sábado, 30 de agosto de 2014

LUXEMBURGO CITA PELÉ, TYSON E VÊ RACISMO CONTRA ARANHA COMO 'IRA MOMENTÂNEA' DE TORCEDORA

 
Luxemburgo cita Pelé, Tyson e vê racismo contra Aranha como 'ira momentânea' de torcedora


Nesta sexta-feira, ontem, após o treino do Flamengo, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi questionado sobre o racismo cometido contra o goleiro Aranha, do Santos, por alguns torcedores do Grêmio, na última quinta, em Porto Alegre. Para o treinador, o caso se trata de "ira momentânea que ultrapassou o limite da educação" e citou Mike Tyson e Pelé para questionar o que seria considerado preconceito ou não.

"Pelé sofreu a vida toda com isso. Eu mesmo o chamei de negão no jogo. Brincando com o Robinho fui processado. Aqui, eu chamo jogador de negão, grito 'marca aqui, negão'. Minha filha é casada com um negro de olhos verdes e nasceu uma menina bonita para caramba. Estão aproveitando a visibilidade do futebol. Tem gay no futebol, falam e aí?", afirmou.

"Eu tenho certeza que aquela menina (chamou Aranha de 'macaco' em imagem flagrada pela ESPN) deve ter alguns amigos negros, que participam e convivem com ela. Era uma ira momentânea que ultrapassou o limite da educação", analisou Luxa.

O técnico citou até o caso de racismo sofrido por Daniel Alves no começo deste ano - um torcedor do Villarreal atirou uma banana no gramado, o lateral brasileiro a pegou e comeu - e a campanha "Somos Todos Macacos".

"Eu não sou macaco. Sou um cidadão, que deve respeitar o outro cidadão. Estão tratando racismo no futebol como se fosse na sua essência", disparou.

"Mike Tyson, que era negro, desestabilizava seu adversário chamando de crioulo, de gay. Aquilo é uma competição e não vejo como racismo. Para mim, é quando você é proibido de entrar em um consultório ou restaurante por ser negro", falou o treinador, que teve um início avassalador pelo Fla no Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário