sexta-feira, 1 de julho de 2016

ÂNIMOS E PESQUISAS

pesquisa-eleitoral

O clima que marcou os bastidores da eleição municipal em São Luís, desde o anúncio da pesquisa Escutec a ser divulgada na edição de fim de semana de O Estado mostra o tamanho da tensão que ronda os comitês nesta fase da pré-­campanha.

Desde então, as especulações são as mais absurdas, com gente até afirmando já ter dados da pesquisa com ela ainda sendo coletada nas ruas. Outras dão conta de fulano à frente ou beltrano em queda livre. Nada a ver.
Mas o clima que ronda pré­-candidatos, aliados políticos e suas torcidas é quase de Copa do Mundo, numa prova de que os levantamentos da Escutec publicados em O Estado ainda são a referência, o norte, o compasso com que se mede o momento eleitoral.
A pesquisa registrada na Justiça Eleitoral desde segunda-­feira só termina hoje a sua coleta de dados, para que sejam tabulados até a noite, a tempo de ser publicada na edição deste fim de semana em O Estado.
E de fato, o levantamento será um marco, a partir do qual se definirão candidaturas e alianças, desistências e consolidações entre os 11 candidatos avaliados. É a partir da pesquisa Escutec/O Estado que começa a ser demarcado o ponto de corte.
O instituto deve realizar pelo menos quatro levantamentos neste primeiro turno. E outros dois no segundo, caso ocorra. A publicação do primeiro, a cerca de 20 dias do início do período de convenções, cria também a ideia de que a campanha, definitivamente, começou em São Luís. É aguardar e conferir, portanto.

(Coluna Estado Maior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário