domingo, 1 de agosto de 2021

COLUNA DO DR.ERIVELTON LAGO



O ADVOGADO, O MÉDICO E A APARÊNCIA

Todos sabem que as reações das pessoas residem num julgamento interior que é feito de alguém ou do local que frequentamos, mas o julgamento começa pelos sentidos, principalmente a visão, a audição e o olfato. Quando vamos a um dentista a um médico, hospital, hotel, restaurante a uma oficina mecânica ou a um escritório de advocacia, por mais distraídos que estejamos, fazemos, automaticamente, um julgamento do que vemos, ouvimos ou sentimos. Observamos se o consultório do dentista é moderno, com instalações de boa aparência, se existem guardanapos descartáveis, se ele lava as mãos com frequência, se desinfeta, se usa luvas, se o equipo é do século passado, se prende aquela toalhinha no nosso queixo, etc. você sabe o que é equipo? O equipo é o dispositivo que transporta a substância que está no reservatório até o paciente. Dessa maneira, ele é um dos materiais mais utilizados no segmento da saúde, especialmente em casos de internação quando precisamos receber nutrientes, medicações e outros fluidos de maneira venosa. Quando se refere ao hospital, o cliente vai observando tudo. Eu falo cliente porque os médicos estão abandonando o conceito de paciente, agora é cliente. A sala de espera não admite mais aquele aglomerado de cadeiras uma em cima da outra, pois hoje no hospital todo mundo é suspeito. Ninguém quer mais sentar-se um ao lado do outro, a não ser que seja parente, talvez seja mania do vocid19. Nas recepções das clínicas e escritórios ainda vale existência de revistas ou uma televisão para distração das pessoas que às vezes têm que esperar horas a fio. Ninguém gosta de recepcionista irritado ou mal trajado, seja homem ou mulher a aparência ainda conta muito. O recepcionista tem que saber pronunciar o nome das pessoas. Pelo amor de Deus, ninguém gosta de ouvir o seu nome pronunciado errado, muitos acham que isso dá azar. Nenhum atendimento pessoal, seja pelo médico ou advogado, pode demorar menos de 10 minutos.  Atendimento a jato, zás e pronto, deixa a pessoa atendida ansiosa, pois não expressou nem um quinto do que gostaria. No atendimento quem deve falar mais é quem é atendido, mas o tendido quer respostas e ele tem razão. Eu acho que o advogado deve imitar o médico, na verdade às vezes eu acho que todo advogado é um médico, mas nem todo médico é um advogado. Por exemplo, as coisas que acho muito legal nos consultórios médicos: atendimento por hora marcada e sem atraso, poltronas confortáveis, ar-condicionado de primeira, som ambiente agradável, flores frescas adornando os vasos e perfumando o ar, recepcionistas sorridentes com trajes atrativos com ar de quem saiu de um salão de beleza devotando a atenção de clientes homens e mulheres. A sala de espera cheia de cores vivas, telas custosas nas paredes, tudo, enfim, representando momentos de alegria, lazer e sucesso na vida cotidiana. Isso deixa o cliente mais saudável e confiante. Será que os advogados são atenciosos? Eu sou advogado, mas não sei. Eu nunca estive num escritório de um advogado como cliente, tudo o que sei sobre os meus colegas é de ouvir dizer por eles ou por outros, mas não existe nada no nosso intelecto que não tenha passado pela experiência. Que advogado sou eu? Não vou dizer, pois toda autodefinição é suspeita, perguntem para o meu cliente Macurim Silva Aniceto, certamente ele vai dizer para você como é o meu atendimento. Em relação aos médicos eu posso dizer, pois já fui internado várias vezes e já tive dezenas de atendimentos em clínicas, consultórios e hospitais. Eu posso afirmar que médicos e dentistas geralmente são simpáticos, calmos, atenciosos, ouvem cuidadosamente e às vezes até anotam o que falamos, isso é muito esperançoso. O médico mede pressão, verifica o olho, garganta, ouvido, apalpa qui, apalpa acolá investigando como se fosse um policial. Por fim, vem o estetoscópio, esse é o ápice, eu sou louco pelo estetoscópio. Eu já fui curado várias vezes com o estetoscópio, para mim, ele é um tipo de remédio. Posso dizer que o estetoscópio é um dos equipamentos médicos mais famosos e representativos da área médica. Ele funciona como um amplificador dos sons internos emitidos pelo corpo e é usado para o exame de ruídos vasculares que é a auscultação cardíaca na região peitoral e respiratórios nas costas. Eita instrumento bacana. Por fim, médico é tão meticuloso que às vezes, não satisfeito com a sua investigação, recomenda exames de laboratório: o hemograma, Colesterol, Ureia e Creatinina, Papanicolau, Exames de urina, Exames de fezes, Glicemia, ransaminases ALT e AST ou TGP e TGO. Moral da história: O bom advogado deve imitar o bom médico, pois os nossos clientes também adoecem.



Um comentário:

  1. Pena que, assim como alguns médicos tem deixado de ver o paciente como tal mas como cliente, alguns advogados, sobretudo de linha "moderna", tem investido mais na mecanização das relações travadas com seus realmente CLIENTES", ao ponto de vê-los como números em reflexos de honorários etc, perdendo a noção humana quase completa da principal função da advocacia na essência da administração da Justiça em servir ao próximo por excelência diante da lide posta a desafios rumo à pacificação ou pretensão resistida ser humanizada como objeto final com Direito e da Justiça, obviamente. Assim, parece que todas as profissões em tempos atuais, precisam de "internacoes" para reflexão do estilo, AMÉM!

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