De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que foi divulgado na tarde de ontem, quinta-feira (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Maranhão tem duas cidades entres as que mais registram roubo de celular no Brasil.
A capital maranhense aparece na oitava colocação entre as capitais, atrás de Manaus (AM), que registrou em 2023 uma taxa de 2.096,3 celulares subtraídos por 100 mil habitantes, Teresina (PI), São Paulo (SP), Salvador (BA), Belém (PA), Macapá (AP), Recife (PE) e Natal (RN).
Além de São Luís, que ficou no geral na 12ª colocação com o registro de 1.254 roubos por 100 mil habitantes, a outra cidade maranhense entre as 50 com mais registros é Timon. O município que faz fronteira com a capital piauiense ficou na 17ª posição com 1.129 registros por mil habitantes.
Ainda de acordo com informações do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 78% dos roubos de celulares no ano passado ocorreram em vias públicas. No caso dos furtos, 44% ocorreram em ruas e avenidas. A maior parte dos furtos (35%) ocorreu aos sábados e domingos. Já os roubos são mais frequentes entre terça e sexta-feira.
Os dados indicam que os furtos de celular atingiram homens e mulheres na mesma proporção, mas os casos de roubo vitimaram mais os homens (58% do total). Os jovens entre 20 e 29 anos foram os que mais tiveram aparelhos roubados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário