domingo, 3 de setembro de 2017

DICA DE SAUDE - COMO EVITAR INSOLAÇÃO NO FERIADÃO



Com o calor que está fazendo, até mesmo quem vai tomar um simples banho de piscina precisa se proteger dos raios do sol. Eles podem provocar insolação, que acontece quando a pessoa fica exposta a altas temperaturas. O organismo fica desidratado e a pessoa tem febre que pode passar dos 39 graus.

Com o feriadão deste fim de semana, muita gente procura praias, piscinas, rios, açudes, viagens e sempre com exposição ao sol e é aí que entra a falta de cuidado com a pele e essa exposição pode acarretar em uma insolação.

A insolação também pode provocar náuseas, vômitos e até convulsões.A pessoa sente calafrio, ânsia de vômito e quente e a pele fica muito avermelhada".

Vou explicar aqui de que forma é possível evitar a insolação. "Primeiro deve-se evitar a exposição prolongada ao sol. Ficar mais à sombra. Se entrar na água, que não tem como se proteger, ficar um tempo menor, não ficar mais do que meia hora exposto ao sol. Uso de filtro solares, de chapéus, de óculos escuros com fator de proteção contra radiações e ingestão de líquidos".
 

Para evitar insolação e queimaduras de sol, o filtro solar deve ter fator de proteção de no mínimo 30. Os problemas causados pela exposição prolongada ao sol dependem do tipo de pele. Pessoas mais claras devem ficar menos tempo no sol. O ideal é procurar uma sombra quando sentir que a pele está ficando quente demais. Essas pessoas e também crianças e idosos devem ter cuidado redobrado. Para se recuperar de uma insolação, a pessoa precisa ficar em ambiente arejado, beber bastante líquido e colocar compressas de água fria na pele para baixar a temperatura. Se a febre, as náuseas e os vômitos piorarem é preciso procurar o posto de saúde mais próximo.

Por Dr. Otávio Pinho Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário