terça-feira, 26 de agosto de 2014

COMEÇA SEMANA DO ENCARCERADO UNIDADES PRISIONAIS DO INTERIOR


 

Por Abel Carvalho
As ações da XV Semana do Encarcerado tiveram inicio, nesta segunda-feira (25), no interior do Maranhão. Com o tema “Política de Assistência Humanitária nas prisões: um novo caminho”, as atividades prosseguem até sexta-feira (29). O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) a fim de promover a humanização e a ressocialização dos encarcerados.
Os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria Adjunta de Justiça, que montou uma programação com atividades culturais, religiosas e assistenciais. No primeiro dia teve ações na Central de Custódia Preso de Justiça (CCPJ) de Caxias e nas Unidades Prisionais de Ressocialização (UPRs) de Bacabal, Davinópolis, Rosário e Santa Inês.
Na CCPJ de Caxias, as atividades foram coordenadas pela Pastoral Carcerária do Maranhão. Os internos participaram de trabalhos de integração deles com seus familiares, assistiram a palestras e receberam atendimentos médicos, jurídicos, psicológicos e sociais.
Na UPR de Bacabal, os trabalhos se destacaram pelas ações religiosas. Houve um culto ecumênico e palestras motivacionais. Os internos tiveram a oportunidade de evangelizar e participar de orações. Além disso, foram contemplados com as assistências social, cultural, educacional, jurídica, material e de saúde.
As ações na UPR de Davinópolis foram voltadas para a assistência social. Com exposição de artesanato feito pelos próprios apenados, a iniciativa incentivou a criatividade e contribuiu para elevar a autoestima do preso.
As UPR de Rosário e de Santa Inês promoveram palestras com o tema “Remição de pena pelo trabalho e pela educação”. A proposta é a inclusão dos detentos no mercado de trabalho e a inserção deles nas salas de aula. Buscando qualificar, capacitar e profissionalizar o apenado foram oferecidos cursos nas mais diversas áreas. Na ocasião, os internos ainda assistiram a uma palestra sobre a “Reinserção Social dos egressos no mercado de trabalho”.
Para o secretario adjunto de Justiça, Kécio Rabelo, a semana intensifica os trabalhos de reintegração social no sistema prisional do Maranhão. Segundo ele, hoje, os internos estão tendo a oportunidade de mudar de vida por meio das ações promovidas pela Sejap. “O foco é a reinserção social do interno”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário