domingo, 28 de junho de 2026

DIAGNOSE - COLUNA DO DR.OTÁVIO PINHO FILHO- RESSACA NAS FESTAS JUNINAS

DIAGNOSE - RESSACA NAS FESTAS JUNINAS


A temporada de festas de São João está chegando ao fim e, com ela, além das inúmeras opções de diversão, a variedade de comidas e bebidas – cada uma melhor que a outra.

Em muitas regiões do país, o período junino dura bem mais que uma semana e são diversas festas públicas e privadas para curtir. Como cai em um período em que muitas pessoas estão de férias, é natural se permitir alguns excessos ao participar das comemorações, indo dos deliciosos pratos típicos ao consumo de bebidas alcoólicas. A ingestão excessiva deste último, por sua vez, pode ocasionar a indesejada ressaca.

Com alguns cuidados, as consequências de umas doses a mais podem ser facilmente evitadas ou amenizadas. 

Dicas para prevenir e curar ressaca, a vilã das noites de festa e diversão.durante o São João: 

– Coma bem antes de pensar em ingerir uma grande quantidade de bebidas: Comer antes de beber irá ajudar a adiar o efeito do álcool e também irá amenizar a possível agressão. A prática conhecida como “forrar o estômago” pode ser feita com alimentos preferencialmente ricos em gorduras e carboidratos. A ingestão de vitaminas também é indicada.

– Mantenha o corpo hidratado: Ingerir regularmente água antes e depois de começar a beber é fundamental para prevenir uma ressaca forte no dia seguinte.

– Evite misturar bebidas: Se você quer aproveitar as festas bebendo, mas quer tentar fugir da ressaca, não misture bebidas. O corpo apresenta uma certa dificuldade em “trabalhar” com um tipo de bebida, adicionar outra com outros componentes e aditivos só irá piorar.

– Não beba mais de dois copos ou doses sem dar uma pausa: Seu corpo não é uma máquina, por isso faça pequenas pausas. Nesses tempo, aproveite para ingerir água ou comer algo.

– Não abuse da quantidade de algo que você não conhece: Se você nunca ingeriu determinada bebida e não sabe o efeito ou como a substância irá agir em seu corpo, mas mesmo assim deseja beber, preste atenção na quantidade que será ingerida.

– Fique atento aos sinais do seu corpo: Se você começar a sentir tonturas, apresentar uma irritação no estômago, dores de cabeça, reflexos e movimentos lentos, saiba que é uma boa hora para parar de ingerir bebidas alcoólicas.

Dicas para curar a ressaca durante o São João: 

– Continue ingerindo água: Mesmo se você já bebeu uma grande quantidade de água antes e durante o período que passou ingerindo álcool, continue com a prática para ajudar a limpar o organismo.

– Tome um banho antes de dormir: Tente dormir relaxado e de maneira confortável.

– Coma bem no café da manhã: Ter uma boa refeição no dia seguinte à ingestão de bebidas alcoólicas ajuda a combater a ressaca. Aposte em comidas como banana, que é rica em potássio, brócolis e ovos, que são ricos em cisteína, assim como outras frutas ricas em frutose.

– Aposte em alimentos leves: Nada de comidas muito pesadas e gordurosas.

– Tenha um bom sono: Dormir é uma boa maneira de melhorar ou enfrentar a ressaca, porém o sono deve ser de qualidade. Se você não dormiu bem na noite após a festa, tente dormir melhor no outro dia.





sábado, 27 de junho de 2026

RAPiDINHAS DO SÁBADO


E com essa frase abriremos a nossa coluna de hoje 

++++++++++

E seguimos com essa reflexão . A do vídeo, na voz da Maria Bethânia.

++++++++++

E aqui vai mais uma dica de português pra você não errar mais 

++++++++++

E o último sábado foi marcado pela festa em comemoração ao aniversário de 70 anos do médico, ex-vereador de Bacabal, ex- deputado estadual e empresário Dr Elijo Almeida. Muita pompa e convidados especiais participaram desse momento de Glória. Na foto o Ex vereador e pecuarista Costela, ex vereador, articulador político e poeta Paulo Campos, o aniversariante Dr. Elijo, o Eterno Senador João Alberto e o ex vereador Li Brandão. 

++++++++++

Outro grande momento no flagrante fotográfico, o belo casal Dr. Elijo Almeida e Ute Almeida, ladeando o ex-deputado federal e atual superintendente do Denit, João Marcelo e o Eterno Senador e atual Vereador de Bacabal, João Alberto.. 

+++++++++ 

E no último sábado, aproveitei o lindo final da tarde para ouvir música junina, a exemplo de belas toadas, no no meu quintal e não resisti a uma taça de um bom vinho seco. Quem deu uma passadinha para me dar um abraço foi a coordenadora escolar Sheyla Branco.

++++++++++

E quem esteve no último sábado bebendo aquela cerveja bem gelada no Bar e lava-jato do Batista, foi o repórter e apresentador Ray Lima. Ele estava Pingando Fogo, mas a Stella Artoir tava branquinha.

++++++++++

E no último sábado, o assessor e articulador político Venâncio do Peixe, esteve no mercado da Rodoviária comprando carne para um churrasco e na parte suína ele optou pela qualidade das peças no box do famoso Chico de Lauzino. Só o melhor

++++++++++

Venâncio também esteve com sua irmã, a empresária Claudilene,  que recentemente inaugurou o  chique  Restaurante Dom Pescado, no Bairro Trizidela. A casa está funcionando a todo vapor servindo o melhor do pescado e também da nossa cozinha regional

++++++++++

E o cantor e compositor Perboire Ribeiro, na manhã do último sábado, esteve no restaurante da Dorinha onde fez uma boquinha, comendo aquele mocoto com sabor bem caseiro e se preparou para seu belo show no Arraial Nova Bacabal, na Avenida João Alberto.

++++++++++

E na noite do  último sábado, no Arraial Novo Bacabal, quem fez o show de abertura foi o cantor e compositor Perboire Ribeiro. No repertório do artista, muito forró, xote, baião e uma sequência de toadas que fazem parte do Cancioneiro junino Bacabalense.

++++++++++

No último domingo, fui surpreendido por três momentos culturais que, por mais que eu queira, não me deixam desistir de ser artista.

++++++++++

Primeiro momento - vindo do Pará, o autêntico Carimbó,  tocado e cantando por quem conhece realmente do ritmo, por quem traz no sangue, nas maos e na voz, o próprio coração. Emocionante.

++++++++++

Segundo momento - Vídeo enviado pelo jornalista, blogueiro e poeta Abel Carvalho, de um Cazumbá brincando sozinho na beira da praia, mostrando toda a decadência e  tristeza em que transformaram o nosso São João, o nosso folclore, a nossa cultura. Solitário, diferente e angustiante.

++++++++++

Terceiro Momento - Enquanto Bacabal, a minha terra, me exclui dos seus feitos culturais, a maior expressão Cultural de São Luís e do Maranhão, , A Feirinha Cultural, me prestou uma homenagem e entre as canções  escolhidas pelos  organizadores a iconca " Como tem Maria no meu Bacabal". Os vídeos foram mandados pelo cantor, compositor e guitarrista da Banda Altas Doses, Jacó e pelo peta e escritor Marcelo Chalvinski.

+++++++++

E a nossa miss pré -teen, Thais Lima, espera apenas o dia do concurso pra trazer mais um título de beleza pra nossa cidade e pra nosso estado. Ela concorre a Miss Brasil. Estamos na torcida.

+++++++++

E a linda atriz, empresária  e performancer Jan Lima, se despede do último final de semana de junho com uma compilação com base em nossas tradições . Um arraso.

++++++++++

E o grande compositor R. Cavalcante, que tem um lindo trabalho literário e também é um exímio compositor, nos presenteia nesse momento de esperança, com uma bela canção feita para a Seleção Brasileira de Futebol, em busca do Hexa Campeonato.

++++++++++

E na segunda feira passada, recebi uma mensagem de um amigo que serviu o Exército comigo. Raimundo hoje mora no Pará e depois de décadas sem vir a Bacabal, está planejando uma visita a terra natal para rever amigos, parentes e matar a saudade. 

+++++++++++

Uma resposta para a desembargadora do Tribunal de justiça do Pará , Eva do Amaral Coelho que fez uma triste comparação 

+++++++++

E dessa vez não foi o advogado Dr. Bento Vieira, nem o pré candidato a deputado federal Bento Pitbull, nem o pai de Santo, Pai Raí. Quem falou foi o cientista político Bento Vieira. Ele que espalhou aos quatro ventos a vitória de Lahesio Bonfim para governador, ainda não falou em sua vitória para senador. Ele que pisoteou na candidatura de BRAIDE, o apelidando de sabão neutro, agora chama o político pelo nome, elogia seu trabalho e até declarou apoio. O que será que aconteceu nos bastidores?. O Plínio Oliveira que faz parte do Clã Bentista, declarou apoio a Orleans Brandão. Alguma coisa está fora da ordem. Só Pai Raí pra explicar.
++++++++++
E na última quarta feira, o empresário Janae Ibiapina e o bioquímico  Toinho do Sesi, foram flagrados comprando  petiscos para o jogo do Brasil contra a Escócia, no Ponte dod marisco e iguarias sob gerenciamento do nosso querido amigo Rachidim. E tome chuva de caju e manga na hora da compra.
++++++++++
E quem anda fazendo inveja a muitos amigos, é o conceituado bioquímico especializado em análises clínica, o Dr. Luís. Prestando serviços em várias cidades, ele, na última quinta feira, adquiriu umas belas branquinhas que foi frita no azeite de coco e servida com arroz baião de dois e cuxá com quiabo batidos na tadinha. É ou não é de fazer inveja?
++++++++++
Fim de inverno, começa a safra do nosso tradicional "limãozim". Como gosto demais, comecei a preparar as minhas conservas e também os molhos com pimenta malagueta. Agora vem a fartura de peixe do Mearim. Tudo combina.
++++++++
E na manhã de ontem, sexta feira, quem me fez uma visita foi meu querido sobrinho Raimundo Máximo. Conversamos por um bom tempo e ele me presenteou com uma galinha caipira só no ponto de ir pra panela. Vou deixar pro almoço de segunda, pois é feriado de São Pedro e também tem jogo da Seleção Brasileira.
++++++++++
E amanhã acontecerá no Canto do Luso em São Luís, o tradicional Domingão dos artistas. Música para todos os gostos com Luso, Dommer, Endrigo, Sid, Nivaldo, Bives, Adão, Sérgio Baiano, Aldo e Poeta Paul Getty. o Canto do Luso fica na Estrada de Ribamar, n 01, Rio São João.. Imperdível.
++++++++++
E na noite de ontem, em São Luís do Maranhão, no Arraial do Bairro de Fátima, o bumba-meu-boi de Viana fez a abertura da festa que só terminou com o nascer do sol. Muitas outras atrações se spresentaram e as imagens foram enviadas ao blog pelo professor Silinha.
+++++++++++

E revirando o álbum de recordação em busca de preciosidades encontramos essa no acervo do Blog.  O ex deputado estadual e federal e atual secretário de Estado da Agricultura, Bira do Pindaré e o cantor e compositor Zé Lopes em uma noite no passado, na Ilha do Amor. 
++++++++++

E a turma da charge foi das adivinhações de Bento Pai Raí.

+++++++++

E a galera da montagem  pergunta o tempo do verbo e dá a solução para a falta de açúcar 

+++++++++

E como somos o país da piada pronta escolhemos essas para alegrar o nosso sábado 

++++++++++

E a nossa coluna de hoje tem o oferecimento de Point dos Mariscos. Aproveite a promoção e faça sua festa.

++++++++++

E com essa frase encerraremos a nossa coluna de hoje 

++++++++++

E aí meu amigo Lambal. A política chegando e com ela a flexibilização. O que o senhor acha?


JOSIMAR DE MARANHÃOZINHO DIZ DESCONHECER CONTRATO ALVO QUE LEVOU A POLÍCIA FEDERAL A DEFLAGAR OPERAÇÃO AFLUENTE

O deputado federal e presidente do PL no Maranhão, Josimar de Maranhãozinho, emitiu Nota de Esclarecimento sobre ter sido alvo da Operação Afluente, deflagrada pela Polícia Federal, com autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino.

O parlamentar afirma que recebeu a medida com tranquilidade, que tem colaborado com as autoridades, mas que desconhece os contratos que seriam alvos da investigação da PF.

Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam indícios da existência de uma estrutura integrada por agentes públicos e privados voltada ao desvio de recursos oriundos de emendas parlamentares federais. As apurações apontam que os valores teriam sido operacionalizados por intermédio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e posteriormente direcionados à contratação de empresas supostamente vinculadas, direta ou indiretamente, ao grupo investigado.

Vale ressaltar que durante a operação, foram apreendidos, em todos os endereços ligados aos investigados, cerca de R$ 133 mil em espécie, 22 veículos, além de 1 helicóptero

EDIVALDO SERÁ VICE DE ORLEANS BRANDÃO

Fim do mistério. O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, será o candidato a vice-governador na chapa do pré-candidato do MDB, Orleans Brandão (MDB).

As conversas, que já haviam sido iniciadas no mês passado, avançaram as últimas horas e o “martelo foi batido”.

O anúncio oficial ocorrerá no próximo sábado, 04 de julho.

A estratégia de Orleans é diminuir a vantagem que o pré-candidato do PSD, Eduardo Braide, tem em São Luís.

Sendo assim, nada melhor do que o ex-prefeito da capital por dois mandatos. Além disso, Edivaldo deixou a Prefeitura de São Luís muito bem avaliado

ROBERTO COSTA FAZENDO A DIFERENÇA

 

sexta-feira, 26 de junho de 2026

BANDIDO SE DÁ MAL AO TENTAR ASSALTAR FARMACIA

 

O coronel Joselito Mendes, da Polícia Militar do Maranhão, estava de folga e na Drogasil do Vinhais, na noite de ontem,  quinta-feira (25), na capital maranhense, quando evitou um assalto contra o estabelecimento e clientes. 

Mesmo de folga, o coronel Joselito Mendes conseguiu imobilizar e prender um dos criminosos e ninguém ficou ferido. Grande ato de bravura e digno de reconhecimento.

O CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) foi acionado, mas quando chegou ao local do ocorrido o criminoso já estava imobilizado. A moto que estava sendo utilizada para o assalto também foi apreendida

FALTAM 100 DIAS PARA AS ELEIÇÕES 2026

 

É bem verdade que muitos eleitores ainda não se deram conta ou não deram a devida importância que faltam apenas 100 dias para as eleições de 2026, ainda mais em ano de Copa do Mundo, onde acaba aumentando desinteresse “precoce”.

De qualquer forma, a contagem é regressiva para o 1º Turno da eleição 2026, que ocorre em 04 de outubro. O eleitor brasileiro irá escolher o presidente da República, os 27 governadores, 54 senadores (dois por estado) e deputados federais, estaduais e distritais. Caso haja necessidade, o 2º Turno está marcado para 25 de outubro.

Com a proximidade do pleito, algumas datas ficam ainda mais relevantes. A partir do dia 4 de julho, pessoas que ocupam cargos públicos ficam proibidas de fazer publicidade institucional. Isso significa que não podem divulgar atos de governos, programas, serviços e obras. Já os candidatos não podem participar de inaugurações de obras públicas.

Outro momento importante são as convenções partidárias, que ocorrem de 20 de julho a 05 de agosto. Será nesse período que as candidaturas para 2026 serão oficializadas. Após as convenções, partidos e/ou federações terão até 15 de agosto para registrarem as candidaturas na Justiça Eleitoral.

Um dia depois, dia 16 de agosto, começa a propaganda eleitoral, ficando liberada nas ruas e na internet. As peças podem apresentar propostas, mensagens, realizações e trajetórias dos candidatos. Já a propaganda eleitoral no rádio e na TV começa em 28 de agosto e seguirá até o dia 1º de outubro

DUARTE JUNIOR DISPUTARÁ VAGA PARA O SENADO

 

O deputado federal Duarte Júnior reafirmou sua pré-candidatura ao Senado Federal e descartou qualquer possibilidade de disputar como vice-governador nas eleições de 2026.

Nos últimos dias, surgiram especulações nas redes sociais sobre um convite para que o parlamentar colocasse seu nome como pré-candidato a vice-governador. Ao comentar o assunto, Duarte agradeceu o reconhecimento, mas foi categórico ao confirmar que seu projeto político permanece voltado ao Senado.

"Quero agradecer profundamente pelo convite, mas reafirmar a minha pré-candidatura ao Senado Federal”, declarou.

Segundo o deputado, a decisão não é fruto do acaso, mas da construção de um projeto que, segundo ele, representa o desejo de muitos maranhenses por uma representação mais ativa em Brasília.

Duarte afirmou que pretende ser um senador presente, comprometido com o combate à corrupção, a defesa das pessoas com deficiência, dos consumidores e daqueles que mais precisam da atuação do poder público.

“O Maranhão precisa de um senador presente, que combata a corrupção, que defenda as pessoas com deficiência, os consumidores e aqueles que mais precisam”, afirmou.

Ao encerrar sua manifestação, Duarte destacou que sua pré-candidatura tem como principal compromisso a entrega de resultados concretos para a população.

Não quero que haja mais dúvidas. Sou pré-candidato ao Senado Federal. Uma pré-candidatura que vem muito mais do que para prometer: vem para resolver problemas e ajudar a melhorar a vida dos maranhenses”, concluiu

NOVA ETAPA DE ASFALTAMENTO EM BACABAL COMANDADA POR ROBERTO COSTA


A Prefeitura de Bacabal deu início, na manhã de ontem, quinta-feira (25), a uma nova etapa do programa de recuperação e pavimentação das vias urbanas do município. A primeira frente de trabalho foi lançada na Rua Magalhães de Almeida, uma das mais importantes da cidade, responsável por ligar a região central à BR-316 e conhecida como Avenida das Clínicas por concentrar hospitais, laboratórios e unidades de saúde.

O serviço prevê o recapeamento completo da via, com nova pavimentação e sinalização, garantindo mais segurança, mobilidade e melhores condições de tráfego para motoristas e pedestres.

Segundo o prefeito Roberto Costa, a intervenção vai além de uma simples operação de manutenção e representa um investimento estruturante para a cidade. “Estamos iniciando aqui pela Magalhães de Almeida, que é uma via importante de passagem na cidade. Não vai ser um tapa-buraco. Aqui será feito um recapeamento completo de toda essa via. Vamos fazer uma nova pista, que também será sinalizada, para que possamos oferecer melhores condições de tráfego, com mais agilidade e tranquilidade para a nossa população.”

Além da Rua Magalhães de Almeida, a gestão municipal também iniciou os serviços de terraplenagem para pavimentar a Avenida do Sopão, no bairro Novo Horizonte, atendendo a uma reivindicação histórica dos moradores. Os serviços serão estendidos ainda para outros bairros da cidade, incluindo a Avenida Principal do Residencial José Lisboa.

As novas frentes de trabalho reforçam uma política contínua de investimentos em infraestrutura urbana implementada pela administração municipal. Somente no primeiro ano de gestão, cerca de 70 quilômetros de vias urbanas receberam pavimentação, resultado de uma parceria entre o Município e o Governo do Estado.

O prefeito destacou a importância da colaboração institucional para a realização das obras. “No ano passado e no começo deste ano, fizemos um investimento junto com o Governo do Estado. Aproveito para agradecer também o apoio do governador Brandão e do secretário, à época, Orleans Brandão, que era secretário de Assuntos Municipalistas e nos ajudou muito. Nós realizamos cerca de 70 quilômetros de asfalto na nossa cidade.”

Os investimentos já realizados beneficiaram diversos bairros, entre eles Pantanal, Santos Dumont, Vila São João, Santa Marina e outras localidades, melhorando significativamente a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.

De acordo com Roberto Costa, os resultados alcançados nas áreas já contempladas permitiram à Prefeitura avançar para novas etapas do programa de pavimentação. “Uma coisa importante que precisa ser destacada é que, onde o asfalto foi feito, não tivemos problemas. Não tivemos dificuldades, por exemplo, nos bairros Areia, Pantanal, Santos Dumont, Vila São João, Santa Marina e em várias outras áreas onde executamos esse serviço. O asfalto se manteve em boas condições. Por isso, agora temos condições de ampliar esse trabalho para outros bairros.”

Paralelamente às obras de pavimentação, a Prefeitura mantém equipes atuando diariamente em serviços de limpeza urbana e manutenção da drenagem em diversos pontos da cidade. As ações incluem capina, roçagem, poda de árvores, varrição de ruas, limpeza de canais, galerias e demais estruturas responsáveis pelo escoamento das águas pluviais.

Com investimentos contínuos em infraestrutura, mobilidade e manutenção urbana, a gestão municipal segue avançando na modernização da cidade e na construção de uma Bacabal mais organizada, segura e preparada para atender às necessidades da população.


DECISÃO SOBRE CASSAÇÃO DO PSD É REVERTIDA NO MARANHÃO


Depois de mais de três anos e com os mandatos questionados já praticamente finalizados, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enfim, se posicionou sobre uma ação que questionava suposta fraude à cota de gênero praticada pelo PSD nas eleições para deputado estadual de 2022 no Maranhão.

Os ministros do TSE apreciaram um recurso do PSD contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, que considerou que o partido usou candidatura laranja nas eleições de 2022 para deputado estadual.

No entanto, por 4 votos a 3, os ministros do TSE reverteram a decisão do TRE-MA, acatando o recurso do PSD, entendendo que não ficou configurado a fraude à cota de gênero.

O relator do processo, ministro André Mendonça, foi o primeiro a votar pela rejeição do recurso. Acompanharam o voto do relator os ministros Ricardo Vilas Boas e Nunes Marques. Só que os ministros Estela Aranha, Dias Toffoli, Floriano de Azevedo Marques e Antônio Carlos Ferreira, votaram favorável ao recurso.

Sendo assim, enfim, chegamos ao capítulo final dessa novela, que mais uma vez comprova a falta de celeridade que impera na Justiça Eleitoral