segunda-feira, 14 de julho de 2014

EDINHO SE PREPARA PARA ENTREGAR AO POVO O SEU PLANO DE GOVERNO - ACELERAÇÃO DO MARANHÃO




O candidato a governador Lobão Filho (PMDB) deverá entregar oficialmente à população maranhense, até o fim deste mês, o carro-chefe de seu plano de governo: o Programa de Aceleração do Maranhão – PAM
O PAM é uma forma de ação direta, junto com os municípios, para resolver cada problema persistente no estado, como a pobreza, que coloca 40 municípios entre os mais baixos nos índices do IDH; ou para melhorar o rendimento escolar do ensino básico até elevá-lo às melhores colocações no ranking do Ideb. As ações do PAM serão objetivas, buscando a maior eficiência no menor prazo, pois tem data para atingir os seus objetivos: quatro anos.
A ideia de criar o Programa de Aceleração do Maranhão – PAM nasceu de um encontro dele com o ex-presidente Lula.
“Na conversa, ele me disse: ‘Lobão, o Maranhão é um estado de enorme potencial, tem hoje uma infraestrutura extraordinária e agora precisa entrar noutro estágio. É hora de resolver de vez os problemas mais antigos, agora que o estado tem condições de resolvê-los um a um. Isto é, distribuição de riqueza. Ao mesmo tempo, não deixe de continuar criando projetos que vão alicerçar ainda mais o futuro’. Ele citou o exemplo do PAC, que faz exatamente isso. E, aí, nasceu o PAM. Foi inspiração direta em quem sabe fazer e fez”, resumiu Lobão Filho. E acrescentou: “Quando digo que tenho o apoio de Lula, isso não se limita a ele apontar o meu nome para governador. É também na discussão de soluções para o nosso estado”.
Para o peemedebista, o PAM apresenta-se um instrumento inovador na administração estadual e será o grande motor de execução de suas propostas.
Apesar dessa importância particular, o Programa de Aceleração do Maranhão não elimina dezenas de outros pontos do programa de governo, mais amplo, já divulgado no portal da sua campanha na internet (lobaofilho15.com.br), e que contempla projetos e ações mais gerais. “Um ponto fundamental no PAM”, esclarece Lobão Filho, “é que ele é focado em cada setor ou área onde será executado para obter o melhor rendimento, pois cada ação do programa tem prazo: quatro anos”.
O Programa de Aceleração do Maranhão (PAM) se torna coletivo dentro do processo de diálogo e troca de conhecimentos que o candidato estabeleceu com os maranhenses desde o início da campanha.
Participação das prefeituras
O Programa de Aceleração do Maranhão se caracteriza por uma ação direta do governo estadual junto aos 217 municípios, atacando problemas setoriais ou regionais, com mecanismos administrativos destinados a quebrar a burocracia e ineficiência do processo de repasse de verbas. Com isso, se resolverá os problemas com mais celeridade e maior fiscalização.
“O PAM será elemento fundamental na execução da política municipalista que pretendo desempenhar para resgatar a ação executiva. Vamos trabalhar de maneira conjugada com os municípios, junto com os prefeitos. O conceito de ação direta proposto no Plano de Aceleração do Maranhão é a forma objetiva de chegarmos aos municípios para sanar os seus problemas sem, no entanto, isolarmos os prefeitos”, explica o candidato.
“Ao alcançarmos os objetivos do PAM, teremos cumprido nosso papel de resgatar o direito dos cidadãos e dos nossos municípios de participarem do crescimento econômico do estado e conquistarem uma vida melhor e mais feliz. E, com isso, vamos também acabar com a má imagem do Maranhão diante do restante do país e que foi alimentada por políticos que só veem coisas negativas num estado com tanto potencial”, ressalta Lobão Filho.
O PAM da Educação vai levantar as causas do baixo aproveitamento escolar em cada cidade mal colocada e resolvê-las uma a uma até elevar o aproveitamento escolar a um bom nível. A aplicação das soluções será sequenciada pelo monitoramento da melhoria do aproveitamento escolar e do atingimento das metas estabelecidas, pois o PAM não se destina à mera aplicação de recursos. “O PAM nasceu para resolver problemas e avançar soluções”, resume Lobão Filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário