sábado, 19 de dezembro de 2015

CÉSAR TEIXEIRA GRAVA DVD NA CASA DAS DUNAS

Cesar Teixeira no Circo da Cidade (1)
Autor de mais de 100 composições, entre sambas, valsas, canções e boleros, o cantor e compositor maranhense César Teixeira se apresenta neste sábado (19) no boteco gastronômico Casa das Dunas (Avenida Litorânea). O show, que contará com participações especiais de diversos outros artistas, também será o palco para a gravação do primeiro DVD da carreira do músico que já acumula quase 50 anos de carreira. A abertura da Casa das Dunas será às 18h.

Em repertório ainda em construção, César Teixeira já escolheu algumas que são essenciais na apresentação, entre elas “Parangolé”, “Ray-Ban”, “Boi da Lua”, “Flor do Mal” e “Oração Latina”. Para o show, o artista convidou alguns intérpretes da sua música, como a cantora Flávia Bittencourt que interpretará Dolores e Parangolé, além de Lena Machado, cantando “Flanelinha de Avião” e “Quem Roubou Minha Aquarela?”, esta última um samba que ainda não foi lançado. O cantor Cláudio Lima apresentará sua versão para “Ray-Ban” e “Bis”, a cantora Célia Maria interpretará “Lápis de Cor” e “A Cruz do Palhaço” e o Grupo Lamparina fará uma apresentação com toque carnavalesco da música “Dias Felizes”. “Reuni alguns intérpretes da minha música para dividir o palco comigo, não chamei todos, porque senão não ia ter espaço para mim no show”, brinca Teixeira.

A direção musical do show é de Luiz Júnior que também tocará Violão Sete Cordas, Viola Caipira e Guitarra, além de ser responsável por todos os arranjos. A banda que acompanha César Teixeira neste sábado terá ainda Ronald Nascimento (bateria), Wanderson Silva (percussão), Cleuton Silva (baixo acústico e elétrico), Rui Mário (teclado e sanfona), Robertinho Chinês (cavaco e bandolim), Danilo Santos (sax tenor e flauta), Daniel Cavalcanti (trompete), Firmino Campos e Raquel (vocais).
Segundo César Teixeira, a ideia inicial era fazer apenas uma apresentação, mas por incentivo de alguns amigos, aceitou a proposta de aproveitar o cenário para a gravação de um DVD, que não será no formato tradicional da gravação de shows e sim seguirá a linha de documentário. “Eu sou mais compositor que cantor, não gosto muito dessa coisa da formalidade do show, então o DVD será em formato de documentário, que é algo mais descontraído, mostrando bastidores. Será mesmo uma reunião de amigos”, explica o artista.
O documentário musical será assinado pelo cineasta maranhense Marcos Ponts, que produziu também o DVD do cantor e compositor Phill Veras, lançado recentemente. A gravação do show será a primeira etapa do documentário que contará ainda com outros encontros de artistas. A previsão de lançamento é para o segundo semestre do ano que vem. Para o cineasta Marcos Ponts, registrar a obra de César Teixeira em documentário é uma satisfação pessoal. “Eu sou fã desde criancinha, a minha mãe é amiga dele”, define.
Diversidade
Cantor, compositor, jornalista, poeta e artista plástico, César Teixeira é considerado um dos principais nomes das artes do Maranhão na contemporaneidade. Filho do compositor Bibi Silva, nascido no bairro Madre Deus, local conhecido pela boemia e por ser um cenário de grande efervescência cultural da cidade de São Luís, Teixeira cresceu rodeado de poesia. Sua relação com a música começou ainda na adolescência quando nos anos 1960 começou a participar de festivais estudantis. Na época era estudante do Liceu Maranhense.
Com um perfil contestador escreveu canções consideradas símbolos de lutas políticas no Maranhão como a clássica “Oração Latina”, mas além dela, também fez sambas, baiões, canções, boleros entre outros ritmos. “Eu nunca parei para contar a quantidade de músicas que tenho, mas acredito que deve chegar a 150 por aí e não é só de um estilo. Essa é uma característica de morar no Maranhão, a gente sempre acaba escrevendo em diversos estilos musicais”, explica.
O artista lançou o primeiro álbum solo em 2004, intitulado “Shopping Brazil”, o trabalho reuniu 14 músicas importantes na trajetória do artista, incluindo a clássica “Bandeira de Aço”. O artista já teve composições gravadas por artistas como Alcione, Rita Benneditto, entre outros.
SERVIÇO
O quê: Gravação do DVD de César Teixeira
Quando: Sábado, às 21h
Onde: Casa das Dunas (Avenida Litorânea)

Ingressos: R$ 30,00 (à venda no local)

Nenhum comentário:

Postar um comentário