domingo, 5 de maio de 2019

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - TRIGLICERIDES


Resultado de imagem para diagnose blog do ze lopes
O que é Triglicérides?
Triglicérides, ou triglicerídeos, são a reserva de energia do corpo humano. Eles têm a função de fornecer "combustível" para os músculos. Quando os triglicérides não são usados como forma de energia, passam a ser armazenados no tecido adiposo, como gordura.
Os triglicérides entram no organismo de duas formas, pela alimentação e pela produção do próprio corpo. Assim como o colesterol, todos temos triglicérides e não há problema com isso, pelo contrário, mas em quantidades muito altas, os triglicérides estão relacionados a um maior risco cardiovascular, obesidadeesteatose hepática (gordura no fígado) e pancreatite, dentre outros.
Causas
Nós adquirimos os triglicérides de duas formas, pela alimentação e pela produção do próprio organismo. Na alimentação, ele está disponível nos alimentos ricos em carboidratos simples (açúcar, farinha branca etc.) e nos gordurosos - principalmente de origem animal, como carnes, leite integral e queijos amarelos.
Quando a pessoa consome diversos destes alimentos e não pratica atividade física, ela pode ter os seus triglicérides aumentados. Isso porque durante os exercícios o corpo busca energia para continuar os movimentos, que são encontradas nos triglicérides, o que diminuiu a circulação dele no sangue.
Além destes casos, também é possível que o paciente tenha uma alteração genética que faz com que os seus níveis de triglicérides permaneçam altos, mesmo com uma alimentação correta e rotina de exercícios, conhecida como hipertrigliceridermia familiar.
Fatores de risco
Qualquer pessoa com uma alimentação rica em carboidratos e gorduras e/ou que não pratique exercícios está sujeita a ter triglicérides alto. Outros fatores de risco incluem:
Sintomas de Triglicérides
Pessoas com hipertrigliceridermia, ou triglicérides alto, não possuem sintomas. A única forma de descobrir se há algo errado com os seus níveis de triglicérides é fazendo um exame de sangue.
Pacientes com taxas de triglicérides muito altas, normalmente nos casos genéticos, podem apresentar xantomas - que são placas de gordura (quase verrugas) amareladas que ficam posicionadas em áreas de dobras, como pálpebras e cotovelos.
Buscando ajuda médica
Por não apresentar sintomas, é provável que uma pessoa apenas descubra que tem triglicérides elevados em um exame de sangue de rotina. Depois de detectado nos exames, seu médico pode recomendar o acompanhamento com um profissional nutrólogo, nutricionista ou ainda um endocrinologista.
Também, no caso de uma pessoa com risco cardiovascular aumentado (como as que têm obesidade), pode ser indicada uma visita ao cardiologista. Da mesma forma, caso seja identificado algum outro risco no paciente por conta dos triglicérides altos.
Diagnóstico de Triglicérides
O diagnóstico de triglicérides alto (hipertrigliceridermia) é feito através de exames de sangue.
Qual é o nível normal de triglicérides?
No Brasil, consideramos que a pessoa não tem o problema caso os seus níveis estejam abaixo de 150 mg de triglicérides por 100 ml de sangue. Até 200 é considerado limítrofe e acima disso são níveis altos. Quando o resultado indica mais de 500, normalmente ele está relacionado ao tipo genético do problema, a hipertrigliceridermia familiar.
Como diminuir os triglicérides?
Quando a pessoa tem a taxa de triglicérides de até 200 mg por 100 ml de sangue, normalmente se consegue tratar a hipertrigliceridermia apenas ajustando os hábitos de vida, ou seja, com uma dieta melhor, reduzindo o consumo de álcool e praticando atividade física.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Entre 250 e 300, alguns médicos podem tentar abaixar a quantidade de triglicérides circulantes no sangue apenas com o estilo de vida, dependendo da situação clínica de cada paciente. Acima disso são utilizados remédios, conhecidos como fibratos.
Quando o quadro de triglicérides alto está relacionado a outras condições de saúde, como o hipotireoidismo e o diabetes descontrolado, tratando a doença se resolve o problema com os triglicérides.
No caso de hipertrigliceridermia familiar, ou seja, quando o nível de triglicérides alto é genético, a pessoa precisará fazer uso de remédios para o resto da vida para conter os seus níveis no sangue.
Ressaltando que em todos os casos a mudança de estilo de vida, ou seja, adequação da dieta e prática constante de atividades físicas, fazem parte do tratamento e não devem ser excluídas.
Alimentos que pioram o quadro
Não existem alimentos que ajudem a diminuir a absorção de triglicérides no organismo, como acontece no caso do colesterol, por exemplo. No caso de hipertrigliceridermia (triglicérides elevados), a pessoa precisará deixar de ingerir ou diminuir o consumo de certos alimentos a fim de controlar o quadro.
Alimentos fonte de gordura animal, por exemplo, devem ser evitados. Dentre eles temos:
·         Carne vermelha ou gordurosa
·         Peixes ricos em gorduras, como o salmão
·         Leite integral
·         Queijos amarelos
·         Outros ricos em gorduras saturadas.
Contudo, a principal fonte de triglicérides para o corpo são os carboidratos em excesso, principalmente os simples. Alguns exemplos são:
·         Açúcar
·         Refrigerantes
·         Massas brancas
·         Alimentos com farinha branca, como pães e tapioca
·         Arroz branco
·         Batata
·         Mandioca.
Nestes casos, sempre deve se dar preferência para alimentos em versões integrais, mas também não se pode exagerar na quantidade ingerida, uma vez que estes também são carboidratos e tem o seu papel no aumento dos triglicérides.
Versões fritas de qualquer alimento também devem ser evitadas, dando preferência aos cozidos ou assados.
Complicações possíveis
As principais complicações relacionadas ao triglicérides alto são:
·         Esteatose hepática: acúmulo de gordura no fígado, que pode levar a implicações sérias se não tratado, como hepatite e cirrose
·         Maior risco cardiovascular: apesar do perigo aqui não ser tão agravado quanto acontece quando o paciente tem problemas de colesterol, há um risco aumentado de infarto agudo do miocárdio e outros problemas coronarianos
·         Pancreatite: inflamação do pâncreas, que é o órgão responsável pela digestão de gorduras e carboidratos, além de produzir os hormônios insulina e glucagon. Pancreatite também está relacionada ao desenvolvimento de diabetes.
Convivendo/ Prognóstico
Quando o triglicérides alto não é tratado, há um maior risco de desenvolvimento e complicação de doenças como a esteatose hepática, pancreatite, cirrose, e as cardiovasculares como infarto.
Contudo, quando é feito o tratamento adequado, acompanhado da mudança de estilo de vida, é possível controlar os níveis de triglicérides no sangue e ter uma vida normal. Mas, caso a pessoa retome os hábitos anteriores o problema tende a voltar a aparecer.
No caso de pessoas que não têm a herança genética do problema (hipertrigliceridermia familiar) e fazem uso de medicamentos, além das mudanças de estilo de vida, quando o quadro estiver controlado o médico provavelmente fará a retirada dos medicamentos.

Depois disso, será feito o monitoramento para ver se o corpo tem condições de ficar sem os remédios ou não naquele momento. Caso os níveis voltem a subir, o médico provavelmente indicará retomar o seu uso por mais um período.
Prevenção
A principal forma de prevenir a hipertrigliceridermia (triglicérides alto) é cuidando da alimentação, praticando atividades físicas e evitando o consumo de álcool.
A alimentação deve ter mais frutas, legumes e verduras, menos carboidratos, frituras e alimentos ricos em gordura animal, como carne vermelha, leites integrais e queijos amarelos. Também é importante dar preferência para carboidratos integrais (arroz, farinha, pães, massas etc.) e consumi-los com moderação.
Já em casos em que o problema tem causa genética, não é possível prevenir que ele apareça, mas sim ajudar a controla-lo tendo uma vida saudável e fazendo uso das medicações de forma adequada.
Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário