domingo, 5 de abril de 2015

PÁSCOA E VIA SACRA EM SÃO PANTALEÃO





Após a bela e vibrante encenação da Via Sacra no Teatro da Igreja de São Pantaleão, na Sexta-feira Santa, a paróquia de São José – São Pantaleão divulga a programação do Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa:
- Sábado: Procissão do Fogo, 19h, e Vigília Pascal.
- Domingo: 8h – Missa de Páscoa, com encenação da Ressurreição e Café Comunitário.
                      18h – Missa de Páscoa.  


Via Sacra: O trabalho é uma produção da Companhia Getsemani, com apoio cultural do Grupo Foliões, que faz parte da comunidade. A companhia está completando 10 anos à frente da Via Sacra.
O espetáculo conta com um elenco de 60 pessoas, entre atores fixos, figurantes, dançarinos, técnica e produção. A entrada é franca.

A direção geral cabe a Paulo Victor, Rodrigo e Italo de Jesus, que assina os textos. A coprodução é de William Moraes Corrêa, Silvana Braga, Amanda e Ana Cecília.
As encenações começaram  no Domingo de Ramos, relembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A procissão saiu da igreja em direção ao Parque do Bom Menino.
Ontem, foi realizada a Missa do Lava-pés e Adoração do Santíssimo. Hoje pela manhã, a companhia ganhou as ruas do Condomínio Santa Rita, no Turu.
O espetáculo de 2015 traz as cenas da Santa Ceia, Palácio de Pilatos, Corte de Herodes, Sinédrio, Crucificação e Ressurreição. Ente um quadro e outro, haverá depoimentos dos personagens sobre a vida e a obra de Jesus -  sob o ponto de vista de cada um. As falas dos atores são reforçadas pro efeitos especiais.

HITÓRICO DE SUCESSO

Segundo José Carlos Silva, que dirigiu o trabalho por váriso anos, a Via Sacra na Paróquia de Sao Pantaleão começou a ser encenada por iniciativa do Sr. Cecílio As, na década de 1960, no Salão Paroquial da igreja. No final dos anos, 70 os grupos Juventude Unida de São Pantaleão (JUSP) e GEBAM criaram o projeto Artspan, abraçando a montagem do espetáculo, que retratava nas ruas do Centro a entrada de Jesus em Jerusalém, na tradicional Procissão de Ramos. Na sexta-feira, era encenada toda a Via dolorosa, a partir da Santa Ceia, aproveitando casas, hospitais, colégios e espaços públicos da comunidade. .
 
Em alguns anos, foi realizada no palco e depois nas ruas do Bairro. Algumas pessoas que criaram a Via Sacra do Anjo da Guarda participaram na São Pantaleão. Em dezembro, era  encenado  o Nascimento de Cristo , no Natal. Convém destacar as grandes incentivadoras D. Antonia e a saudosa D. Concita Gomes, além dos padres da época. Em 2005, o Grupo JAAC, em parceria com o Grupo Boa Aventuradas e apoio do Grupo Foliões, voltou a produzir e encenar a Via Sacra, que agora completa 10 anos.

Muita emoção, comprometimento, amor e dedicação de muita gente querida fazem parte dessa linda história de várias gerações de jovens felizes que participaram e participam da Paroquia de São Jose e São Pantaleão. Grupos que foram a semente de maravilhosas amizades que perduram ate hoje . Jovens que tiveram seus caráteres formados pelos ensinamentos cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário