sexta-feira, 26 de junho de 2026

BANDIDO SE DÁ MAL AO TENTAR ASSALTAR FARMACIA

 

O coronel Joselito Mendes, da Polícia Militar do Maranhão, estava de folga e na Drogasil do Vinhais, na noite de ontem,  quinta-feira (25), na capital maranhense, quando evitou um assalto contra o estabelecimento e clientes. 

Mesmo de folga, o coronel Joselito Mendes conseguiu imobilizar e prender um dos criminosos e ninguém ficou ferido. Grande ato de bravura e digno de reconhecimento.

O CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) foi acionado, mas quando chegou ao local do ocorrido o criminoso já estava imobilizado. A moto que estava sendo utilizada para o assalto também foi apreendida

FALTAM 100 DIAS PARA AS ELEIÇÕES 2026

 

É bem verdade que muitos eleitores ainda não se deram conta ou não deram a devida importância que faltam apenas 100 dias para as eleições de 2026, ainda mais em ano de Copa do Mundo, onde acaba aumentando desinteresse “precoce”.

De qualquer forma, a contagem é regressiva para o 1º Turno da eleição 2026, que ocorre em 04 de outubro. O eleitor brasileiro irá escolher o presidente da República, os 27 governadores, 54 senadores (dois por estado) e deputados federais, estaduais e distritais. Caso haja necessidade, o 2º Turno está marcado para 25 de outubro.

Com a proximidade do pleito, algumas datas ficam ainda mais relevantes. A partir do dia 4 de julho, pessoas que ocupam cargos públicos ficam proibidas de fazer publicidade institucional. Isso significa que não podem divulgar atos de governos, programas, serviços e obras. Já os candidatos não podem participar de inaugurações de obras públicas.

Outro momento importante são as convenções partidárias, que ocorrem de 20 de julho a 05 de agosto. Será nesse período que as candidaturas para 2026 serão oficializadas. Após as convenções, partidos e/ou federações terão até 15 de agosto para registrarem as candidaturas na Justiça Eleitoral.

Um dia depois, dia 16 de agosto, começa a propaganda eleitoral, ficando liberada nas ruas e na internet. As peças podem apresentar propostas, mensagens, realizações e trajetórias dos candidatos. Já a propaganda eleitoral no rádio e na TV começa em 28 de agosto e seguirá até o dia 1º de outubro

DUARTE JUNIOR DISPUTARÁ VAGA PARA O SENADO

 

O deputado federal Duarte Júnior reafirmou sua pré-candidatura ao Senado Federal e descartou qualquer possibilidade de disputar como vice-governador nas eleições de 2026.

Nos últimos dias, surgiram especulações nas redes sociais sobre um convite para que o parlamentar colocasse seu nome como pré-candidato a vice-governador. Ao comentar o assunto, Duarte agradeceu o reconhecimento, mas foi categórico ao confirmar que seu projeto político permanece voltado ao Senado.

"Quero agradecer profundamente pelo convite, mas reafirmar a minha pré-candidatura ao Senado Federal”, declarou.

Segundo o deputado, a decisão não é fruto do acaso, mas da construção de um projeto que, segundo ele, representa o desejo de muitos maranhenses por uma representação mais ativa em Brasília.

Duarte afirmou que pretende ser um senador presente, comprometido com o combate à corrupção, a defesa das pessoas com deficiência, dos consumidores e daqueles que mais precisam da atuação do poder público.

“O Maranhão precisa de um senador presente, que combata a corrupção, que defenda as pessoas com deficiência, os consumidores e aqueles que mais precisam”, afirmou.

Ao encerrar sua manifestação, Duarte destacou que sua pré-candidatura tem como principal compromisso a entrega de resultados concretos para a população.

Não quero que haja mais dúvidas. Sou pré-candidato ao Senado Federal. Uma pré-candidatura que vem muito mais do que para prometer: vem para resolver problemas e ajudar a melhorar a vida dos maranhenses”, concluiu

NOVA ETAPA DE ASFALTAMENTO EM BACABAL COMANDADA POR ROBERTO COSTA


A Prefeitura de Bacabal deu início, na manhã de ontem, quinta-feira (25), a uma nova etapa do programa de recuperação e pavimentação das vias urbanas do município. A primeira frente de trabalho foi lançada na Rua Magalhães de Almeida, uma das mais importantes da cidade, responsável por ligar a região central à BR-316 e conhecida como Avenida das Clínicas por concentrar hospitais, laboratórios e unidades de saúde.

O serviço prevê o recapeamento completo da via, com nova pavimentação e sinalização, garantindo mais segurança, mobilidade e melhores condições de tráfego para motoristas e pedestres.

Segundo o prefeito Roberto Costa, a intervenção vai além de uma simples operação de manutenção e representa um investimento estruturante para a cidade. “Estamos iniciando aqui pela Magalhães de Almeida, que é uma via importante de passagem na cidade. Não vai ser um tapa-buraco. Aqui será feito um recapeamento completo de toda essa via. Vamos fazer uma nova pista, que também será sinalizada, para que possamos oferecer melhores condições de tráfego, com mais agilidade e tranquilidade para a nossa população.”

Além da Rua Magalhães de Almeida, a gestão municipal também iniciou os serviços de terraplenagem para pavimentar a Avenida do Sopão, no bairro Novo Horizonte, atendendo a uma reivindicação histórica dos moradores. Os serviços serão estendidos ainda para outros bairros da cidade, incluindo a Avenida Principal do Residencial José Lisboa.

As novas frentes de trabalho reforçam uma política contínua de investimentos em infraestrutura urbana implementada pela administração municipal. Somente no primeiro ano de gestão, cerca de 70 quilômetros de vias urbanas receberam pavimentação, resultado de uma parceria entre o Município e o Governo do Estado.

O prefeito destacou a importância da colaboração institucional para a realização das obras. “No ano passado e no começo deste ano, fizemos um investimento junto com o Governo do Estado. Aproveito para agradecer também o apoio do governador Brandão e do secretário, à época, Orleans Brandão, que era secretário de Assuntos Municipalistas e nos ajudou muito. Nós realizamos cerca de 70 quilômetros de asfalto na nossa cidade.”

Os investimentos já realizados beneficiaram diversos bairros, entre eles Pantanal, Santos Dumont, Vila São João, Santa Marina e outras localidades, melhorando significativamente a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.

De acordo com Roberto Costa, os resultados alcançados nas áreas já contempladas permitiram à Prefeitura avançar para novas etapas do programa de pavimentação. “Uma coisa importante que precisa ser destacada é que, onde o asfalto foi feito, não tivemos problemas. Não tivemos dificuldades, por exemplo, nos bairros Areia, Pantanal, Santos Dumont, Vila São João, Santa Marina e em várias outras áreas onde executamos esse serviço. O asfalto se manteve em boas condições. Por isso, agora temos condições de ampliar esse trabalho para outros bairros.”

Paralelamente às obras de pavimentação, a Prefeitura mantém equipes atuando diariamente em serviços de limpeza urbana e manutenção da drenagem em diversos pontos da cidade. As ações incluem capina, roçagem, poda de árvores, varrição de ruas, limpeza de canais, galerias e demais estruturas responsáveis pelo escoamento das águas pluviais.

Com investimentos contínuos em infraestrutura, mobilidade e manutenção urbana, a gestão municipal segue avançando na modernização da cidade e na construção de uma Bacabal mais organizada, segura e preparada para atender às necessidades da população.


DECISÃO SOBRE CASSAÇÃO DO PSD É REVERTIDA NO MARANHÃO


Depois de mais de três anos e com os mandatos questionados já praticamente finalizados, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enfim, se posicionou sobre uma ação que questionava suposta fraude à cota de gênero praticada pelo PSD nas eleições para deputado estadual de 2022 no Maranhão.

Os ministros do TSE apreciaram um recurso do PSD contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, que considerou que o partido usou candidatura laranja nas eleições de 2022 para deputado estadual.

No entanto, por 4 votos a 3, os ministros do TSE reverteram a decisão do TRE-MA, acatando o recurso do PSD, entendendo que não ficou configurado a fraude à cota de gênero.

O relator do processo, ministro André Mendonça, foi o primeiro a votar pela rejeição do recurso. Acompanharam o voto do relator os ministros Ricardo Vilas Boas e Nunes Marques. Só que os ministros Estela Aranha, Dias Toffoli, Floriano de Azevedo Marques e Antônio Carlos Ferreira, votaram favorável ao recurso.

Sendo assim, enfim, chegamos ao capítulo final dessa novela, que mais uma vez comprova a falta de celeridade que impera na Justiça Eleitoral

cONTO - SILÊNCIO, HOSPITAL - CHICO ANYSIO

Silêncio, hospital – conto de Chico Anysio


Nos primeiros tempos de casamento ele aparentava uma  saúde de ferro mas, de uns anos pra cá, mostrava-se tão frágil, tão suscetível às doenças, que Dona Belinha, sua esposa, intranqüilizava-se cada vez mais.

— Qualquer coisinha o Pirilo hospitaliza-se — choramingava às amigas. — Tão frágil, tão doentinho…

E assim era. Por um simples sintoma de gripe ou resfriado, o Pirilo pegava um pijama, escova de dentes, pente e chinelos, metia-os numa maleta branca e hospitalizava-se.

— O que é que você tem, Pirilo? — perguntava a esposa preocupada, vendo o marido fazer a mala para mais uma ida à casa de saúde.

— Nada, minha velha.

— E se não tem nada, por que você vai para o hospital, Pirilo? — insistia Dona Belinha, mais preocupada do que nunca.

— Com saúde não se facilita. Não tenho nada agora, mas estou esperando uma gripe de uma hora para outra.

E se internava por quatro, cinco dias. Proibia as visitas e não aceitava flores ou maçãs. “Se eu morrer, não quero ninguém no velório. Na doença e na morte, longe os parentes”, era a teoria que defendia e a que a família obedecia.

— Chama-se isso de hipocondria — explicou um médico a quem Dona Belinha secretamente visitou:

— Hipocondria?

— É uma ansiedade habitual relativa à própria saúde — decifrava o médico. — É muito comum, um caso assim. Há pessoas que não vivem sem tomar remédio. Seu marido é um caso desses. Só que em estado mais grave, porque ele chega a ir para o hospital. Mas não se preocupe. Os hipocondríacos são os que vivem mais.

— Isso pega, doutor? — inquiriu Dona Belinha, quase desejando que sim, para poder acompanhar o marido, de quem sentia muita falta, durante os dias de nosocômio.

— Pegar, não digo, mas quem convive com um hipocondríaco, sendo de espírito fraco, pode-se contagiar por esta mania.

E ela muito rezava e pedia que lhe fosse dado este contágio.

— Belinha, traz a mala.

— Pra onde você vai, Pirilo?

— Vou-me hospitalizar.

— O que é que você está sentindo?

— Hoje, fazendo as unhas, tirei sangue da cutícula. Isso pode infeccionar, dar tétano, gangrenar, sei lá. Com saúde não se brinca.

E, de mala branca na mão e infalível chapéu preto à cabeça, lá ia o Pirilo para o Hospital dos Estrangeiros, onde tinha conta corrente (pagava por semestre) e apartamento quase fixo.

— O apartamento de sempre, Sr. Pirilo? perguntava a enfermeira, como se aquilo fosse um hotel.

— Não. Desta vez quero um no terceiro andar, com vista para a encosta.

E por uma semana, muitas vezes, curtia o seu hospitalzinho, de camisola e tudo, com exames de pressão arterial, termômetros sob a axila, colheita de urina, sangue, fezes, escarro, etc. Uma semana depois, sentindo-se recuperado, voltava ao seio da família, dizendo-se outro homem.

Ao mesmo tempo em que os filhos cresciam, desenvolvia-se a hipocondria do Pirilo, que se internou pelos motivos mais burlescos, de tão banais: furúnculo, cisco no olho, mau jeito no braço, aerofagia, topada.

A conselho médico a mulher nem tocava mais no assunto, tentando meter na cabeça do marido que ele não sofria de coisa alguma (“Isso pode piorar, porque ele fica irritado e…”). Ao ver Pirilo chegar e entrar em casa sem tirar o chapéu preto, a mulher já sabia que era caso de hospital. E, por conta própria (disso o médico não teve culpa), já até colaborava com a hipocondria do marido.

— Não está passando bem, Pirilo?

— Ainda bem que você notou. Hoje arrotei duas vezes, depois de tomar uma Coca-Cola. Faz a mala.

E o pijama, com pente, chinelo e escova de dentes, era enfiado na mala branca que Pirilo conduzia ao Hospital dos Estrangeiros, onde era mais conhecido do que muitos dos médicos que lá operavam ou davam plantão.

— Terceiro andar, para a encosta?

— Segundo andar, de frente.

— 214 — informava a enfermeira, dando-lhe a chave.

Tantas foram as vezes que Pirilo se internou que, ultimamente, já ia sozinho da portaria para o quarto. Ir uma enfermeira com ele para quê, se ele conhecia os corredores e apartamentos mais do que a maioria delas? De hospital, ele dava aula. E era um custo para aceitar a alta do médico.

— Pode ir embora hoje, Sr. Pirilo.

— De jeito nenhum. Antes de quinta-feira ninguém me tira daqui.

— Mas o senhor já está bom. Os gases…

— Os gases acabaram, mas… e essa unhazinha?

— Que tem a unha? — perguntava o médico, segurando-lhe a falange do pé que Pirilo lhe exibia.

— Repare na unha, veja bem.

— Está bem.

— Ora, doutor, enganar ao Pirilinho? A unha está encrava, não encrava. Antes de quinta-feira eu não saio, a não ser que a unha se resolva.

De tanto Pirilo se ausentar para os hospitais, apareceu um arquiteto desquitado com ótimos planos e projetos para Dona Belinha com os quais ela concordou, de tanta distância que já sentia do marido hipocondríaco.

Saiu ganhando, pois amava agora um homem formado, enquanto Pirilo continuava amante de uma ajudante de enfermeira do Hospital dos Estrangeiros, que um dia dava plantão no terceiro andar, de frente para a encosta, no outro dia no segundo andar, de frente para a frente…

Os hipocondríacos merecem cuidados


Chico Anysio 



POESIA - ORA (DIREIS) OUVIR ESTRELAS - OLAVO BILAC

 


Ora (direis) ouvir estrelas!


“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo

Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto,

Que, para ouvi-Ias, muita vez desperto

E abro as janelas, pálido de espanto …


E conversamos toda a noite, enquanto

A via láctea, como um pálio aberto,

Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,

Inda as procuro pelo céu deserto.


Direis agora: “Tresloucado amigo!

Que conversas com elas? Que sentido

Tem o que dizem, quando estão contigo?”


E eu vos direi: “Amai para entendê-las!

Pois só quem ama pode ter ouvido

Capaz de ouvir e de entender estrelas.”


Olavo Bilac 


quinta-feira, 25 de junho de 2026

ROBERTO COSTA - A MISSÃO



AGORA É MATA - MATA


Depois da bela vitória contra a Escócia por 3×0, que fez o Brasil terminar em primeiro no Grupo C, a Seleção Brasileira já sabe os dias e horários que irá jogar até uma eventual final em busca do sonho do hexacampeonato.

O primeiro jogo eliminatório será na segunda-feira, 29 de junho, às 14h. Caso avance, o Brasil jogará as oitavas de final no domingo, 5 de julho, às 17h. Nas quartas de final o jogo será no sábado, 11 de julho, às 18h. A eventual semifinal será na terça-feira, 15 de julho, às 16h e a grande final, que esperamos chegar, será no domingo, 19 de julho, às 16h.

Apesar de saber data e horário dos jogos das fases eliminatórias, o Brasil ainda precisará saber quais serão os próximos adversários na caminhada em busca do título que não vem a exatos 24 anos

POLICIA FEDERAL NA COLA DE JOSIMAR DE MARANHÃOZINHO

O deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA) é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada na manhã desta quinta-feira (25), que apura um suposto esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares. Agentes da PF cumprem mandados de busca relacionados à investigação. O parlamentar maranhense está licenciado do mandato na Câmara dos Deputados.

A Operação Afluente tem o objetivo de aprofundar investigação que apura a suposta atuação de organização criminosa em crimes de corrupção, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

Segundo as apurações, os valores teriam sido operacionalizados por intermédio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e posteriormente direcionados à contratação de empresas supostamente vinculadas, direta ou indiretamente, ao grupo investigado.

Estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, no Distrito Federal e nos estados de Goiás e Maranhão.

Josimar Maranhãozinho já havia sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em março deste ano, em uma ação que também investigou irregularidades na destinação de emendas parlamentares.

Na denúncia apresentada naquela ação, a Procuradoria-Geral da República (PGR) sustentou que o deputado coordenava a destinação dos recursos das emendas e exercia controle sobre a liberação dos valores.

Segundo a PGR, Josimar Maranhãozinho também monitorava planilhas de pagamento e realizava cobranças de propina relacionadas à execução dos recursos