segunda-feira, 29 de abril de 2024

OTHELINO NETO DEIXA O PC DO B E VAI PARA O SOLIDARIEDADE

 



O PCdoB do Maranhão, através do deputado federal e presidente do partido, Márcio Jerry, confirmou que está liberando o deputado estadual Othelino Neto para deixar a legenda.

Othelino havia pedido sua desfiliação e o PCdoB anunciou a saída do parlamentar, sem o risco do mesmo perder o mandato por infidelidade partidária. Segundo o partido, a saída de Othelino se deu por “avaliações diferentes do cenário político estadual e municipal de São Luís”.

O PCdoB também deixou claro que manterá o apoio ao Governo do Maranhão, nas gestão do governador Carlos Brandão (PSB) e Felipe Camarão (PT).

Apesar de ainda não ter anunciado oficialmente, o caminho de Othelino Neto deverá ser o Solidariedade, partido que atualmente é comandado no Maranhão pela sua irmã, Flávia Alves, que inclusive é pré-candidata à Prefeitura de São Luís.




NETO EVANGELISTA É ABSOLVIDO POR CARMEM LUCIA NA SUSPEITA DE FRAUDE NA COTA,DE GENERO

 

O deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil) conseguiu mais uma vitória no processo que enfrenta por suposta fraude à Cota de Gênero nas eleições de 2022.

Depois do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, que não reconheceu a existência de fraudes à Cota de Gênero, foi a vez da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia decidir em prol de Neto Evangelista.

“Pelo exposto, nego seguimento ao recurso especial eleitoral, nos termos do § 6o do art. 36 do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral”, destacou a ministra em sua decisão monocrática (clique aqui e veja a decisão).

No entanto, o PSD entende que não houve o julgamento do mérito e por esse motivo vai recorrer ao Pleno do TSE.

Vale ressaltar que ainda temos outras duas ações que apontam supostas fraudes à Cota de Gênero nas eleições de 2022 no Maranhão, para a Assembleia Legislativa. A ação contra o PSC deve ser a próxima a chegar ao TSE, enquanto que a do PODEMOS, que estranhamente corre em segredo de Justiça, segue se arrastando no TRE-MA.

IMPERATRIZ ALCANÇA 200 MIL ELEITORES E PODERÁ TER SEGUNDO TURNO

 


De acordo com dados da Justiça Eleitoral do Maranhão, a cidade de Imperatriz, neste fim de semana, ultrapassou a quantidade de 200 mil eleitores e poderá realizar, pela primeira vez, um 2º Turno durante as eleições.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador José Gonçalo Filho, já havia antecipado que Imperatriz alcançaria esses números e poderia realizar o 2º Turno, caso haja necessidade.

Com isso, Imperatriz se torna a segunda cidade maranhense com possibilidade de decidir as eleições em dois turnos, já que até agora apenas na capital São Luís existia essa perspectiva.

A campanha exitosa em Imperatriz mirou principalmente os jovens acima de 16 anos, que podem votar, mas que ainda não haviam tirado o título de eleitor, pois não são obrigados.

Vale ressaltar que só acontece o 2º Turno nas eleições quando nenhum candidato superar os 50% dos votos válidos. Nesse caso, os dois primeiros colocados vão para uma “nova eleição”, mas Imperatriz pode, pela primeira vez, realizar dois turnos nas eleições de 2024.

CARLO BRANDÃO ASSISTE O FILME "LULA: QUE ESTREARÁ. NO FESTIVAL DE CANNES

 

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), neste fim de semana, assistiu ao filme “Lula”, que fará sua estreia no Festival de Cannes.

Brandão, ao lado de convidados e do diretor-executivo do filme, Marcelo Bittencourt, assistiu antecipadamente no Maranhão o filme “Lula”, que retrata o período que vai da prisão do então ex-presidente pela Lava Jato em 2018, à sua volta ao poder, em 2022, após vencer as eleições pela terceira vez.

“Uma obra marcante sobre uma das lideranças mais importantes do nosso país!”, destacou Brandão.

O filme é do premiado cineasta norte-americano Oliver Stone e vai fazer sua estreia no Festival de Cannes. O documentário fará parte das Sessões Especiais do evento francês, que ocorre de 14 a 25 de maio.

domingo, 28 de abril de 2024

DIAGNOSE ' COLUNA DO DR. OTÁVIO PINHO FILHO - ARTEROSCLEROSE E ARTERIOSCLEROSE

 

Aterosclerose e arteriosclerose

As artérias são estruturas semelhantes a tubos, responsáveis por levar o sangue oxigenado vindo dos pulmões e impulsionado pelo coração para todos os tecidos do corpo. O oxigênio é essencial para o funcionamento normal de todos os tecidos e órgãos do corpo e qualquer obstrução em uma artéria, seja parcial ou total, levará a uma diminuição na quantidade de sangue que chega às células.

Essa carência de oxigênio causará sofrimento ou até mesmo a morte das células relacionadas ao ramo arterial obstruído. As obstruções nas artérias que nutrem o coração (artérias coronárias) são graves e podem ser fatais, dependendo do grau de obstrução.

O colesterol elevado no sangue é uma das principais causas do acúmulo de gordura nas paredes das artérias, provocando seu “entupimento”, ou seja, a aterosclerose.

Existem dois tipos de colesterol no sangue. O LDL, conhecido como “ruim” e o HDL, que protege o coração de doenças e, por isso, é considerado “bom”.

O consumo excessivo de gorduras presentes em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, derivados do leite, além de produtos ultra processados, como biscoitos, margarina, salgadinhos de pacote, comidas congeladas, bolos prontos e sorvetes, é um dos motivos da alteração dos níveis de colesterol ruim.

Uma outra doença, um pouco diferente e com nome parecido, é a arteriosclerose, que se caracteriza pelo acúmulo de gordura e cálcio ao longo de toda a extensão de uma artéria, deixando-a endurecida.

Tanto a atero como a arteriosclerose são doenças provocadas pelo acúmulo de colesterol ruim em placas ou ao longo das artérias.

Os sintomas vão depender de qual artéria está mais entupida:

coronárias (artérias do coração) provocam dor cardíaca durante o esforço (angina de peito). Pode haver enfarte de forma repentina;

carótidas (artérias do pescoço) provocam perturbações visuais, paralisias. Pode haver desmaios ou derrame (AVC) de forma repentina;

ilíacas ou femorais (artérias das pernas) provocam dor nas pernas ao caminhar, queda de pelos, enfraquecimento da pele, das unhas e dos músculos, impotência (dificuldade de ereção peniana). Pode haver gangrena de forma repentina.

Os estudos mostram que algumas pessoas têm maior possibilidade de desenvolver aterosclerose. São os chamados fatores de risco:

Idade: faixa de 50 a 70 anos;

Sexo: Ocorre mais no sexo masculino, porém as mulheres depois da menopausa têm o mesmo risco;

Excesso de gordura no sangue: obstrui as artérias progressivamente;

Fumo: pessoas que fumam têm um risco nove vezes maior de desenvolver a aterosclerose do que as que não fumam;

Pressão alta: a hipertensão arterial provoca alterações na superfície interna das artérias que facilitam a penetração das gorduras;

Falta de atividade física;

Parentes com o mesmo problema;

Pessoas com diabetes.

Prevenção e tratamento:

Tratar adequadamente a hipertensão e o diabetes, ter uma alimentação saudável, sobretudo com baixo teor de gorduras saturadas, parar de fumar, perder peso para pessoas com sobrepeso ou obesidade e praticar atividade física regular são comportamentos que reduzem o risco para aterosclerose e, seguramente, fazem parte do tratamento dos portadores dessa doença.

Para as pessoas que não conseguem diminuir suas taxas de gordura no sangue com as medidas acima, é necessário utilizar medicamentos. Em todos os casos, o acompanhamento médico é fundamental.

sábado, 27 de abril de 2024

RAPIDINHAS DO SABADO

 
E com essa linda frase do filósofo Sêneca abriremos a nossa coluna de hoje. 

++++++++++

E no último sábado, quem esteve fazendo uma visita ao empresário Leonardo Lacerda foi o repórter fotográfico e pré candidato a vereador Baiano Cuxá. Entusiasta político e coordenador de campanha,  Leonardo mostrou ao Baiano como ter sucesso da pré campanha até a eleição. 

++++++++++

E falando em Leonardo Lacerda,  o empresário já está arrumando eleitores para seu candidato. Ao passar pelo Bar Mamãe não me acha,  ele encontrou com seu amigo Nonato Pauzão e lhe deu 10 quilos de peixe e 30 Litros de gasolina. Já tem gente demandando.

++++++++++

E o pré candidato a vereador Rogério Santos,  está fazendo uma grande campanha para regularização de eleitores. Ele que caminha sempre ao lado do seu irmão,  o secretário municipal de obras, o competente Carlos Jorge e do prefeito Edvan Brandão,  é um nome muito forte rumo a Câmara Municipal de Bacabal. 

++++++++++

Uma bela reunião para um bom bate-papo,  aconteceu no último sábado na casa dos amigos Castelo e Dadiel com as ilustres presenças do empresário Janay Ibiapina, Jadson e Edilson chaveiro. A galera estava animada e acabou virando farra.

+++++++++

E falando em Jadson Borges, ele esteve na Boa Terrinha passando o final de semana e entre muitos encontros que teve, destaque para o com o seu grande amigo, o professor Pedro Neto no Bar Mamãe não me acha.  Caiu muita tampa.

++++++++++

Entre as idas e vindas de Jadson Borges,  ele recebeu inúmeros telefonemas para encontros com amigos, e tudo ficou para o Bar do Batista onde viu no sábado o Fluminense bater no Vasco por 2x1. (Foto - Adilson, Airton, Raimundo, Jadson, Antônio, Maxuel)

+++++

No último sábado, quem esteve em minha casa em São Luis me fazendo uma visita,   foi o matemático,  fisico, professor,  cientista, poeta, cantor, compositor e DJ Jorge Passinho. Nossa amizade é muito antiga, mas nunca havíamos feito uma parceria. Ele que entrou em estúdio essa semana para gravar um EP junino, me mostrou uma canção começada e eu concluí. Nasceu a nossa primeira parceria, uma toada de orquestra que está sendo produzida pelo maestro Jesiel Bives.

++++++++++

E em Brasília, quem está com tudo e curtindo bons momentos é o amigo Nandinho Nunes.  Acompanhado da sua enteada Natália,  o garoto frequenta os melhores restaurantes da Capital Federal. 

++++++++

E repercutiu demais a nota que postamos no sábado passado nesta coluna, do sucesso da pré campanha do Eterno Senador João Alberto para vereador de Bacabal. O homem vem com uma grande estrutura.

++++++++++

E quem está fazendo as festas no seu seu sítio durante os fins de semana cantando sambas e boletos, é o despachante Guilherme Henrique.  Sempre acompanhado de bons músicos, ele tem levado seu público ao delírio. Hoje tem mais.

++++++++++

E depois de passar algumas semanas nas estradas por esse Brasil a fora, o carreteiro Dr. Waldenir Sarute passou o último final de semana em Bacabal.  O Rei da Estrada abraçou amigos, fez visitas e claro, bebeu e fez churrasco com a sua galera. Hoje está no Sul do país. 

++++++++++

E quem está feliz por demais é o Bacharel em Direito e Capitão da Polícia Militar,  o Comandante Menezes. Ele que teve a grande notícia da aprovação do seu filho mais velho Fabiano Sousa de Meneses na prova da OAB, comemora esse sucesso com o filho mais novo, o pequenino Miguel. A todos, nossos parabéns.

++++++++++

E no domingo que passou, o vereador Venâncio do Peixe esteve no povoado de Barrigudinha, na residência da Rosa, juntamente com o jornalista,  blogueiro e  poeta Abel Carvalho,  com o ex-prefeito de Bacabal Dr. Lisboa e com o Assessor Político Rachid Trabilsi Junior, o popular Rachidim.  No povoado de Barrigudinha, Venâncio conseguiu o título de terra para todos os moradores.

+++++++++

E em Manaus, o empresário Gonçalo aproveitou o último final de semana para comer uma bela picanha em sua mansão. Alguns amigos foram convidados para o churrasco de luxo.

++++++++++

E o domingo foi mesmo de festa no Sitio do Guilherme.  Muito churrasco, muita cervela,  muita música ao vivo com os cantores Frahn Almeida,  Antônio Carlos, Valber Vaz, dentre outros.

++++++++++

O domingo também foi muito agitado no Bar do Batista. Amigos como o Professor Pedro Neto,  como o promoter Alberto Trabulsi e como o engenheiro da computação Halim Trabulsi,  se encontraram no meio da tarde para ver os jogos do Campeonato Brasileiro. Muito chope.

++++++++

E no último domingo circulou nas redes sociais, uma roda de samba onde o saudoso Marcelo Duarte dava as coordenadas. Muitos amigos participavam e a alegria era geral. Bateu uma saudade do amigo. 

++++++++++

Grajaú cpmpletará 213 anos na data de 29 de abril próximo, com esse motivo, a procura por históricos da cultura do município se intensificam. Nã Secult-Secretária da Cultura de Grajaú, que funciona no prédio da AGLA- Academia Grajauense de Letras e artes, recebemos e atendemos alunos de toda a rede escolar do município para estarmos os auxiliando em pesquisas pertinentes à formação social e econômica do referido município.

Luis Carlos Pinheiro

Poeta e Músico

++++++++++

E no último final de semana, o cantor e compositor Denis Brasil esteve fazendo um tour aquático com muitos amigos tendo a saída no Rio Grajaú entrando para o Lago Açu. Na lancha,   churrasco,  cerveja e muita musica com o artista. Denis gravará um novo trabalho junto com o cantor Marcos Batista, o primeiro cantará Bartô Galeno e o outro, Amado Batista. Denis também ja compõe para gravar o seu primeiro EP.  Vai ser um sucesso.

++++++++++

E o cantor e compositor Assis Viola, munido da sua voz e do seu violão,  fez duas apresentações para celebrar o aniversário de Bacabal, dia 16, terça-feira no Colégio Roseana Sarney e outra no dia 17, quarta-feira na Escola Manoel Alves de Abreu. Dono de sucessos como "Sementes de um Poeta", "Galardão " , " Dissonância do Amor" , dentre outros, o artista é sempre muito aplaudido por onde passa. Assis está finalizando a gravação do seu primeiro EP. 

++++++++

E quem anda fazendo sucesso nos palcos da Ilha do Amor é o advogado Dr. Murilo Santos Funasa. Por onde ele passa agrada o grande público interpretando clássicos da Música Popular Brasileira. Um verdadeiro show. (Na foto com a linda esposa Vanusa, ex-miss piscina Maranhão r com a exuberante e bela filha, a médica Dra. Fábia)

+++++++++++

E quem passou o último final de semana em Bacabal foi o Rei da Estrada Dr. Waldenir Sarute. Ele que fez muita festa com os amigos, muito uisque, muita cerveja, muito peixe, muito churrasco,  hoje está nas estradas desse imenso Brasil. A galera já espera o retorno do grande carreteiro.

++++++++++

E ainda repercute o sucesso da canção que fiz para celebrar os 104 anos de Bacabal. "Um canto de amor pra Bacabal " foi bastante executada no dia 17 de abril e continua fazendo sucesso. A referência da advocacia criminal brasileira,  o Dr. Erivelton Lago,  que também é bacabalense,  me enviou o seguinte comentário: "Você é imortal. Dá orgulho viver a sua mesma era...sua poesia, sua musicalidade, sua existência e sua arte nos ensina a viver em qualquer ninho, tanto faz, afinal Deus existe em qualquer lugar"

++++++++++

E quem me visitou na última quinta feira em Bacabal, foi o conceituado médico Dr. Raimundo  Salazar. Ele que está em plena pré campanha para vereador de São Luís Gonzaga, já está com toda logística prontinho, inclusive número, slogan, fotos e souvenir. O Homem vem com força total. 

++++++++±

E na terça-feira,  depois de sair do consultório medico em SãoLuís, fui até a residência do grande artista  grafico digital, o internacional Waniel Jorge, que configurou meu notebook.  Ele me contou de um grande projeto que é trabalhar digitalmente,  rostos dos personagens mais marcantes do estado.

++++++++++

Uma das maneiras de usar o seu programa, é sempre de forma agressiva e muitas vezes, até desrespeitosa. Quinta feira, o repórter a apresentador Romarinho, usou do que reza a boa comunicação, entrevistou o prefeito Edvan Brandão,  sem aquele tom de ódio velado e agressões gratuitas. Parabéns Romarinho, você provou que quando você quer, você faz. Agora sim... De boa.

 

++++++++++

E quem está em estúdio gravando um novo trabalho, é o cantor e compositor Kosta Netto. Intitulado de Sol do Prazer, o sigle será lançado no dia 9 de maio, e o EP no começo de Junho. O cará tá com todo gás. 


++++++++++
E na noite de ontem, a resenha foi de primeira na Rua Oswaldo Cruz, na residência do agente de viagem e músico Charles. Participaram do bate papo, além do anfitrião,  o musico Marcus Maranhão,  o promoter Alberto Trabulsi,  o atleta sênior Edmilson Santos,  o popular Lambal, o personal banker Flávio Passarinho e o despachante Guilherme Henrique. Muito churrasco e muito chope gelado.
++++++++++.
Quem também caiu na noite bacabalense de ontem, foi o vereador Venâncio do Peixe.  Ladeado pelo ex prefeito de Bacabal Dr. Lisboa  e pelo músico Valber Vaz, a farra foi grande. Muita cerveja.
++++++++++
E o empresário Jadson Borges,  também conhecido como o Rei do Frango,  continua fazendo a sua costumeira rotina.  O café da manhã,  as compras de carne, o churrasco e por fim a cerveja gelada. Ele se prepara para passar o feriado de 1 de maio ao lado do seu patrão Gonçalo,  em Manaus.
++++++++++
E o deputado estadual e pré candidato a prefeito de Bacabal,  Roberto Costa, continua ganhando pontos com a população. Sempre trazendo benefícios para a população,  desta vez o Mutirão da Catarata,  foi mais um grande sucesso assim como a repercussão. 
++++++++++
E quem está com a pré campanha na rua, é o Professor Jerry Ibiapina. Gozando de um grande prestígio frente a população,  bastante festejado por onde passa, ele caminha a passos largos para conquistar uma vaga na Câmara Municipal de Bacabal.  Um nome muito forte. (Na foto com o Irmão Jsnay e com o preparador Físico e personal trailer Herbert. 
++++++++++

E revirando o álbum de recordações atrás de preciosidades, encontramos esta relíquia no acervo do professor Pedro Neto,  a, na época, prefeita de Bacabal,  entre os saudosos vereadores Manuel Neres e professor Juarez

++++++++++

E a turma da charge zoou com os torcedores do Flamengo. 

+++++++++

E a galera da montagem brincou com a terceira idade

++++++++++

E como somos o país da piada pronta escolhemos essas para alegrar o nosso Sábado 

+++++++++++

E a nossa coluna de hoje tem o oferecimento de Janay Mix e Construção 

++++++++

E com essa frase do Schopenhauer encerraremos a nossa coluna de hoje. 

++++++++++

E ai meu amigo Lambal. Sábado chegou e o senhor vai pra onde?