o professor Pedro Neto. 

++++++++++

E quem está na Ilha do Amor curtindo o final de semana é o assessor político Rachid Trabulsi Junior, o popular Rachidim.  Na noite ele se encontrou com o músico Paul di Anca e aí o bicho pegou.

++++++++++

E o radiologista e uberman Saulo Trovão caiu na noite ludovicence nesta sexta-feira. O Gordinho Transão bebeu todas com amigos e hoje continua com os trabalhos matracando no Boi da Maioba.

+++++++++++

E quem está na balneária cidade de Barreirinhas são os cantores Marcus Maranhão, Antônio Carlos e Cobra. Com eles o poeta Paulo Campos.  A galera comemora o aniversário do conceituado médico Dr. José Manoel. Serão quatro dias de muita festa com música para todos os gostos. Muito Chope, churrasco, peixe, camarão e alegria. Ao Dr. José Manoel nossos votos de felicidades e muitos anos de vida. 

+++++++++

E a inscrição para o São João do Maranhão 2023 do bacabalense Zé Lopes foi feita cumprindo o edital. Agora é esperar pela seleção. 

++++++++++

E revirando o álbum de recordações atrás de preciosidades encontramos esta relíquia no acervo do amigo atleta sênior e professor Silinha.

+++++++++

E a turma da charge foi de consulta. Pergunta boa resposta melhor.

++++++++++

A galera da montagem foi de funilaria. 

++++++++++.

E como somos o país da piada pronta escolhemos essa para alegrar o nosso Sábado. 

++++++++++

E a nossa coluna de hoje tem o oferecimento de Raab Auto Peças. Passe lá e fale com Raimundo Máximo. 

+++++++++

E com essa frase encerrarmos a nossa coluna de hoje 

+++++++×+×

E aí meu amigo Lambal. Bacabal continua chovendo.



sexta-feira, 28 de abril de 2023

MORREU ALMERINDO CUTRIM


Morreu nas primeiras horas desta sexta-feira, aos 85 anos, Almerindo Cutrim da Costa, ex-oficial de Justiça, Professor e de família tradicional de Bacabal.

Mestre Almerindo, como muitos o chamavam, foi músico da Banda Santa Cecília  e seu instrumento era a Tuba.

Seu corpo está sendo velado na rua Ruí Barbosa,  no prédio da maçonaria, centro de Bacabal.

SEXTOU COM MUÇÃO

 


quinta-feira, 27 de abril de 2023

VEREADORES DE BACABAL PARTICIPAM DA XXII MARCHA DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS


Brasília: vereadores de Bacabal participam da XXII Marcha dos Legislativos Municipais

Os vereadores da Câmara Municipal de Bacabal estão participando da XXII Marcha dos Legislativos Municipais em Brasília, que começou na terça-feira, 25 de abril, e encerra amanhã, sexta, (28).

A marcha, promovida pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), visa discutir e buscar soluções para os principais desafios enfrentados pelas câmaras municipais de todo o país, além de debater temas relevantes para a gestão pública local.

A comitiva, liderada pelo presidente Melquiades Neto (MDB), conta com a presença dos seguintes parlamentares de Bacabal: Alberto Sobrinho (PSC); Manuel da Concórdia (PDT); Valdivan da Bela Vista (PDT); Alex Abreu (Republicanos); Venâncio do Peixe (PDT); Feitosa (Solidariedade); Mauricio Silva (PROS); Regilda Santos (PL) e Reginaldo do Posto (PDT).

Sediada no Opera Hall, o encontro conta com a participação de 4.500 vereadores e vereadoras de todos os estados da Federação Brasileira. Comandada pelo Presidente da UVB, Gilson Conzatti, a marcha já é considerada uma das maiores realizadas.  

Os vereadores de Bacabal já participaram de palestras, mesas redondas, workshops e debates sobre diversos temas como: saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, desenvolvimento econômico e social, entre outros. Além disso, os Edis aproveitam a oportunidade para apresentar demandas do Município na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

“Estamos aqui representando o Poder Legislativo de Bacabal. Para todos nós essa é uma oportunidade única de aprendermos mais e compartilharmos experiências com os colegas de todas as regiões do Brasil. Fazemos também um esforço batendo nas portas dos gabinetes dos deputados federais, senadores, visando o apoio para algumas pautas importantes da nossa cidade. Quero parabenizar cada um dos colegas vereadores que aqui estão e vamos juntos tentar fazer um mandato parlamentar cada vez melhor e eficiente para nossa população”, disse o presidente Melquiades.

FLÁVIODINO E CARLOS BRANDÃO JUNTOS

 


Depois de muita especulação de um rompimento, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ambos do PSB, voltaram a ficar lado a lado e interagindo, num clima de amistosidade, em evento na noite da quarta-feira (26).

Flávio Dino esteve em São Luís para o lançamento a nova edição do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci 2 no Maranhão. Carlos Brandão recebeu do Governo Lula,16 viaturas: seis para a Patrulha Maria da Penha; quatro para Delegacias da Mulher de São Luís, Imperatriz, Codó e Chapadinha; quatro veículos, do tipo caminhonete 4×4, para reforçar o policiamento ostensivo; e mais dois veículos para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). Também foram entregues itens de segurança, como fardamento, cartuchos, adaptadores de coldre, dentre outros materiais, além de drones e armamento para as forças policiais.

Brandão e Dino ressaltaram a importância da parceria entre o Governo do Maranhão e o Governo Federal, principalmente na área da Segurança com a presença do ex-governador no ministério.

“Essa parceria do Governo do Estado com o Governo Federal é importante. Eu venho defendendo isso desde o início: a unidade entre os governos federal, estadual e municipal. Hoje [26] estamos recebendo algumas viaturas do Governo Federal, através do Ministério da Justiça liderado aqui pelo ministro Flávio Dino. Eu não tenho dúvida que é uma ação que vai fortalecer a segurança”, pontuou Brandão.

“Na Casa da Mulher em São Luís, realizamos entregas de viaturas, armas e equipamentos para as equipes de proteção aos direitos das mulheres. Agradeço a acolhida do governador Brandao e da equipe de governo; dos Chefes dos Poderes; dos líderes políticos e sociais; e às forças de segurança”, ressaltou Dino.

O vice-governador Felipe Camarão (PT), também fez questão de pontuar o encontro e a unidade entre Brandão, Dino e Lula no Maranhão.

“Aqui no Maranhão é Lula, Dino, Brandão e Camarão! E hoje, recebemos o Ministro da Justiça Flávio Dino que veio trazer o PRONASCI 2 ao Maranhão. Além de entregar 18 viaturas polícias para fortalecer a Segurança Pública em nosso estado”, afirmou Camarão.

O encontro entre Brandão e Dino, depois de algum tempo, deve dar uma parada nas especulações de rompimento entre os dois gestores.

segunda-feira, 24 de abril de 2023

CPMI PODE SER ABERTA AINDA ESTA SEMANA

 


Existe a expectativa muito grande que a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de inquérito) para apurar os atos ocorridos no dia 08 de janeiro em Brasília, seja instalada na próxima quarta-feira (26), no Congresso Nacional.

Apesar do esforço do Governo Lula em não instalar a CPMI, o vídeo que culminou com a demissão do ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Gonçalves Dias, foi determinante para que aumentasse a pressão para a instalação da CPMI.

O Congresso Nacional se reunirá na quarta-feira e com a grande expectativa de leitura do requerimento que pede a instalação da CPMI para investigar as invasões ocorridas em 8 de janeiro, quando os prédios dos três poderes foram depredados.

A disputa agora entre Governo e Oposição é para ocupar espaços na CPMI, que deve contar com 15 senadores e 15 deputados federais.

PT e PL vão brigando nos bastidores pelo comando da CPMI, já a relatoria deve ficar com o PP, inclusive o nome mais cotado é do deputado federal maranhense André Fufuca.

Outros maranhenses que podem compor a CPMI seriam: a senadora Eliziane Gama (PSB) e os deputados Rubens Júnior (PT) e Duarte Júnior (PSB).

PONTO DE VISTA- CARTA AOS MARANHENSES- POR CARLOS BRANDÃO

 

Por Carlos Brandão

Povo do Maranhão! Nesses primeiros três meses do ano, trabalhamos muito para honrar o compromisso que firmamos de realizar 300 obras nos primeiros 100 dias de governo. Uma maratona! Fizemos questão de percorrer os municípios, levando o governo a todos os cidadãos e cidadãs, responsáveis por estarmos onde estamos.

E foram muitos os caminhos percorridos. A sensação foi sempre a de chegar a um único destino: o bem-estar de cada pessoa. E garanto: cada passo vale muito a pena.

Nosso governo é feito nas ruas, participando na prática, no contato direto com as pessoas, olhando nos olhos, se fazendo presente. Para além disso: fiscalizando os investimentos e percebendo as melhorias no dia a dia de todos.

Assim foram esses primeiros 100 dias. Nossa gestão concluiu bem mais que 300 obras em todas as regiões do Maranhão, contemplando áreas de grande importância, como educação, saúde, infraestrutura, segurança, cidadania, esporte, lazer, inclusão digital.

Foram milhares de km percorridos; mais obras anunciadas e a percepção de gratidão de uma gente que reconhece os esforços de um governo sério, dedicado, humano.

Um governo baseado no diálogo, na soma de forças, sem discriminar adversários de eleição. Fazemos um governo municipalista, que reconhece a dedicação dos prefeitos, vice-prefeitos, dos vereadores, das lideranças políticas, além dos deputados e secretários.

E, claro, faço também um agradecimento especial a toda nossa equipe de governo, que não mediu esforços para essa marca histórica acontecer.

Não se governa sozinho. Com as parcerias e união de todos que querem o bem do nosso estado, os bons resultados virão sempre.

Cumprimos nossa primeira missão, em 11 de abril de 2023. E estamos preparando muito mais. Fizemos o que nos propusemos e tivemos um resultado muito exitoso.

Em todo o Brasil, apenas o nosso governo conseguiu emplacar essas três centenas de obras nos 100 primeiros dias de gestão. Mas, definitivamente, estamos apenas no início. E vamos entregar muito mais.

Governamos para mudar a vida das pessoas. É para isso que fomos eleitos. E é assim que vamos seguir até o último dia do nosso mandato: trabalhando para todos.

domingo, 23 de abril de 2023

DICA DE SAUDE - DIAGNOSE - DENGUE, ZICA, CHIKUNGUNYA

 


Os casos de dengue, chikungunya e zika têm sido cada vez mais frequentes no Brasíl. Só nos quatro primeiros meses de 2023, foi registrado aumento de 113,7% nos casos prováveis, em comparação ao mesmo período do ano passado. As informações constam em um boletim divulgado pelo Ministério da Saúde.

Como alerta, preparamos este conteúdo para te ajudar a entender como cada uma dessas doenças funcionam, sendo que ambas são causadas por um vírus e transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti — quando não, em conjunto com a do Aedes albopictus. Continue a leitura para saber mais!

Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda que pode se apresentar de duas formas: benigna ou grave, a depender de determinados fatores, sejam eles individuais, como é o caso da presença de doenças crônicas (diabetes, asma, etc); mas também o tipo de vírus envolvido e a existência de uma infecção anterior ou não ao vírus.

Pertencente à família dos flavivírus, sendo classificado como um arbovírus, transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, existem quatro sorotipos da doença: 1, 2, 3 e 4. Essas quatro formas podem resultar em questões assintomáticas, assim como em sintomas brandos, graves e até mesmo fatais..

A dengue pode atingir pessoas em diversas faixas etárias, inclusive crianças.

Sintomas da dengue

Após a picada do mosquito, a probabilidade é que os sintomas se manifestem entre o 3º e o 15º dia — período nomeado de “incubação” —, ao passo que a doença tende a durar de cinco a seis dias.

E se você está se perguntando quais os sintomas da dengue, tudo vai depender se o caso é de uma dengue clássica ou dengue hemorrágica.

Sintomas da dengue clássica:

febre alta com início súbito;

dor de cabeça;

dor atrás dos olhos, que se intensifica com o movimento deles;

perda do paladar e do apetite;

náuseas e vômitos;

tonturas;

forte cansaço;

manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, especialmente no tórax e nos membros

superiores;

moleza e dor no corpo;

dores extremas nos ossos e articulações.

Sintomas da dengue hemorrágica:


vômitos persistentes;

pele pálida, fria e úmida;

sangramento pelo nariz, boca e gengivas;

sonolência;

agitação;

confusão mental;

sede excessiva e boca seca;

pulso rápido e fraco;

dificuldade respiratória;

perda de consciência.

Vale ressaltar ainda que não há transmissão via contato direto com um doente ou secreções, assim como por meio de fontes de água ou alimento.

Tratamento

Em caso de dengue, o tratamento inclui a adesão a algumas rotinas determinadas para o acompanhamento, conforme avaliação clínica inicial e subseqüente, e mediante a possibilidade de uma grave evolução.

A hidratação oral, seja com água, soro caseiro ou água de coco, assim como a venosa, dependendo da fase da doença, além de medicação específica — exceto à base de ácido acetil salicílico e anti-inflamatórios (aspirina e AAS, por exemplo), pois aumentam o risco de hemorragias.

Chikungunya

Ocasionada pelo vírus de mesmo nome, a chikungunya também traz consigo diversos mal-estares, assim como um aumento na temperatura corporal. Não por acaso, é facilmente confundida com uma gripe e até mesmo com a dengue.

Contudo, ela é resultante da picada de mais um mosquito além do Aedes aegypti, o Aedes albopictus, popularmente encontrado em espaços cheios de vegetação.

Acessando a corrente sanguínea, o vírus se multiplica e afeta uma membrana que recobre as articulações, resultando em fortes dores em locais como dedos, pulsos e tornozelos. É essa característica que vai colaborar com o diagnóstico e diferenciação entre a dengue e a chikungunya, sendo que os sintomas podem persistir por meses.

Entretanto, pessoas infectadas com chikungunya podem não apresentar sintomas também.

Sintomas da chikungunya

Entre os sintomas da chikungunya, que pode ocorrer de dois a doze dias após a picada do mosquito, destacam-se a febre — especialmente a súbita e acima de 38,5º C —, as fortes dores nas articulações (artralgia), dores de cabeça, fadiga e erupções na pele.

O histórico de viagem às áreas nas quais o vírus circula continuamente colabora com a identificação de um caso suspeito.

Tratamento

Ainda não há uma vacina contra a chikungunya, portanto o diagnóstico pode ser feito por meio de um exame de sangue, enquanto que o tratamento exige repouso e reforço na ingestão de líquidos. A receita de antitérmicos, analgésicos e anti-inflamatórios deve ser avaliada por um profissional.

Entre os sintomas da doença está a presença de febre. 

Zika

Por fim, vale entender também o que é a zika, também conhecida como infecção por zika vírus — nome do vírus que causa e é transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, juntamente com a do Aedes albopictus, cujos primeiros sinais foram identificados na Floresta Zika, em Uganda.

A doença, que também pode ser transmitida por meio do contato sexual com uma pessoa infectada, atinge principalmente gestantes e ocasiona nos bebês o diagnóstico de microcefalia — condição na qual o crânio do bebê é menor do que o normal para a idade, resultando em atrasos no desenvolvimento mental.

Sintomas da zika

No caso dos principais sintomas do zika vírus, vale destacar:

manchas avermelhadas em todo o corpo, que podem ou não coçar;

febre;

dor nas articulações e nos músculos;

dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos;

inchaço nas mãos e nos pés;

conjuntivite;

sensibilidade à luz;

mal-estar;

cansaço extremo;

diarreia ou intestino preso;

aumento dos gânglios linfáticos.

Tratamento

Com uma evolução benigna, a infecção pode desaparecer em poucos dias. Mas não existe uma cura direta para o vírus, sendo que os sintomas também podem ser tratados por meio do uso de medicamentos a partir da orientação de um especialista.

Como prevenir dengue, chikungunya e zika?

A forma de prevenção mais recomendada, seja no caso de combate à dengue, à chikungunya ou ao zika vírus, é eliminar possíveis focos de mosquito Aedes aegypti e subsequentes a partir das seguintes ações.

Manter caixas, tonéis e barris de água bem tampados;

Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada;

Não jogar lixo em terrenos baldios;

Manter garrafas de garrafas de vidro ou plástico sempre com a boca para baixo;

Evitar acumular água da chuva sobre a laje e calhas entupidas;

Encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;

Ao guardar pneus velhos em casa, retirar toda a água e mantê-los em locais cobertos, protegidos da chuva;

Limpar as calhas com frequência para evitar que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;

Lavar frequentemente, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana, como vasos de plantas (que também devem ser trocados);

Limpar e clorar piscinas e fontes decorativas sempre;

Evitar o cultivo de plantas como bromélias ou outras que acumulem água em partes externas. 

O que fazer em caso de suspeita?

Por fim, vale reforçar que, em caso de suspeita de alguma das três doenças que você conheceu neste texto, um especialista deve ser consultado o quanto antes e tomar medicamentos por conta própria deve ser evitado.

E se você deseja mais praticidade e um diagnóstico rápido, o serviço de Arboviroses do Clinic Farma, atendimento farmacêutico da rede Pague Menos, é um exame que detecta com facilidade doenças como dengue, chikungunya, zika e até mesmo febre amarela.



MAIS UM BACABALENSE NO ALTO ESCALÃO DO GOVERNO DO MARANHÃO


E saiu na tarde de ontem a portaria de nomeação que legitima do advogado  Samuel Serra da Silveira Neto como Secretário Adjunto de Assuntos Jurídicos e Normativos da Secretaria de Assuntos Políticos do Estado do Maranhão onde o Secretário é Rubens Pereira, o Rubão .


sábado, 22 de abril de 2023

RAPIDINHAS DO SÁBADO

 

E com essa frase do filoso Sócrates abriremos a nossa coluna de hoje. 

++++++++++

E esse pensamento do Confúcio tem todo um que de complemento da frase acima.

++++++++++

E quem esteve naminha residência em São Luís na última quinta-feira, foi o cantor, compositor e agora amo do Boi Mocidade Axixaense, Gilvan Mocidade. Enquanto a chuva caia muito forte, aproveitamos e fizemos uma linda toada no sotaque Orquestra que promete ser um sucesso no São João. 

++++++++

E na tarde de ontem o vereador Venâncio do Peixe abriu sua residência para uma peixada com os amigos. Presenças do jornalista e blogueiro Abel Carvalho, do empresário Cobra, do personal Banker Flávio Passarinho e do musico Walber Vaz. A galera, tocou, cantou, comeu e bebeu todas.

++++++++++

Com a demanda, da sala, a galera foi pro quintal onde rolou muito som, vários artistas e música de qualidade. O fuá entrou madrugada a dentro.

++++++++++

E Falando em Flávio Passarinho, o homem passou a semana entre escritórios, lojas, chácaras e bares. O homem tá firme.

++++++++++

E quem chegou cedo na chácara do empresário Leonardo Lacerda, foi o garoto propaganda Zé do Efeito. Já bebendo por conta de uma aposta que fez com o anfitrião, no jogo de amanhã pela manhã entre Internacional e Flamengo, ele promete parar apenas se o Mengo perder. Já se ganhar, aí é de entornar o caldo.

+++++++++

E quem passou o último final de semana na Boa tmTerrinha foi a netinha do empresário José Pascoal. Filha do policial Hugo de Paulo, avó e neta brincaram bastante, banharam na chuva e pintaram o Sete.

+++++++++

E quem percorre todo o país proferindo palestras sobre " O desafio da educação intercultural na rede pública de ensino", é a linda professora/doutora Kátia Nubia. Sócia/proprietária da Pousada Vale das Águas, na turística cidade de Carolina, ela começou o seu trabalho por lá. 

+++++++++

E na tarde de ontem, os Bacabalenses Dr. Verediano Cutrim, Dr. Walter Santos e Dr. Francisco Matos, estiveram no famoso Bar do Léo, no Vinhais em São Luís.  A negada bebeu, comeu e claro, bateu aquele papo intelectual.  Boas histórias e estórias.

++++++×++

E na sexta-feira que passou, o Coronel Marco Pimentel ganhou um vale night. Na oportunidade ele foi até a casa de show Nosso Canto onde curtiu uma bela apresentação do seu grande amigo, o cantor e compositor Albert Abrantes. 

++++++++++

Apesar da free night, e do convite do Coronel Marco Pimentel, o engenheiro em segurança do trabalho Dr. Salim Waquim, preferiu beber sozinho no apartamento ouvindo a saudosa Marília Mendonça.

++++++++++

No último dia 10, os amigos da APCEF/MA, embarcaram em uma viagem incrivel para Fernando Falcão, onde tiveram a oportunidade de mostrar todo o seu talento e habilidade em campo. E não foi só isso, a viagem também foi uma grande oportunidade para reforçar os laços de amizade entre os associados. Os amigos da EPCEF/MA, jogaram com muita garra e determinação e conseguiram vencer o time de Fernando Falcão por 2x0.

++++++++++

E revirando o álbum de recordações atrás de preciosidades encontramos esta relíquia no acervo do fotógrafo Carlos Alberto Fahd.p

E a turma da charge foi de social

+++++++++

A galera da montagem brincou com o ex-presidente Jair Bolsonaro. 

++++++++++.

E como somos o país da piada pronta escolhemos essa historia contada por Ariano Suassuna para alegrar o nosso Sábado. 

++++++++++

E a nossa coluna de hoje tem o oferecimento de MC Sport 

+++++++++

E com essa frase do Castro Alves encerrarmos a nossa coluna de hoje 

+++++++×+×

E aí meu amigo Lambal