domingo, 18 de setembro de 2016

DIAGNOSE - DICA DE SA[UDE - CALOS E CALOSIDADES



COMO TRATAR NATURALMENTE OS CALOS E CALOSIDADES

Antes de aplicar os tratamentos devemos lixar os calos com uma lixa especial ou uma pedra-pomes. Desta forma os remédios irão penetrar melhor e atuarão antes.

Os calos são um engrossamento da pele, que se produzem em consequência de uma fricção ou pressão repetida e prolongada. Em geral, os calos aparecem nos pés, mas também pode aparecer nas mãos e, raramente, em outras áreas do corpo. Ao endurecer a pele, a capa superficial se exibe mais grossa, rugosa e com uma cor amarelada, mesmo que, às vezes, pode ter um cor acinzentada.

Todos estamos expostos a sofrer deste problema e mais se consideramos o estilo de vida que levamos. Os trabalhos pesados, o uso de determinados tipos de calçado, o manuseio de ferramentas, entre outros, podem ser causantes da aparição dos calos. Por outro lado, deixando à parte a questão do impacto estético, essa condição também costuma causar dor. Quer saber como tratar os calos naturalmente? Acompanha nossas dicas.
Como tratar os calos e calosidades?

Existem diferentes tratamentos caseiros para tratar os calos e reduzi-los notavelmente. No caso dos pés, o recomendado é lixá-los previamente antes de aplicar quaisquer dos tratamentos. Lembre que para isso terá que utilizar uma lixa para calos ou uma pedra pomes.

Alho

alhoO alho é um dos antioxidantes naturais mais efetivos para combater os calos, devido a que tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Para fazer o tratamento a única coisa que se deve fazer é descascar e macetar 3 alhos, fazer uma pasta com uma colher de azeite de oliva e aplicá-la na região afetada todas as noites antes de dormir. Você deve envolvê-la com uma venda para que atue toda a noite. Quando o calo amolecer, será mais fácil extrai-lo.

Vinagre branco

O vinagre branco é um ingrediente que temos em casa e que podemos adquirir facilmente no mercado. Não é nada estranho que se use para remover os calos, já que há muito tempo é utilizado para relaxar os pés e combater os fungos. Neste caso, o que você tem que fazer é umedecer um pedaço de algodão no vinagre branco e posteriormente aplicá-lo sobre a região afetada. Coloca-se com uma venda e deixa agir por 3 horas, depois retirar por meia hora e repetir o procedimento.

Camomila

camomilaA camomila é ideal para aliviar e suavizar a pele endurecida afetada pelos calos. O que se deve fazer é preparar uma infusão com 4 colheres da planta da camomila em um litro de água. Submergir os pés durante meia hora e repetir o procedimento diariamente.

Cebola

A cebola é um alimento com muitas propriedades medicinais, nas quais se inclui o poder antibiótico e antiviral. É um remédio eficaz para tratar os calos, já que ajuda a eliminar as células mortas da pele e suaviza a região endurecida. Cortar a cebola pela metade e passá-la suavemente na região afetada, preferencialmente todas as noites antes de ir dormir.

Limão

limãolimão é conhecido por suas propriedades antioxidantes, limpadoras e desinfetantes. É ideal para tratar as calosidades e reduzi-las notavelmente com um constante tratamento. Coloca uma rodela de limão na região afetada e cobra com uma venda antes de ir dormir. Deixar agir toda a noite e repita o tratamento no outro dia.

Óleo de rícino

O óleo de rícino tem propriedades que ajudarão a suavizar e amolecer o calo. Neste caso, o que se deve fazer é passar um pouco de óleo de rícino na região afetada duas vezes por dia.
Remédio caseiro com aspirina e limão

Este é um dos remédios caseiros mais efetivos para tratar os calos e é muito fácil de preparar, já que podemos conseguir aspirinas facilmente na farmácia e limão, certamente, teremos em casa.
O que se deve fazer?
·         Pegar 6 aspirinas e triturá-las muito bem até obter um pó fino. Posteriormente, adicionar algumas gotas de suco de limão e, se necessário, adicionar mais aspirina até obter uma espécie de pasta.
·         Aplicar a pasta sobre a região afetada pelo calo e envolver com plástico até que fique protegida. Prepara uma compressa de água quente e depois aplicar sobre o plástico que cobre o calo e a pasta, durante 15 minutos.
·         A ideia da compressa é que o calor ajude, fazendo com que a aspirina penetre e ajude a suavizar os calos. Finalmente, retira a pasta e lava com água quente, secar e passar uma lixa para os pés ou uma pedra pomes. Repetir o procedimento até obter os resultados esperados. É muito simples.
Caso as dores ou incômodos sejam persistentes, é importante procurar um especialista, sempre que possível, ainda que estes métodos caseiros sejam muito efetivos.
Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário