quinta-feira, 14 de novembro de 2013

RESUMO DO DIA - PELOS BLOGS DE BACABAL




Por Dr. Rogério Alves
O principal derrotado no Processo de Eleição Direta do PT maranhense foi Flavio Dino.
Com a derrota do candidato Augusto Lobato, que defendia publicamente a aliança com o PCdoB de Dino, os petistas maranhense deixaram claro o desinteresse em uma aliança para as eleições de 2014.

Dino sonhava com a aliança com o PT, tanto que resolveu adiar ao máximo assumir o acordo de 2012, que garantiria ao PDT indicar o vice em sua chapa.
************************************************************************

ROBERTO ROCHA É CONDECORADO CIDADÃO MANGABEIRENSE


Por Luis Carlos União e Juventude
Os vereadores de São Raimundo das Mangabeiras aprovaram nesta segunda feira, 11, o título de cidadão mangabeirense a Roberto Rocha (PSB), atualmente vice-prefeito de São Luis e que já foi Deputado Federal e Deputado Estadual do Maranhão. O pedido foi feito pelos vereadores: Irmão Leonardo (PSL), Luis Gomes Costa (PSB) e Felix Resplandes (PC do B). O principal motivo para o pedido foi o fato de Roberto Rocha, quando foi deputado Federal, ter destinado cerca de 700 mil reais em emendas parlamentares para a construção de praças e aquisição de ônibus escolares para o município. 

O projeto foi aprovado com 7 votos favoráveis e uma abstenção, do vereador Edivaldo. Dois vereadores faltaram à sessão e o presidente só vota em caso de empate. 

Roberto Rocha destinou um total de 500 mil reais em emendas para a construção de três praças no município: Praça Madalena Postel (Praça Governador Luiz Rocha), Bairro Vila Cardoso; Praça Zé do Povo, Bairro de Nazaré; e Praça Felix Divino, Bairro São João. Outra emenda, de R$ 196.000,00 (cento e noventa e seis mil reais), foi destinada para aquisição de transporte escolar. Todas as emendas foram apresentadas no ano de 2010.

“Somos reconhecedores do grande trabalho desenvolvido por este nobre cidadão na busca de desenvolvimento para nosso Estado e região, colaborando para a construção de melhores dias ao povo maranhense, tendo contribuído diretamente neste Município e merecendo receber este valioso título de cidadão mangabeirense”, diz os vereadores na justificativa apresentada à câmara pedindo o título. 

O título será entregue em Sessão Solene da Câmara Municipal, em data a ser fixada pela Mesa Diretora.

Nas eleições de 2014, Roberto Rocha deve ser candidato a senador, estando bem posicionado nas pesquisas, disputando o primeiro lugar com Roseana Sarney (29% a 26%, em pesquisa divulgada em setembro); ou estando em primeiro quando o adversário direto é Gastão Vieira (29% a 5%). Os maranhenses elegerão um senador em 2014, vaga que hoje é ocupada por Epitácio Cafeteira(PTB).
************************************************************************

FLÁVIO DINO PARABENIZA CIDADES QUE RECEBERÃO CENTROS DE INICIAÇÃO AO ESPORTE; BACABAL É UMA DELAS 

Por Sérgio Mathias
O Governo Federal acaba de anunciar a construção de Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs) no Maranhão. 11 municípios serão beneficiados com a construção de complexos poliesportivos que vão incentivar a promoção do Esporte e fazem parte do projeto do Governo Federal de deixar o legado social das Olimpíadas de 2016, sediada pelo Brasil.
Em Brasília, como membro do Governo Federal, Flávio Dino tem acompanhado permanentemente a tramitação de projetos de interesse do Maranhão. Dino esteve em diversas audiências com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo (PCdoB), e prefeitos do Maranhão para tratar do assunto. Ontem, Dino recebeu a confirmação da construção dos CIEs no estado.
Os equipamentos que serão instalados no Maranhão fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento. A ideia é fazer com que esportistas de alto nível se desenvolvam em todo o país, já que há um grande investimento por parte do Governo Federal na área de esportes.
Além de Bacabal, as cidades que receberão os CIEs no Maranhão são Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Paço do Lumia, Pinheiro, Santa Inês, São Luís e Timon.
"Trata-se de um importante programa do Ministério dos Esportes que será executado em parceria com as prefeituras. Apoio a política pública do esporte porque ela traz qualidade de vida, oportunidades para a juventude, combate as drogas e melhora a saúde de todos,” comentou Flávio Dino.
************************************************************************

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DISCUTE CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS NO ESTADO


Por Jota Erre
A Assembleia Legislativa sediou na tarde desta quarta-feira (13), no auditório Fernando Falcão, um encontro para discutir o projeto que dispõe sobre a criação de novos municípios no Estado do Maranhão.
O encontro foi organizado pela Comissão de Emancipação dos Municípios e contou com a participação de comissões de várias regiões, do presidente da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional, deputado André Fufuca e dos deputados Zé Carlos, Rigo Teles, Gardênia Castelo e Francisca Primo.
O projeto de lei que permite a criação de novos municípios foi proposto em 2008 pelo Senado Federal, mas depois sofreu alteração na Câmara e, por isso, voltou para nova votação pelos senadores. Agora, seguirá para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.
O deputado André Fufuca explicou que caso o projeto seja sancionado pela presidenta Dilma, caberá à Assembleia Legislativa coordenar um “estudo de viabilidade. “Os parlamentares sempre trabalharam para uma criação com responsabilidade e caso o município obedeça os critérios, será realizado o plebiscito que definirá a criação ou não do novo município”, salientou.
No Maranhão, a comissão de assuntos municipais e de desenvolvimento regional contabiliza 32 municípios que estão na fila de espera para serem emancipados. Com regras mais rígidas, todo o trabalho da comissão que avaliou os pedidos de criação de município deverá recomeçar em virtude das novas regras estabelecidas pelo Congresso Nacional.
A deputada Gardênia Castelo frisou que a criação dos novos municípios é o primeiro passo e que em seguida é preciso o empenho de todos para organiza-los.
Durante o encontro, líderes comunitários e moradores destacaram o desenvolvimento de suas cidades ao longo dos anos, mas acreditam que com a emancipação, as políticas públicas chegarão mais depressa gerando desenvolvimento e qualidade de vida para essa população.
Seu Antônio, que é vice-presidente da Comissão de Emancipação de Porto Santos, um polo do município de Turiaçu, com cerca de 12 mil habitantes, afirma que Porto Santos precisa da emancipação para se desenvolver nas áreas básicas como educação, saúde, infraestrutura e principalmente aquecer sua economia rica em pescado.
Ele alega que sem conquistar sua independência, o povoado nunca será alcançado pelo poder público. “A expectativa agora de todos nós é pela sanção da presidente Dilma e vamos conscientizar a população para votar sim no plebiscito”.
***********************************************************************




Por Louremar Fernandes
A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o projeto aprovado pelo Senado Federal em outubro que permitia a criação de novos municípios no país. A mensagem de veto da presidente foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União" na noite desta quarta-feira (13).
O relator do projeto no Senado, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), calculava, quando houve a aprovação, que a proposta permitiria dar início a processos de emancipação – e transformação em municípío – de pelo menos 188 distritos.
Na mensagem de veto encaminhada ao Congresso, a presidente Dilma Rousseff alegou que a criação dos municípios resultaria em aumento de despesas que, na visão do governo, não seria acompanhado por um crescimento de receitas equivalente.
"A medida permitirá a expansão expressiva do número de municípios no País, resultando em aumento de despesas com a manutenção de sua estrutura administrativa e representativa.
Além disso, esse crescimento de despesas não será acompanhado por receitas equivalentes, o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica. Por fim, haverá maior pulverização na repartição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios - FPM, o que prejudicará principalmente os municípios menores e com maiores dificuldades financeiras", afirmou Dilma na mensagem.

****************************************************************************

Por Jeremias Fotógrafo
Quem prega isso? Os intelectuais. Mas, eles falam de que tipo de educação? Como seria aplicada essa Educação em todos os setores da sociedade, para que seus frutos sejam sempre agradáveis?

Analisando as profissões que exigem maior tempo de estudo, listo aqui algumas: Médico, Advogado, engenheiro, Padre, Professores etc. Tento lembrar aqui, o que esses profissionais fazem para a solução dos problemas. Com raras exceções, os profissionais acima citados, estão muito preocupados consigo e não sobra tempo para sugerir o melhor, aos legítimos representes do povo, ou a esses, se juntarem, para criarem meios de acabar, ou pelo menos reduzir a corrupção que, apesar da propaganda da educação, querem mesmo é destruí-la.
************************************************************************

Por Randyson Laércio

O Senador João Alberto de Sousa e o Deputado Federal Alberto Filho participaram de uma audiência na manhã de ontem(13)  em Brasília com o Ministro dos Transportes  Cesar Borges para tratarem de assuntos pertinentes a cidade de Bacabal.

Na reunião,o  primeiro problema a ser abordado foi  a precariedade da atual ponte sobre o Rio Mearim em Bacabal, construída nos anos 50 e que hoje preocupa as pessoas que trafegam por ela diariamente.

A ponte sobre o Rio Mearim que liga à BR 316 foi construída na época  que a estrada não era pavimentada e trafegavam só carros com capacidade de 6 toneladas, bem diferente dos atuais de 46 toneladas. Passados mais de 50 anos observa-se que a ponte oferece vários riscos e precisa urgentemente ser totalmente reestruturada.

O senador |João Alberto e o Dep. Federal Alberto Filho em conversa com o Ministro César Borges tiveram uma boa notícia, que seria determinado para a Superintendência do DNIT que fosse feita em caráter de urgência o alargamento, reforma da ponte, assim como a construção de uma passarela.

 O Outro ponto abordado foi a construção de uma passarela na localidade que liga à rua Magalhães de Almeida à estrada da Bela Vista, cortada pela BR 316 , onde  passam milhares de pessoas que trabalham e moram nos bairros adjacentes e que correm riscos diariamente ao ter que atravessar a pista. Nesse local várias pessoas já tiveram suas vidas ceifadas vítimas de acidentes.
 ************************************************************************

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário