domingo, 15 de setembro de 2013



ELES, VÓS, NÓS, ELE, TU, “EU”FRÁSIO
PRIMEIRA PESSOA DA OFTALMOLOGIA EM TODAS AS CONJUGAÇÕES

 “Quero chegar na minha sepultura com a história de quem nunca se acomodou, nunca roubou, nunca deixou de pensar ,estudar, falar ou tentar a melhor síntese da sua consciência”

Secretária Ana Cuba
- Segunda porta à direita, sala 13,  segunda porta à direita, sala 13, repete incansavelmente durante todo o dia a loiríssima Ana Cuba, secretária assistente de Dr. Eufrásio, um dos oftalmologistas mais requisitados e um dos mais conceituados do nosso país. – Não tem mais vaga esse mês para consulta com o Dr. Eufrásio, repete ao telefone e direto ao paciente dezenas de vezes ao dia, a secretária atendente Flávia. Registrado com o nome de Luis Eufrásio Ribeiro Filho, esse filho do comerciante Luis Eufrásio e da dona de casa Cleonice Silva Ribeiro, é incansável, inquieto, cumpridor de seu dever e está sempre procurando em colher novos aprendizados. Humano ao pé da letra e ás mãos da palavra, com vistas grossas para a injustiça, para os desmandos e para atos ilícitos, Dr. Eufrásio tem o dom da palavra e não poupa nenhuma para detonar qualquer errado de plantão. Casado com a enfermeira Sheila Veloso da Silva, funcionária do Hospital Socorrão II em São Luis-Ma, pai de Aarão Luiz da Silva, estudante da 7ª série no Colégio Reino Infantil, São Luis-Ma, Dr. Eufrásio trabalha no Instituto de Olhos São Luis ,situado na  Av. Silva  Maia   419  centro - São Luis- Ma.
Dr. Eufrásio consultando Dr. Ofélio
Eufrásio foi menino da roça, da tropa de burros, destino cigano, viajante contumaz, seguidor de seus pais, aventureiros por convicção e por necessidade.  Livre, ele teve uma Infância  de felicidade plena e inquestionável. Nasceu em Bacabal-Ma, no dia  01/09/1962 , de lá foi morar no povoado  Centro do Josias,  onde  seu pai , um Cearense arretado e  trabalhador tinha um  pequeno comercio e uma roça. Depois  que o  comércio acabou, sua família se mudou para o povoado Turí (hoje Araguanã) pra botar  novas roças, de lá para o povoado Santa Tereza do Paruá, também para  cultivar novas  roças.  Como esse tempo era só brincadeira, banho de igarapé, passarinhadas, pescarias e pequenos mandados do campo, não dava para estudar, pois  nestes  interiores não tinham escolas  e  Eufrásio só cursou a 2ª série em torno dos 10 anos de idade e como sua professora só tinha estudado até esta série não podia ensinar outras mais avançadas. daí então ficou só brincando. Eufrásio estudou a 1ª serie no povoado "Centro do Josias", na época  município de Monção,   hoje  município de Zé Doca, a 2ª série  no povoado Santa Tereza do Paruá ,na época  município de Turiaçú e hoje município de Presidente Médici, a  3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série, 1º e 2º ano científico no Colégio de Nossa Senhora dos Anjos, onde, devido deficiência  nas condições financeiras familiares foi agraciado por uma bolsa de estudo em todos estes anos e o 3º ano cientifico no Colégio Moderno, em Belém do Pará, com ajuda de familiares mais abastados. Sem negar suas raízes e com todo esse nomadismo, dá pra ver a sua inquietude e o seu constante gosto por aprender coisas novas. 
Dr. Eufrásio e paciente
Eufrásio sempre considerou a sua vida maravilhosa e a  sua mente buliçosa nunca o deixou ficar quieto. Em Bacabal, quando criança foi vendedor  de dindin, bolo, milho assado, passarinho, bilhetes de loteria, jogo do bicho, empacotador de fumo e depois já mais adulto foi garimpeiro de Serra Pelada (inspirado por seu avô, januário Boca Rica)  e  bancário do Banco do Brasil, de onde ainda guarda saudades.
Ele adora pescaria ,  estudar, pesquisar, ver  coisas diferentes da sua rotina de trabalho, só pra mudar, bolinar, transgredir os conhecimentos e pensamentos .
No seu entendimento, a constância leva ao emperramento, mas aceita as opiniões contrárias como verdades dos outros, não absolutas e quase nunca  do seu convencimento. Eufrásio é tudo isso e na sua entrevista, ele abre o jogo e dá o seu ponto de vista sem ter medo da reação. Eufrásio é a reação. Curtam a entrevista.


ENTREVISTA
01 - Blog do Zé Lopes – Como anda os olhos dos brasileiros?
Dr. Eufrásio –  Do ponto de vista médico, muito maltratados devido à pequena quantidade de profissionais especializados para tal, além de que, os  recursos governamentais para a área da saúde são poucos  e costumeiramente desviados ou mal empregados pelos nossos representantes.    Do ponto de vista sócio-político, quase cegos, basta ver na nossa cidade onde há décadas o poder é exercido, ou pelo grupo do senador João Alberto (prá resumir o pensamento daquele ancião: é  só ver a sua mais recente decisão no senado , onde no meio de  62 senadores somente ele votou a favor de que criminosos condenados  possam continuar  como parlamentares. seria uma decisão  protetiva para o futuro seu?) ou pelo grupo do deputado federal José Vieira (um poço de mentiras e enganações . Este cidadão que na sua história tem mais sujeiras do que poleiro de pato. Ouve-se  fatos escabrosos, marginais , e ainda continua nos representando, e ainda é uma das maiores forças eleitorais.) agora só falta um Guerreiro dominar nossa cidade, aí será o caos  total.

02 - Blog do Zé Lopes - Dr. Eufrásio, o senhor se formou em medicina, se especializou em cirurgia, trabalhou por muito tempo e depois resolveu se especializar em oftalmologia, parte da medicina em que o senhor atua. Por que essa mudança?
Dr. Eufrásio –  Alguns dizem que sou inconstante e eu digo que não consigo ficar parado , eu gosto de mudar , de conhecer mais, de passar os meus dias na terra tentando ser o que meu coração pede e minha cabeça obedece. sendo sempre feliz...

03 - Blog do Zé Lopes – Sendo um médico bastante requisitado, tempo muito pouco e o senhor ajuda muita gente. Lhe satisfaz se preocupar com a classe menos favorecida?
Dr. Eufrásio – Durante maior parte da minha vida eu vivi os modos das classes menos favorecidas financeiramente deste país, sei de suas dificuldades, suas faltas, seus sofrimentos.  mas, sei também que geralmente são as pessoas mais "felizes", com maior pureza de alma, as mais amigas, as mais solidárias e merecedoras de melhor assistência.

04 - Blog do Zé Lopes – Sabe-se que medicina é coisa cara e que a saúde do país anda muito doente. Na sua opinião, o que deve ser feito?
Dr. Eufrásio – Mudar o pensamento da grande maioria dos políticos atuais ou mudar os representantes atuais que tem tendências ao peculato e a corrupção , daí sobraria  rios de  dinheiro para suprir as necessidades de saúde da população.  A saúde não anda doente, o doente é a nossa representação. 

05 - Blog do Zé Lopes – Como o senhor vê o projeto do Governo federal de trazer médicos estrangeiros para Brasil?
Dr. Eufrásio – Acho um excelente projeto, desde que os médicos que venham para cá sejam aprovados no Exame do Revalida, ou seja, dêem uma "mínima" explicação de que são capacitados.

06 - Blog do Zé Lopes – No pouco tempo que lhe sobra, o que o senhor faz?          Dr. Eufrásio –  Gosto de uma boa pescaria, de andar a cavalo, de ver minhas búfalas, de ver coisas diferentes da minha rotina de trabalho.
07 - Blog do Zé Lopes – O senhor também dá plantão em sua cidade, Bacabal. Sabendo das dificuldades, o que o município mais precisa, e em caráter de urgência para melhorar a vida, principalmente dos diabéticos, que naturalmente são afetados?
Dr. Eufrásio – Em Bacabal não há nenhum serviço público  que faça de forma especializada uma avaliação dos paciente diabéticos. Estou tentando com a administração atual, aquisição de equipamentos básicos  para tal.  Mas, se até o inicio do mês de outubro  eu não obter o apoio que estou necessitando , de  modo infeliz, vou desistir "temporariamente" da empreitada,   já cansei de  fazer orçamentos e até adulamentos a nossas autoridades .     Vou pedir licença sem vencimentos e esperar que no futuro os pensamentos, as atitudes ou as coisas mudem ...

08 - Blog do Zé Lopes – Apesar de ser Bacabalense, prestar serviço para a cidade, possuir bens como terras fazendas, o senhor não participa muito da vida social da cidade. Porque o senhor se isola?
Dr. Eufrásio –  Não me considero isolado, acho até que vivo muito feliz ao lado dos  que gosto e gostam de mim.  Geralmente não vou a festas porque não  uso  bebidas alcoólicas  há uns  20 anos,  não  sei dançar, não uso  drogas entorpecentes, minha tesão diminuiu muito com a idade e quando mais novo eu participava mais porque gostava muito de novas namoradas.  Hoje, ainda tenho o maléfico vicio de  fumar o cigarro charm que a todo dia penso largar,  gosto muito das pescarias, das prosas diárias nos mercados e periferias da cidade, de visitar minhas pequenas propriedades e estar com meus pais, irmãos, amigos, minha mulher e filho.

09 - Blog do Zé Lopes – É público e notório que o senhor trabalha muito, chega na clinica as sete da manhã, muitas vezes sai à noite, viaja as sextas para Bacabal e está terminando o curso de direito. Quando o senhor terminar o direito, irá largar a medicina e onde o senhor quer chegar?
Dr. Eufrásio – O pulo do gato  só sabe o gato!   a fuga do rato só sabe o rato!  a patada da onça só sabe a onça!  Quero chegar na minha sepultura com a história de quem nunca se acomodou, nunca roubou, nunca deixou de pensar ,estudar, falar ou tentar a melhor síntese da sua consciência...

10 - Blog do Zé Lopes – Quem é realmente esse Eufrásio que diante de tantas ocupações, ainda acha um tempo pra sorrir?

Dr. Eufrásio – É o Eufrásio alegria, sinceridade, felicidade, amizade, com muitíssima  fé em Deus, louco para alguns , lúcido para muitos  e correto para consigo mesmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário