domingo, 5 de outubro de 2014

PESQUISAS APOINTAM PARA AÉCIO


DATAFOLHA MOSTRA VANTAGEM NUMÉRICA DE AÉCIO, MAS EM EMPATE TÉCNICO COM MARINA


Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado mostrou inversão da vantagem numérica na disputa do segundo lugar no primeiro turno da eleição presidencial. Quem está à frente agora é Aécio Neves (PSDB), mas a situação ainda é de empate técnico com Marina Silva (PSB).
A presidente Dilma Rousseff segue na liderança folgada da disputa. Dilma tem 44 por cento dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), seguida por Aécio com 26 por cento e Marina com 24 por cento. Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, o tucano e a candidata do PSB estão em empate técnico.
O Datafolha ouviu 18.116 pessoas, em 468 municípios, entre sexta-feira e sábado

IBOPE: NA RETA FINAL, AÉCIO ULTRAPASSA MARINA, MAS AINDA HÁ EMPATE TÉCNICO


A última pesquisa Ibope/Estado/TV Globo feita antes das eleições mostra que o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, cresceu e alcançou a rival Marina Silva na disputa por uma vaga no segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff. Com 27% dos votos válidos, cinco a mais que no levantamento anterior, ele está numericamente à frente da candidata do PSB, que caiu de 28% para 24%. Persiste, porém, a situação de empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

© Fornecido por Estadão
Dilma chega à véspera da votação com 46% dos votos válidos. Ela oscilou um ponto para baixo em relação ao levantamento anterior. A pesquisa foi feita após o debate presidencial da TV Globo, último grande evento da campanha de 2014.
Aécio estava em terceiro lugar desde a entrada de Marina na corrida presidencial, com a morte de Eduardo Campos, na metade de agosto. Pesquisas anteriores do Ibope mostravam que a candidata do PSB tinha tendência de queda desde o início de setembro.
Em um eventual segundo turno, Dilma venceria pelo mesmo placar contra qualquer um dos adversários: 45% a 37%.
O universo dos votos válidos, utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral para divulgar seus resultados oficiais, exclui os brancos e nulos.  Levando-se em conta os votos totais, Dilma tem 40%, Aécio, 24%, e Marina, 21%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de outubro. Foram entrevistados 3010 eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário