segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


EDITORIAL
UM PRATO PARA TODAS AS FOMES
Por Zé Lopes
“Temos que ter maldade, não para fazer maldades aos outros, mas para nos proteger”
(Silas da Conceição)

          Quem vive Bacabal e vive em Bacabal, não consegue, sequer, assistir de camarote, sem dizer uma só palavra, sobre os acontecimentos corriqueiros. A boa terra vive hoje um momento muito importante, tanto na parte política como na parte física e essa responsabilidade cai sobre os ombros do novo prefeito, Zé Alberto Veloso.  Mais atacado do que cobrado, principalmente pela imprensa local,  ele até agora se manteve calmo e o seu propósito de dar uma nova cara para Bacabal, vem sendo alcançado pouco a pouco. Longe das badalações, ele, por ser bacabalense, valorizou muito a prata da casa, a prova disso é o seu secretariado, com nomes 100% locais. Quem vive Bacabal e vive em Bacabal, pode constatar que uma coisa não mudou, aquela mania de perseguição, aquela coisa de: “fulano de tal está de carro novo, só pode estar roubando!” , “fulano comprou uma casa,  mas quem deu o dinheiro foi sicrano, ele é só testa de ferro” e por aí vai, é como qualquer empresa que se instala no Maranhão, que se não se conhece o dono, diz-se :é de Sarney. A imprensa irresponsável vem trabalhando esse tipo de atitude e nem mesmo as autoridades competentes, que também são vitimas de execração, estão tomando providencias. Correndo solto,  as revistas virtuais se tornaram, como disse o advogado Bento Vieira, um veículo de extorsão, que vem fazendo vítimas com marcas indeléveis. É comum os ataques, os incultos, a própria vida particular exposta em artigos, que acabam  caindo no comentário popular, confirmando a velha frase que diz : “Uma mentira dita muitas vezes acaba virando verdade”.  O certo é que alguns blogueiros  estão, de todas as formas,  usando de mal-caratismo, de golpes baixos, de artigos mentirosos para receberem a famigerada propina, infelizmente, alguns já se renderam a esse tipo de armação, basta ver de quem eles falam bem. Fadigados pela ganância, certos da impunidade e incertos do sucesso da próxima investida, eles querem apenas se dar bem e com uma terrível fome, agora querem comer no próprio prato em que cuspiram. 






SÁBADO ALEGRE

Neste último sábado, tive o prazer de receber em minha casa, mais precisamente na minha pracinha particular que fiz no quintal, um monte de amigos, o que resultou n’uma homérica farra.  Presentes, o coronel Marcos Pimentel, o major Marques Neto, o tenente  Menezes, o sargento Gilvan Mocidade, a colunista social Carmem Lopes, a empresária Islávia Brito, o empresário Rubemar Coimbra Filho (Rubinho) e sua esposa Maria Aparecida (Cida). O chopp  rolou regado a um bom churrasco. A festa rolou até de madrugada.  

Na falta de maturidade o BEC perdeu de goleada

Por Louremar Fernandes

Torcida do BEC presente no Nhozinho Santos
O Sampaio Corrêa não jogou um futebol convincente para a sua torcida na tarde do domingo (24) no Nhozinho Santos. A chiadeira foi geral, a torcida esperava uma equipe melhor estruturada. Mesmo assim o Sampaio venceu, e de goleada a imatura equipe do Bacabal Esporte Clube.
Como placar de 4 a 0, o Sampaio se isolou na liderança do primeiro turno com 7 pontos ganhos. O primeiro tempo foi de dar dó. Dois times sem criatividade. O BEC, recém-formado, disputou a sua primeira partida fora de casa. Sentiu o peso da responsabilidade. Se não podia levar ir para o intervalo em desvantagem, ainda sofreu dois gols em tempo recorde. Aos 44 minutos Pimentinha marcou o primeiro,  e aos 45 minutos Jonatas fez um gol contra.
No segundo tempo o Sampaio partiu pra cima. Aos 12 minutos Célio Codó fez o terceiro da partida e no minuto seguinte, Pimentinha liquidou fazendo 4 a 0.
A sorte é que há tempo para corrigir os erros. 

UM TRISTE ALEGRE DOMINGO AZUL E BRANCO
          Depois de muito tempo sem ir a um estádio, a convite da direção do Bacabal Esporte Clube, resolvi assistir ao futebol na tarde-noite de ontem no estádio Nhozinho Santos em nossa capital. A lua se mostrou branquinha, contrastando com o céu azul, fazendo o anoitecer nostálgico, cheio de esperanças para o nosso querido BEC.  Fiquei muito feliz em rever amigos como Waltinho Carioca, Ezrael Nunes, Henrique Junior, Silinha, Hermano Nogueira, Carime Branco, Roberto Baresi, o deputado Alberto Filho, Claudeci, os comunicadores Zé do Forró, Louremar Fernands, Batalha, Luis Lopes e muitos e muitos outros com quem conversei e ap0roveitei para beber umas cervejas. O jogo parecia vestir azul e branco, mas, para a desilusão dos bacabalenses, o time pegou dois gols nos últimos minutos do primeiro tempo. O Leão do Mearim, apesar dos quatro gols tomados, teve momentos de domínio durante a partida, mas faltou aquela peça que faz a diferença, isso a direção tem que correr atrás. O domingo que trouxe a alegria de rever muitos amigos, deixou na noite cinzenta a tristeza da derrota, mas que, para a nosso consolo, como disse os diretores, para a próxima partida, os reforços virão. É torcer para acontecer. 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


Luis Fernando detalha ações do Viva Maranhão para empresários



As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para promover a economia maranhense e combater a pobreza extrema foram apresentadas, nesta quinta-feira (21), na sede da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema),em São Luís, pelo secretário de Estado Chefe da Casa Civil e de Infraestrutura, Luis Fernando Silva (foto).
Ele proferiu a palestra “Investimentos Públicos para potencializar o setor privado e erradicar a extrema pobreza no Maranhão”.
Na ocasião, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre e a Casa Civil, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Fiema, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para desenvolvimento de projetos de agroindústria no Maranhão.
Luis Fernando Silva explicou que as propostas do Governo Estadual estão definidas dentro do Programa Viva Maranhão, uma determinação da governadora Roseana Sarney e executado de maneira integrada pelas secretarias, sob a coordenação da Casa Civil.
─ O programa envolve infraestrutura, saúde, educação, mobilidade urbana, redução da pobreza extrema, além de segurança e melhoria da gestão pública ─ explicou o secretário.
O secretário assinalou que esse é um programa que já está mudando a realidade econômica e social do estado.
─ O Viva Maranhão tem a função de viabilizar a infraestrutura para novos investimentos. São mais de R$ 120 bilhões movimentando a economia e gerando 250 mil empregos. A proposta é harmonizar crescimento econômico com a necessidade de inclusão social e produtiva da população ─ ressaltou.
O chefe da Casa Civil ressaltou que o programa possui R$ 500 milhões para investir na redução da pobreza extrema, recursos que vão preparar o entorno desses empreendimentos para que os maranhenses se incluam nesse crescimento econômico, transformando crescimento em desenvolvimento.
v



          O Ministério da Educação vai mudar as regras de abertura de faculdades de direito para direcionar os novos cursos a localidades com carência de advogados e limitar a expansão de vagas, medida já anunciada para medicina.
Segundo o Censo da Educação Superior de 2011, o número de cursos no país passou de 505 em 2001 para 1.120 em 2011 (aumento de 121,8%).
Ainda de acordo com o Censo, direito é a graduação com maior número de matrículas no país (722,8 mil), seguido por administração (703 mil).
Uma das opções em estudo é limitar a abertura de novos cursos a editais de chamamento público –o ministério passaria a apontar microrregiões onde ainda há capacidade de absorção de novos profissionais da área.Outra opção do governo é criar um sistema de pontuação em que as instituições de ensino superior deverão atender pré-requisitos mais rígidos para a criação do curso.
Em ambos os casos, segundo a Folha apurou, serão considerados fatores como quantidade de fóruns, escritórios de advocacia e promotorias nas cidades do país.
“Já temos parâmetro parecido com o que o MEC está adotando”, diz Eid Badr, presidente da comissão nacional de educação jurídica do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
A abertura de cursos de direito passa por avaliação da entidade, que elabora parecer favorável ou contrário. O documento, entretanto, tem apenas caráter consultivo.Segundo a OAB, grande parte das novas graduações reprovadas por ela recebe autorização do MEC. “As faculdades são abertas rotineiramente, sem nenhuma necessidade social”, diz Fabiano Del Masso, coordenador do curso de direito do Mackenzie.
As mudanças foram tema de reunião esta semana entre o ministro Aloizio Mercadante (Educação), o secretário de Regulação e Supervisão da pasta, Jorge Messias, e o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado.
A pasta e a entidade assinam no próximo mês um acordo para formalizar a criação de grupo de trabalho para debater as novas regras. O ministério ainda deve aumentar as exigências para ampliar vagas em graduações em funcionamento, da mesma forma que irá fazer com medicina.

Leão do Mearim vence o Cordino

Por Louremar Fernandes
O Bacabal Esporte Clube venceu o Cordino, pelo placar de 2 a 1,  na noite desta quinta-feira no estádio Correão.

No jogo de domingo o BEC havia empatado com o São José em 2 a 2. Com a vitória o time levanta o astral para  enfrentar o Sampaio, no próximo domingo em São Luis.

O Sampaio empatou com o São José nesta noite, por 2 a 2.

Classificação:
Sampaio - 4 pontos
Maranhão - 4 pontos
BEC - 4 pontos
Cordino - 3 pontos
Imperatriz - 3 pontos
São José - 2 pontos
Balsas - 1 ponto
Americano - 0 ponto
Santa Quitéria - 0 ponto

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


Leão do Mearim enfrenta o Cordino

por Louremar fernandes
Arte: Marcos Barroso/Interfoto
O Bacabal Esporte Clube está pronto para enfrentar o Cordino na noite desta quinta-feira (21) no Estádio Correão. No primeiro compromisso, diante do São José, o Bec arrancou um empate em 2 a 2.

O técnico Mael diz: “O jogo de hoje tem tudo para ser diferente. No primeiro nós tivemos o peso da estréia e pagamos por não podermos contar com todos os jogadores que haviam treinado, hoje o nosso time está completo e queremos fazer uma boa atuação, o torcedor bacabalense merece isto”.

Para o jogo contra o São José o BEC contou com apenas 13 jogadores em condições de jogo, embora a diretoria tivesse registrado 18 atletas. Ocorre que os cinco que não participaram esperavam liberação das suas Federações de origem.

Durante a semana, a situação de todos os jogadores foi regularizada. Hoje o Bacabal pode contar com 23 atletas em condições de jogo. Um deles é o jovem bacabalense Pedro Gusmão que já jogou pelo Santa Cruz de Recife, na equipe sub-23 (releia)

Arbitragem

A equipe de árbitros escalada pela FMF tem como árbitro principal, Antonio Jean Lima dos Santos e assistentes, Cícero Romão Batista Silva, Geane Tavares Costa. O quarto árbitro escalado é Valderi Sousa Carvalho e o delegado do jogo é Emanuel de Jesus dos Santos Sousa.
gileluis

Recuo de Holandinha na Câmara é criticado…

Do blog de Mário Carvalho
O primeiro “arranca rabo” aconteceu na sessão desta quarta-feira na Câmara de São Luís entre vereadores alinhados à gestão do prefeito Edivaldo Holanda Jr (PTC) e representantes do grupo de oposição ao Executivo.
A confusão teve início por conta de uma falha de comunicação da Prefeitura que enviou comunicado à Mesa Diretora da Casa, solicitando audiência com os vereadores, no plenário da Câmara, para discutir a situação financeira do município com a presença da secretária municipal de Fazenda, Sueli Bedê; o secretário de Governo, Rodrigo Marques; o secretário de Assuntos Políticos, Osmar Filho; e o secretário de Planejamento, José Cursino Raposo.
Em comunicado, lido pelo 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara, Josué Pinheiro, em nenhum momento a Prefeitura fala em reunião a portas fechadas com os 31 vereadores, mas sim de audiência em plenário. Porém, o que era para ser aberto e público, transformou-se numa reunião secreta, o que indignou alguns vereadores.
Fábio Câmara (PMDB) disse que não aceitava a reunião secreta, pois o entendimento do comunicado do prefeito Edivaldo Holanda Jr não teria sido aquela e que, portanto, o Legislativo exigia uma retratação.
 - O que foi passado a este parlamento e à imprensa é que haveria uma audiência pública com os vereadores. Fiquei desapontado com essa atitude do prefeito. Até porque o que ele (Edivaldo Holanda Jr) sempre pregou foi a transparência com a coisa pública e o que estamos vendo agora é o contrário - frisou.
A vereadora Rose Sales (PCdoB) automaticamente partiu para a defesa do prefeito, dizendo que o que foi repassado é que seria uma reunião interna de trabalho com os vereadores e não uma audiência pública.“Não houve nenhuma falha de comunicação, pois a comunicação sempre foi essa do Executivo.
- O que foi repassado é que o prefeito estava solicitando duas datas, sendo uma com o secretariado vindo à Cãmara para uma reunião secreta com os vereadores e no próximo dia 27, uma audiência pública para publicizar a atual situação financeira do município - justificou.
O vereador Pavão Filho (PDT) também criticou a realização de uma reunião à porta fechada e chegou a afirmar que se fosse dessa forma não iria participar do encontro.
Quando o encerrou a sessão, o novato Pedro Lucas disse ao colega Fábio Câmara que também teria entendido que o comunicado enviado pelo executivo dava a entender que o prefeito participaria do encontro publico na Câmara.


MANOEL NERES, UMA HISTÓRIA, UMA CARREIRA POLITICA






          Morreu na manhã de ontem, quarta-feira (20), o  ex-vereador por Bacabal, Manoel Vieira Neres.  Com sérios problemas de saúde, ele há mais de dois meses,  esteve internado no ITACOR - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AVALIAÇÃO DO CORAÇÃO, Hosptal de Excelencia   em Teresina.  Ele que era Servidor do Ministério do Trabalho, também  foi vereador por duas legislaturas e deixa uma enorme folha de serviços prestados. O nosso blog deixa á família enlutada os sinceros votos de pesar.



Cuba, a blogueira e o Maranhão.

Por Joaquim Kicil - Estudante de Filosofia e militante do PC do B
 
De modo geral, os grandes meios de comunicação mais complicam que explicam. Igualam blogueira com jornalista. Misturam democracia com ditadura e vice versa.

Quando o assunto é política a confusão tem o propósito de manter o povo distante. Por essa razão muita gente confunde esquerda com oposição, pensando ser a mesma coisa.

Atualmente se diz de esquerda aquela corrente política que defende os interesses sociais e econômicos na perspectiva dos trabalhadores. Ao contrário, de direita são aqueles que defendem os interesses do capital.

Do grande capital privado volátil, sem pátria e sem produção. Já por oposição entende-se a corrente política que se opõe ao grupo que está no poder. E nesse complexo mundo de compromissos e interesses é possível que a elite se divida e encontremos um grupo de direita no poder e outro grupo também de direita na oposição.

Vide os dois partidos que se perpetuam no governo dos Estados Unidos.

No caso de Cuba o governo é de esquerda. Já a blogueira Yoani Sánchez é de direita, pois defende os interesses do grande capital norte americano, que banca seu blog e juntos fazem oposição de direita ao governo cubano de esquerda.

Em termos de ganhos sociais e humanitários podemos comparar Cuba aos países mais avançados da Europa. Por exemplo, lá não tem gente vivendo abaixo da linha de pobreza. Entretanto, por questão de economia, essa breve reflexão se limitará a poucas comparações com o estado mais atrasado da federação brasileira.

Cuba é um país formado por um arquipélago, que no conjunto das ilhas mede um pouco mais que 100 Km2 e sua população é de 11 milhões de pessoas.

O Maranhão tem uma área três vezes maior que Cuba. São 331.983 Km2 de terra fértil, com uma população que corresponde à metade da população cubana - seis milhões e meio de pessoas.

Cuba se libertou da dominação dos Estados Unidos em 1959, com uma revolução popular que envolveu praticamente toda a população cubana.

O Maranhão é um Estado dominado há 400 anos. E ainda hoje engole o choro. Por causa daquela revolução de 1959 os Estados Unidos bloquearam Cuba do resto do mundo em 1962.

Este embargo econômico proíbe os outros países de comercializarem com aquela pequena ilha caribenha. É isso mesmo. É o isolamento imposto pelo poder das armas dos Estados Unidos. Imagino como deve ser difícil produzir petróleo ou energia em uma ilha tão estreita.

Cuba precisa comprar esses produtos de outros países, mas o comércio internacional é controlado pelos Estados Unidos. A contribuição que os cubanos já deram para o mundo na área da educação e da saúde é exemplar. Basta lembrar a recente vacina contra o câncer, e agora o tratamento contra o mal de Parkinson.

É difícil comparar com a situação dos hospitais “Socorões” maranhenses. E se o Maranhão ficasse ilhado do resto do mundo? 
São Luís então...  

O jornalista Paulo Henrique Amorim alcunhou a grande imprensa de PIG – Partido da Imprensa Golpista. Faz sentido.

70% da imprensa brasileira, sob controle de apenas seis famílias, tenta de tudo para você acreditar que a política de esquerda é um erro, principalmente depois da realização do Governo Lula, e o certo seria acreditar em tudo que eles dizem. Mesmo que seja falso.

Como o receituário neoliberal. Cuba realiza eleição a cada dois anos, e mesmo sem a obrigação de votar quase a totalidade da população participa da votação.

Quando o PIG fala de democracia eles não estão reclamando o direito dos cubanos, que escolhem o que eles acham melhor, nem dos maranhenses que têm escolhido o que tem de pior.

O que o PIG pretende é lhe vender a ideia de que o governo cubano é ruim por natureza. Ou seja, o seu mal é ser de esquerda.

E na opinião do PIG ser de esquerda é ruim, como é - para eles – a Bolsa Família. O que é bom na opinião da imprensa golpista é o imperialismo norte americano e os tucanos/paulistas/neoliberais.
 
E no Maranhão, bom mesmo é o portal de saída da Amazônia e agora o gás natural. Enquanto os cubanos pegam em armas para lutar contra o inimigo externo, no Maranhão um grupo de pessoas passam 400 dias orando em homenagem à "fundação de São Luís pelos franceses".

Jornalistas e blogueiros, por sua vez, reproduzem o mito.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Governadora garante recursos para complementação da extensão do Bolsa Família

Roseana Sarney e Dilma Rousseff
A governadora Roseana Sarney enviou telegrama à presidenta da República, Dilma Rousseff, apoiando a expansão e garantindo aporte para a complementação de renda do Programa Bolsa Família, que foi anunciada em cerimônia, nesta terça-feira (19), em Brasília. Os recursos estão assegurados por meio da concessão de créditos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), somando o valor de R$ 500 milhões que serão aplicados em uma gama de ações destinadas a superação da extrema pobreza no Maranhão, até o ano de 2014.
“Trabalhamos alinhados com o Governo Federal e essa medida vem ao encontro de uma série de ações que estão sendo implementadas pelo Governo do Maranhão para o combate e superação da extrema pobreza no estado. O Maranhão não poderia ficar de fora”, afirmou a governadora, ressaltando que essas iniciativas compreendem qualificação profissional, assistência técnica e extensão rural, fomento à produção, além do acesso a bens e serviços públicos, em especial, nas áreas de saúde, educação, habitação, acesso à água e à energia elétrica.
No Maranhão, estão no grupo de beneficiados crianças, jovens, gestantes, nutrizes e idosos. Em todo o Brasil, a medida do Governo Federal pretende atingir 2,5 milhões de famílias beneficiárias que ainda permanecem em situação de extrema pobreza. Com a extensão do programa, não haverá mais famílias com renda mensal inferior a R$ 70,00/pessoa.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, representou a governadora Roseana Sarney na cerimônia, em Brasília (DF). Na ocasião, a presidenta Dilma Rousseff, ao lado da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Tereza Campello, fez o anúncio da extensão da complementação de renda do Programa Bolsa Família.


gilvotando
Gil Cutrim comandará Famem até 2015
O prefeito de São José de Ribamar , Gil Cutrim (PMDB), será cnfirmado hoje, em eleição com chapa única, presidente da Federação dos Municípios.
A eleição, prevista para começar às 8h, na sede da entidade, deverá ter o resultado divulgado imediatamente após o fim da votação, às 17 h.
Gil Cutrim conseguiu um feito poucas vezes visto na Famem: a candidatura única, apoiada por praticamente todos os prefeitos.
Em sua chapa há governistas como os peemedebistas Soliney Silva (Coelho neto) e Filuca Mendes (Pinheiro); e oposicionistas, como o comunista Hernando Macêdo (Dom Pedro).
A expectativa é que pelo menos 190 dos 217 prefeitos participem da votação na Famem.
O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, presidente honorário da entidade, também confirmou presneça na votação…

A BOLA DA VEZ

          Agora que o carnaval passou e alguns blogs dançaram, isso por não receberem do Secretário Municipal de Cultura José Clécio, nenhum tipo de pró-labore, apesar das inúmeras tentativas, com mentiras, acusações e atos baixos, a bola da vez, o próximo a ser bombardeado, é simplesmente o Valter Sá, Secretario Municipal de Educação. Veja como funciona: O Clécio foi pressionado a dar dinheiro para  laranjão, porque era carnaval e o secretário estava com os cachês das bandas, músicos e dos artistas locais. Só que ele não deu e por isso todo esse ataque.  Os moços deram com os burros n’água, não botaram o bloco na rua. Agora que vão começar as aulas, nesse inicio de período letivo laranjão  irá detonar o Valter Sá dizendo que a escola tal está quebrada, que o colégio tal não tem professor, que a unidade tal não está distribuindo a merenda escolar, que falta ar condicionado na sala... O nosso blog está antecipando as noticias. Que moços sem educação, que moços que gostam de extorquir. Secretário Valter Sá, sal neles.


LARGANDO NA FRENTE
          O bumba-meu-boi de Tajaçuaba, sotaque de orquestra, um dos maiores de São Luis, deu a largada para o período junino. No último sábado, dia 16, o presidente e proprietário da brincadeira, sargento Carlos e outros diretores, contrataram o compositor Zé Lopes para fazer a produção do CD 2013, assim como o amo e compositor Gilvan Mocidade, que fez uma carreira brilhante nos bois Mocidade de Rosário e Nina Rodrigues e também atua nos palcos maranhenses fazendo shows e é um dos ban ban bans na composição de sambas de enredo. Gilvan e Zé Lopes já começaram a compor as toadas que farão parte deste CD e participações como Alcione, Fauzy Baydoun, Papete, Zeca Baleiro, Rita Ribeiro, Mano Borges, entre outras, estão sendo ventiladas. A gravação começa na primeira semana de março.

PELAS RUAS E PRAÇAS DA ILHA
          Quem esteve em São Luis durante o carnaval, pode ver a alegria distribuída nos bairros, praças e vivas com as tradicionais jardineiras. Os ícones da música maranhense estiveram cantando suas canções e fazendo arrastões com belíssimas composições, sejam autorais ou do cancioneiro popular carnavalesco. Entre tantos, fizeram o carnaval de São Luis, os cantores Marcos Duailibbe, Zé Lopes, Albert Abrantes, Jota Júnior, Gil Estrela, Jacimarry, Carlinhos Veloz, Daffé.....


EDITAIS PARA NEGR@S?


O Ministério da Cultura está investindo cerca de nove milhões em editais voltados para produtores culturais e artistas negros(as). Ontem, terça feira, dia 19 de fevereiro, das 14 as 21 h, no teatro Alcione de Nazaré, no Centro de Criatividade Odillo Costa Filho – Praia Grande, no Projeto Reviver, os técnicos da FUNART- Fundação Nacional de Arte  e do MINC – Ministério da Cultura, Naldinho Freire e Hilton Valença,  realizaram uma oficina para um grade publico que lotou as dependências do teatro.. Um grande número de artistas negros,  editores, diretores e  produtores culturais estiveram ouvindo as mais complicadas explicações. Foram lançados os editais Pontos de Leitura de Cultura Negra, Prêmio Funarte de Arte Negra, Edital de Apoio para Curta Metragem: Curta Afirmativo, Edital de Apoio a Pesquisadores Negros e Edital de Coedição de Livros de Escritores Negros. A dificuldade encontrada pelos maranhenses e a forma com que o Ministério da Cultura e a Fundação Biblioteca Nacional redigiu os editais, com exigências que vão além da nossa realidade, mais uma vez nos deixou de fora, ficando para o sul e sudeste, quase todas as contemplações e premiações. Dos cinco editais, apenas o Prêmio Funarte de Arte Negra, tem uma vaguinha para o Maranhão, na música, onde concorrerá com centros avançadíssimos e com pouca chance de sucesso. Os escritores e poetas negros, também ficaram de fora e essa aberração foi a mais discutida durante a oficina.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


OUTROS CARNAVAIS

          Ontem teve, oficialmente, findado o carnaval ludovicense com o tradicional lava-pratos na cidade de São José de Ribamar. A festa contou com uma multidão que lotou aquela cidade balneária para se despedir do reinado de momo com muito axé, frevo, suingue, marchinha e muito samba. O quê de toda essa história foi o cantor e compositor Pepê Junior, que sacudiu a praça com um repertório pra lá de legal.

SOLIDARIEDADE

          O nosso blog se solidariza com os irmãos Marcelo Carvalho (desembargador), Leonardo Carvalho (médico), Fernando Carvalho (administrador) e Raquel Carvalho (pedagoga), pela passagem daquela que em vida se chamou Maria de Lourdes Carvalho - mãe. Dona Lourdes,  como era conhecida por todos, foi diretora do extinto Colégio Santa Rosa em Bacabal, foi professora de língua portuguesa e francesa. A família enlutada, nossos sinceros votos de fé, solidariedade e piedade cristã.


GOL DE PLACA NA LATINHA

          Os irmãos Roberto Baresi e Hermano Nogueira, estão fazendo um excelente trabalho para soerguer o BEC – Bacabal Esporte Clube, mais conhecido como O Leão do Mearim. Constantemente em São Luis, Hermano já circula nos meios esportivos e a crônica está sempre lhe elogiando e divulgando seu trabalho. O BEC, que foi o primeiro campeão estadual do interior do Maranhão, tem uma grande torcida e já está ultimando os detalhes para a estréia no campeonato maranhense, versão 2013. Bola pra frente.


EDITORIAL

ÁGUA DE COR MARROM E LARANJA
Por Zé Lopes

“A comunicação, ela atrai por dois motivos: ou por ser muito boa, ou por ser muito ruim”
Francisco Abel Moraes de Carvalho – jornalista

          O que vem acontecendo na comunicação de nossa cidade, a querida Bacabal, principalmente em alguns blogs, é uma pálida versão dos tablóides ingleses, com um sensacionalismo acentuado, ataques  com um quê de especulação para a famigerada extorsão, nenhuma prova cabal e a exposição e execração pública de pessoas que,  de certa forma, se rendem ao medo de conseqüências escabrosas. Essa imprensa marrom, que como magia negra, causa pavor a muitos, tem lá a sua origem cheia de censores e essa lama fétida, essa podridão sentida a narizes nus,  cega os olhos da coerência apagando com a borracha do absurdo, tudo que o lápis do tempo  escreveu na folha branca do próprio tempo. E eis que surgem os ouvidores de plantão, os fofoqueiros de todas as horas, os escritores mal intencionados (corruptos, que afanam o dinheiro alheio através de mentiras contidas em seus artigos e o assombro dos citados), o postador laranja e os comentaristas banais, que nem sequer sabem o que escrevem.  Se vocês voltarem a artigos escritos em alguns blogs de Bacabal, verão que o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto –SAAE, o senhor Leonardo Lacerda era xingado, achincalhado, teve sua vida particular exposta em comentários ridículos e hoje ganha elogios, tem suas fotos com personalidades políticas  divulgadas, ganha manchetes elaboradas e tem suas ações diárias estampadas nas revistas virtuais, poderão se perguntar o que aconteceu. Será se Leonardo, o filho do estrategista, do expert em política Gilberto Lacerda se rendeu, ou melhor, comprou sua paz pagando um certo preço para o blog marrom e para o blog laranja? Abre o olho Zé Alberto, pois de autônomo esse serviço não tem nada. Tem muito coliforme fecal saindo das nossas torneiras, tem muita lama entupindo nossos esgotos  E haja cloro. 


O BLOG QUE INCOMODA
          A partir de hoje, segunda-feira, dia 18 de fevereiro de 2012, o Blog do Zé Lopes, o blog que incomoda, irá fazer atualizações diárias, com noticias municipais, estaduais, nacionais e internacionais, sem nenhum vinculo com pessoas, empresas, prefeituras, secretarias ou Órgãos públicos. O blog irá postar somente a verdade. Não entraremos na vida particular de ninguém  não iremos extorquir ninguém, não iremos pressionar ninguém, iremos sim, cobrar das nossas autoridades, melhorias para Bacabal, dando enfoque para as ações dos nossos secretários, dos nossos diretores, dos nossos vereadores e do nosso prefeito. Abriremos espaço para artigos dos leitores, daremos total apoio a cultura, aos valores que a nossa terra tem, postaremos todos os sábados uma poesia de um bacabalense, teremos toda segunda-feira um editorial e no domingo, uma entrevista picante com alguma autoridade, seja ela em qualquer assunto e também uma página de opinião do leitor. Faremos o contrário de outros blogs que se não extorquem as pessoas com falsas matérias, produzindo o que ficou convencionalmente chamada de imprensa marrom, ou mesmo emprestando sua revista para que outros escrevam, o popular laranja, difamam e nada acontece. Esse aqui será o espaço do povo, sem mentiras, sem pressões, sem extorsões e com muita responsabilidade. Estamos de olho. Envie seus artigos e opiniões para zelopesbacabal@gmail.com  

REGGAE NO REINADO DE MOMO

          As pedras dos maranhenses Santacruz, Zé Lopes, Célia Sampaio e Fabinho de Jah, invadiram as praças de São Luis durante o carnaval. Acompanhados por Reuber na guitarra, Bives nos teclados, João Paulo no baixo e Moisés na bateria, o quarteto foi bastante aplaudido por onde passou. Cercado de muito sucesso, o projeto Carnareggae que agora tem o nome de Os Filhos de Reggae, invadira as casas e salões de reggae a partir de sábado de aleluia. Os artistas viajarão por todo o Brasil mostrando suas pedras de responsa.


QUINTETO DA FOLIA

          Quem fez a festa para os brincantes de plantão foram os cantores Gilvan Mocidade, Jotha Junior, Wallace Godinho, Jailson Pereira e Alessandra Loba. Eles que foram contratados dela FUMC, Fundação Municipal de Cultura, montaram um repertório baseado em marchinhas do cancioneiro popular nacional e também autoral. O sucesso foi tão grande que o quinteto já está fazendo projetos para invadir os arraiais maranhenses no período de São João.


TALENTO BACABALENSE
          Quem está muito feliz e com algum din din a mais na conta bancária é o cantor e compositor Perboire Ribeiro. Ele que foi o grande ganhador do Festival Bacabalense de Músicas Carnavalescas, ainda conquistou os bacabalenses com sua bandinha que agitou salões, praças e ruas num repertório que empolgou a todos com as antigas marchinhas.

ESTRÉIA ILUMINADA

          O bacabalense Frahm Almeida estreou seu novo show em São Luis no Ilha Point, principal bar ludovicense nas noites de sexta-feira. Frahm aproveitou o grande público que lotou as dependências do Ilha Point para lançar e vender o seu mais novo CD que traz além de alguns trabalhos autorais, o mais fino repertório da Música Popular Brasileira.  O bacabalense agradou em cheio e para a próxima sexta-feira, ele promete um repertório cheio de surpresas.




ALEGRE JARDINEIRA
          Quem agitou as ruas e praças de Bacabal foi a jardineira. Capitaneada pelo Secretário Municipal de Cultura, o caminhão de som foi o palco para a banda municipal tocar, sempre ritmada pelas batutas do maestro Vitor Paraíba. A jardineira foi a grande sensação do carnaval de Bacabal e o seu formato já está sendo copiado por empresários de outras cidades. 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

BLOGS BACABALENSES NÃO TEM CREDIBILIDADE

Fui duramente atacado pelos blogs de Louremar Fernandes que postou o seguinte :
Saiba mais')" href="javascript:void(0);"Festival de Música promovido pela Prefeitura de Bacabal está cheio de irregularidades" e o Blog do Ségio Matias, que apenas em´presta o seu nome, pois não sabe escrever, postou "
"Nem bem completou um mês e a sociedade já está se deparando com situações decepcionantes como é o caso da bagunça generalizada que se transformou o "Festival de Música Carnavalesca" organizado pela prefeitura....;"O que me deixa profundamente triste é ver envolvida em todo esse lamaçal uma das mais emblemáticas figuras artística da nossa cidade e do Maranhão.;;; Mandei este artigo para os dois blogs e nenhum teve coragem de postar, então, resolvi colocar na iontegra o meu artiogo explicando tudo que acponteceu.

 

ENDIREITANDO A RESPOSTA

Por Zé Lopes

"Os blogs não estão cumprindo o seu verdadeiro papel, viraram veículos de extorsão"


"Dr. Bento Vieira – Advogado"

Agora que o Festival de Musicas Carnavalescas de Bacabal acabou e teve como vencedoras as canções que realmente mereceram e não as que algumas pessoas especularam e queriam, principalmente aquelas que nutriram alguns blogs com inverdades, venho através deste, que foi um dos que me atacou e caluniou, exercer o meu direito de resposta. Em um trecho do livro O Nome da Rosa, do ícone da literatura mundial, Umberto Eco, um monge diz ao outro: "Não existiria nenhum motivo para existir Deus se não existisse o diabo". Eu digo aqui: "Só existe o corrupto porque existe o corruptor". Quando aceitei fazer parte da equipe da Secretaria Municipal da Cultura de Bacabal, jamais pensei que fosse ser tão ruim, essa minha presença, para certas pessoas, principalmente algumas que, até então, convivi harmonicamente desde a infância, fiz curso e até trabalhei junto. Escrever inverdades apenas para causar tumulto e tentar ganhar mais alguns leitores e até algum trocado, é uma forma baixa de exercer a profissão. Eu tive a minha imagem manchada e o meu caráter colocado em xeque e por receber vários votos de apoio, me achei no direito de me defender. O problema é que o novo Secretário de Cultura, José Clécio, está fazendo, em um mês, o que não foi feito em anos e por ser dono dos órgãos mais fortes da comunicação de Bacabal e por ser o maior empresário no mundo musical local, é perseguido pelos escritores virtuais, n’uma forma de tentar extorqui-lo, desestabilizá-lo, jogando de encontro, seus assessores. Eu sou mais uma vítima desse jogo nojento, isso sim é lamaçal. É muito comum a retratação e isso é uma maneira ridícula de jogar creolina na sujeira, mas que já se tornou hábito freqüente e o pior, é que estão entrando na vida particular das pessoas, isso é muito perigoso e já causou conseqüências graves, inclusive mortes. Quando foi idealizado este Festival de Musicas Carnavalescas, foi com a intenção de resgatar velhos compositores e revelar novos e isso aconteceu. Se não agradou a todos, paciência, apenas doze composições foram escolhidas, entre as 42 inscritas. Foi acordado entre os organizadores que canções vindas de outras cidades, dariam mais brilho e visibilidade ao evento e por não ser compreendido por dois participantes e por um suplente, que achava que com essa quedas a sua música subia, optamos pela desclassificação das duas e nem assim a polêmica acabou, O Marcos Pimentel, autor de uma das canções que caiu, aceitou calado porque quis, ele é bacabalense, é filho do coronel Brasil e de dona Rosarine que é irmã de dona Maria da Saúde, ex-esposa do senhor Rubemar Coimbra, foi criado no terreiro da fábrica de sabão do velho Dedé Coimbra, no Bairro da Esperança e estudou no Conasa e o Gilvan, autor da outra desclassicada, já trabalhou aqui. nenhuma dessas canções tinham condições de chegar a lugar algum, seriam meras participantes. Foram atribuídas a mim, seis autorias, deram-me um valor,que nem eu mesmo sabia que tinha, infelizmente tirando-o dos demais compositores. Perguntem aos vencedores, qual a minha participação em suas composições? Que falta de respeito, que injustiça. Eu não sabia que seria um calo, um desconforto para fofoqueiros de plantão. Quando foi escolhida as doze finalistas, apenas quatro receberam notas altas, entre elas as três ganhadoras. A música do Perboire, 1º lugar, tem o apelo popular, tem a cara de Bacabal, é um samba que nasceu campeão. Já o João Guitar, 2º colocado, é musico guitarrista, remanescente de bandas, tem o domínio do palco e apesar da sua canção ter muito de baianice e uma melodia conhecida, tem a levada que agrada a juventude e por isso também ficou como melhor intérprete. O Masa, 3º colocado, é dono de um potencial enorme, trouxe uma letra muito atual e uma melodia interessante, merecia uma colocação melhor. Quanto ao prêmio popular, é uma questão do calor da hora, qualquer um podia levar e o Frahm foi mais feliz. Ao contrario do que falaram, os sete mil reais não estão em minhas mãos.

Em nenhum momento o festival tendeu a fiasco, como queriam os blogs e essa tentativa de tirar o crédito e denegrir a minha imagem e a da competição por duas pessoas que escrevem e por uma que só posta e empresta o seu nome e o nome de seu blog, caiu por terra com a transparência, organização e resultado do concurso. Deram um tiro no pé.Por que será que eu incomodo tanto a eles??? Eu não tenho dinheiro para calar a boca de ninguém, mal para suprir as minhas necessidades. Disse-me um diretor de um órgão de comunicação de Bacabal: - Mandei a minha secretária deixar R$ 2.500,00 para o blogueiro (...) e mandei um comentário, só que ele não postou. Disse-me um ex-prefeito: - Os blogueiros (...) e (...), me pediram, no meu último dia de governo, R$ 150,000,00 para não postar uma matéria falando mal de mim. Eu apenas sorri. É esse o Bacabal que os bacabalenses querem e merecem??? São esses os bacabalenses que querem o melhor para a cidade. Está na hora de pararem com essas coisas de ofensas, mentiras, difamações, alguém tem que tomar uma providência, e logo, antes que aconteça o pior. Tem gente que passou 16 anos e só nos últimos dias descobriu que os ex-prefeitos não prestavam!!! Que cabeça grande!!! Conversando com o "colega virtual", ele me disse que agora eu era um homem público e tinha que aprender a lidar com essas pancadas caluniosas e só depois vi que era um problema pessoal -que não cabe contar aqui - e para preservar o bom nome da minha família e a minha carreira que venho construindo passo a passo com quase 100 premiações entre músicas, poesias, romances, contos e crônicas, é que me ausentei do festival, e também por fazer parte do elenco do estado e do municipio que estão fazendo o carnaval na Ilha. Volto a parafrasear o Tom Jobim "O sucesso na terra natal, para alguns, é ofensa pessoal" e o desenrolar dessa história todos estão vendo, uma cultura forte e com notoriedade. O que faltou nos "colegas", foi a inteiração dos fatos e não ouvir fofocas para alimentar suas revistas. Quem conhece bem a cultura de Bacabal, deve saber que Dalva Lopes, minha irmã, foi uma das maiores ganhadoras de festivais de Bacabal, inclusive festival carnavalesco e não deveria ser atingida por essa baixaria virtual, o mesmo posso dizer de R. Cavalcante, Perboire Ribeiro, Masa, Antônio Carlos Frahm Almeida e Hiudson Cassio. Infelizmente o tempo foi muito curto para se fazer o festival em três etapas, com duas eliminatórias e uma final Não coloquem a integridade do prefeito em seus artigos, nessa festa popular, coloquem alegria, joguem confetes e serpentinas e façam amigos e aproveitando o período de Momo, digo que alguns desses fantásticos virtuais irão vestir suas belas fantasias com listras verticais em preto e branco, colocarão suas máscaras de metralhas e ao olharem o Secretario Clécio, cantarão a eterna marchinha – "Ei, você aí, me dá um dinheiro aí. me dá um dinheiro aí. Não vai dar?, não vai dar não? Você vai ver a grande confusão..." Pois é, sem extorsão tem confusão." Apesar de ser condenado sem merecimento, apesar de ser injustamente punido, vítima de um complô, sou bacabalense, defenderei o nome da cidade e acima de tudo, continuo andando de cabeça erguida. E é só... Um bom carnaval e parabéns aos ganhadores.

"Eu nao falei pra quem postou e sim pra quem fez pra ele postar"

"Perdoa-lhes, senhor, eles não sabem o que dizem"

Zé Lopes