terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

EDVAN BRANDÃO ASSUME PRESIDÊNCIA DA MESA DA CÂMARA COM A MISSÃO DE PACIFICAR O PARLAMENTO BACABALENSE

Três eleições e três votações depois, com a computação total de 27 votos, o vereador Edvan Brandão (PSC), finalmente foi eleito e empossado como presidente da câmara municipal de Bacabal para um mandato de dois anos, isso se não acontecer nenhum tipo de questionamento futuro.

Em uma última cartada, o ex-presidente interino, vereador Irmão Leal (PMDB), ainda entrou com um pedido de embargo no pleito no Tribunal de Justiça, sem lograr êxito.

Quem também é tri, só que em diplomação, é o vereador Joãozinho do Algodãozinho (expulso do SDD). Algodãozinho foi empossado dia 1º de janeiro, dia 03 fevereiro e, novamente hoje, 21 de fevereiro. O nome mais famoso atualmente da política bacabalense, além de triplamente empossado, foi diplomado duas vezes.

E Brandão assume incumbido de uma difícil missão e várias tarefas urgentes. A missão é trabalhar no sentido de pacificar um parlamento divido pelo doloroso parto que foi o processo escolha da Mesa Diretora.

Nunca, na história recente de Bacabal, uma eleição da câmara tinha provocado tantos problemas, debates e questionamentos. O foco agora é alinhavar acordos que permitam o bom funcionamento da Casa, principalmente no momento de formar e preencher as comissões permanentes do legislativo que permitem o seu bom funcionamento.

Edvan Brandão vai ter que ser, acima de tudo, presidente do poder legislativo, uma vez que a grande disputa pelo posto que ele hoje ocupa se deu em razão da hipotética possibilidade do atual presidente da câmara de vereadores de Bacabal vir a assumir o comando do município de Bacabal na condição de prefeito, também em uma hipotética queda do prefeito interino José Vieira Lins e em uma mais hipotética ainda possibilidade de realização de uma nova eleição no município.

A missão do vereador Cristão não é nada fácil. Seu grupo, contando com o seu próprio nome, é formado por 09 vereadores. O grupo de oposição soma 08 nomes. Com 09 nomes Brandão ganhou a eleição, mas, caso seja galgado a condição de prefeito, não tem maioria para governar e pode ver, até mesmo, o seu próprio trabalho como simplesmente presidente do poder legislativo muito prejudicado.

Para Brandão a prioridade é aparar arestas e construir um novo parlamento.

TAREFAS
O novo presidente também tem tarefas importantes a cumprir e já as está realizando.

A primeira delas foi convalidar a posse do prefeito interino José Vieira Lins, exigência e determinação judicial. Ao convalidar a posse Edvan Brandão dá legalidade a interinidade de Vieira.
 
A segunda missão de Brandão é oficiar aos bancos aonde a prefeitura de Bacabal mantém contas que essa situação legal já existe, o que permitirá ao prefeito interino acesso as contas que ainda estejam bloqueadas.

Feito isso, Brandão també terá que oficiar para o próprio prefeito José Vieira solicitando que ele libere o repasse mensal ao qual a câmara têm direito constitucionalmente.

Vieira ainda não repassou os meses de janeiro e fevereiro.

O repasse é obrigatório e a sua retenção pode ensejar a cassação do prefeito.

Edvan Brandão terá, também, que revisar a legalidade do processo de posse do vereador Professor Maninho (PRB), empossado no gabinete pelo ex-presidente interino Irmão Leal (PMDB), tornando público a documentação apresentada pelo vereador professor.

Por Abel Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário