quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

FOLIÕES NO CARNAVAL







CRIANÇADA NA FOLIA

O Bloco os Foliões fez a festa da criançada na escola Justo Jansen, no centro da cidade, no sábado passado pela manhã. As ações lúdicas do pontinho de cultura Foliões Mirins participaram novamente das festividades carnavalescas dos alunos, que dançaram ao ritmo dos sambas tradicionais, batucadas, marchinhas e outros ritmos afros, europeus e indígenas que caracterizam tão bem nosso animado carnaval.

Os Foliões é parceiro de várias escolas públicas e particulares, em especial o Justo Jansen, colégio fundado na rua onde o bloco tem sede – um fica quase que em frente ao outro. O pontinho de cultura Foliões Mirins é um dos vitoriosos projetos da entidade, tendo sido premiado pelo Ministério da Cultura e pela Funarte.

FOLIÕES NA CIDADE OPERÁRIA

Em mais uma edição do projeto Andanças e Folias, o Bloco Os Foliões fez a festa de familiares e amigos no sábado a noite, na Cidade Operária. Cantando sucessos de seu repertório, o bloco animou principalmente as crianças na Unidade I, fazendo um grande arrastão de alegria pro onde passou.

O projeto é realizado há três anos e acontece de uma a duas vezes por mês durante o ano inteiro. São realizadas apresentações, cortejos e oficinas em vários bairros de São Luís, fortalecendo as ações do ponto de cultura Bordados e Encantarias do Maranhão.


FOLIÕES NA MADRE DEUS

O Bloco Os Foliões foi uma das atrações artísticas na Praça da Saudade, Madre Deus, domingo a noite. Com suas belas fantasias, o bloco agitou a multidão presente ao som de seus sambas campeões e muita música brasileira de primeira qualidade.

Até sexta-feira, o bloco fará várias apresentações pela cidade, sendo que desfila na passarela no sábado gordo e volta aos shows no domingo, estendendo a programação até terça.


FOLIÕES NA OFFICINA AFFRO

O Grupo Foliões participou do belo cortejo que o bloco Officina Affro promoveu doingo passado, saindo da Praça Deodoro, descendo a Rua do Passeio em direção à Madre Deus.

A ação integra o intercâmbio cultural entre os pontos de cultura do Maranhão, que garante atividades artísticas e oficinas juntos.  As duas entidades ainda se encontrarão mais duas vezes, inclusive na passarela do samba.

FOLIÕES É ÁFRICA
 
O espetáculo que o Bloco Os Foliões promoveu na sexta-feira a tarde, descendo a Rua Grande em grande cortejo, é apenas uma prévia do que será o trabalho do bloco mais premiado do Maranhão nos três dias de folia. Quase tudo pronto para o grande espetáculo Africanidade: Guerreiros Africanso em Busca da Liberdade, que o bloco apresentará esse ano.

Serão 120 foliões devidamente fantasiados, homenageando a cultura afro-maranhense e grandes personalidades negras que lutaram pela igualdade racial em todo o mundo.

O samba de Zé Lopes, Gilvan Mocidade e Walasse Godinho  tem sido um dos grandes destaques nos programas que cobrem o carnaval 2015.

Godinho, Gilvan e Zé Lopes, os três autores do samba dos "Foliões" 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário