domingo, 11 de junho de 2017

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - HPV


 
Os cuidados para prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) nunca são demais e devem ser observados durante todo ano. O papiloma vírus humano (HPV) afeta 80% das pessoas sexualmente ativas, de acordo com o Serviço de Saúde Nacional britânico (NHS, na sigla em inglês) e da Associação Americana de Saúde Sexual. O curioso é que na maioria das vezes as infecções causadas pelo vírus não apresentam sintomas, ou seja, as pessoas contaminadas não sabem que têm a doença. Pior ainda é que acabam transmitindo o HPV para seus parceiros (as).

A evolução da doença pode causar diferentes tipos de câncer: do colo uterino, anal, de pênis, vulva, vagina, boca e garganta. Para detectar o vírus nas mulheres geralmente é feito o exame Papanicolau e nos homens, segundo NHS não há um “teste confiável”. Apesar de existir tratamento para doença, o uso de preservativos é recomendado, mas a campanha mais efetiva é de vacinação, especialmente para jovens, inclusive os meninos. Falando nisso, o anúncio do grupo masculino para diminuição da circulação do vírus na população – que tinha sido feito o ano passado, entrou em vigor este ano no Brasil.

Pode-se dizer que a vacina é mais eficaz para adolescentes antes do primeiro contato sexual. A distribuída pelo SUS protege contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18) . Dois deles (6 e 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero. A Campanha Contra o HPV do Ministério da Saúde orienta como está acontecendo o esquema de vacinação em 2017: 2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 14 anos; 3 doses com intervalo de dois e seis meses para mulheres com HIV entre 9 e 26 anos;2 doses com intervalo de 6 meses para meninos de 12 a 13 anos; 3 doses com intervalo de dois e seis meses para homens com HIV entre 9 e 26 anos. Vacinar é proteger.
Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário