segunda-feira, 21 de julho de 2014

TRE INICIA O JULGAMENTO DE PEDIDOS DE REGISTRO DE CANDIDATURA



O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) iniciou o julgamento dos pedidos de registro de candidatura para as eleições deste ano. Foram apreciados pela Corte Eleitoral 15 processos que incluíram coligações majoritárias e proporcionais e ainda candidatos. A previsão é de que antes do dia 5 do próximo mês sejam julgados todos os 813 pedidos de registro.

O PSTU, a coligação "Todos pelo Maranhão" - PCdoB, PPS, PSB, PTC, PSDB, PDT, PROS, SD e PP - o PRB e ainda a coligação "Pra seguir em frente com muito mais mudança" - PT e PSD - foram os primeiros a terem seus registros julgados e deferidos pela Corte Eleitoral.

Majoritários - Entre os candidatos para a disputa majoritária, tiveram o registro deferido Flávio Dino (PCdoB), candidato ao Governo Estadual, Carlos Brandão (PSDB), vice na chapa de Dino, Roberto Rocha (PSB), candidato a senador e seus suplente, Pinto Itamaraty (PSDB) e Paulo Matos (PPS).

O TRE deferiu ainda o registro de candidatura de oito candidatos a deputado estadual do PRB. Entre os quais está Glaubeth Cutrim e Emerson Neves.

A Corte Eleitoral do Maranhão tem até dia 5 de agosto para julgar todos os pedidos de registro de candidatura. Segundo o presidente do tribunal, desembargador Froz Sobrinho, até esta data serão realizadas oito sessões podendo ser convocada mais sessões caso seja necessário. A próxima sessão do TRE será na próxima terça-feira, 22.

Além dos pedidos de registro, os juízes da Corte terão que julgar também 35 ações de impugnação de candidatura. O prazo limite para esse julgamento é 21 de agosto.

TRE discutirá com partidos regras da propaganda

A propaganda eleitoral é o próximo tema a ser debatido na Justiça Eleitoral do Maranhão. Na próxima segunda-feira, 21, o presidente do TRE, desembargador Froz Sobrinho, demais membros da Corte Eleitoral e ainda o procurador eleitoral Regis Primo receberão representantes de partidos políticos para tratar do assunto.

Será esclarecido aos representantes das legendas o que a legislação eleitoral permite e o que veda relacionado à propaganda. A intenção do tribunal é reduzir o número de ações por propaganda irregular durante o processo eleitoral.

Ainda sobre a propaganda eleitoral, o TRE vai realizar o sorteio para a escolha da emissora de rádio e televisão que serão as geradoras da propaganda eleitoral gratuita. O sorteio acontecerá dia 30 deste mês.

Pelo calendário eleitoral, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começará dia 19 de agosto. Serão dois programas por dia intercalando inserções para candidato a presidente da República, a governador, senador e deputado estadual e federal

No Maranhão o candidato a governador com maior tempo de propagada eleitoral é Lobão Filho (PMDB) da coligação "Pra Frente, Maranhão", que deverá ficar com mais de 50% do tempo total de propaganda que é de 20 minutos para governador. Flávio Dino terá pouco mais de 6 minutos.
Ele passou para o Campus de Planaltina e terá a ajuda de um amigo policial que cedeu a casa para ele morar. José Mário passou por cotas para ingressar no campus de Planaltina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário