quarta-feira, 16 de outubro de 2024

STJ - LISTA TRIPLICE SEM OS FAVORITOS DE FLAVIO DINO E LULA

Nem o preferido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e nem o preferido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, estão nas duas listas tríplices que serão utilizadas para preencher as duas vagas que estão abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A definição ocorreu ontem,  terça-feira (15) e para surpresa de alguns, os nomes de Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), preferido de Lula, e Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), preferido de Dino, não estão nas listas.

Na primeira lista, de desembargadores federais, fazem parte da lista Carlos Augusto Pires Brandão e Daniele Maranhão Costa, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), e Marisa Ferreira dos Santos, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).

Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), ficou de fora. Ele ganhou notoriedade após determinar a soltura do presidente Lula em 2018, durante um plantão judiciário, quando ele estava preso por uma condenação na Operação Lava-Jato. A ordem acabou sendo revertida no mesmo dia. Aliados do presidente defenderam a ministros do STJ sua inclusão na lista.

Outro que ficou de fora foi o desembargador federal maranhense Ney Bello. Ele era tido como preferido dos ministros Flávio Dino e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na segunda lista, com membros do Ministério Público (MP), estão o procurador Sammy Barbosa Lopes, do Ministério Público do Acre (MP-AC); a procuradora Maria Marluce Caldas Bezerra, do Ministério Público de Alagoas (MP-AL), e subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, do Ministério Público Federal (MPF).

Os nomes serão enviados agora para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fará a escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário