terça-feira, 19 de novembro de 2013

RESUMO DO DIA - PELOS BLOGS DE BACABAL



Por Dr. Rogério Alves

Em Brasília, como membro do Governo Federal, Flávio Dino tem acompanhado permanentemente a tramitação de projetos de interesse do Maranhão. 

Dino recebeu a confirmação da construção dos CIEs no estado. 

Os Centros do tipo I possuem Ginásio Poliesportivo com arquibancada para quase 200 pessoas e Área de Apoio Administrativo (administração, vestiários, banheiros, academia, etc). Do tipo II, possuem esse material e quadra externa descoberta; e do tipo III, possuem pista de atletismo.

Além de Bacabal, as cidades que receberão os CIEs no Maranhão são Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Paço do Lumia, Pinheiro, Santa Inês, São Luís e Timon.

"Trata-se de um importante programa do Ministério dos Esportes que será executado em parceria com as prefeituras. Apoio a política pública do esporte porque ela traz qualidade de vida, oportunidades para a juventude, combate as drogas e melhora a saúde de todos,” comentou Flávio Dino.
************************************************************************


Por Sérgio Mathias

Uma pessoa identificada como Yago Lisboa foi alvejada por vários golpes de faca, próximo ao escritório da CEMAR, na BR-316.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência prestou os primeiros socorros à vítima que foi encaminhada ao Pronto Socorro Municipal.


O estado de saúde de Yago Lisboa, 17 anos, é grave e o mesmo será encaminhado para um hospital de outro município.


Na quinta-feira (14) o menor havia sido detido pela polícia acusado de ter assaltado um mototaxista pirata. Yago é usuário de drogas.
************************************************************************

Por Louremar Fernandes

O ministro Marco Aurélio assumirá a Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em cerimônia que será realizada nesta terça-feira (19), às 19h, no plenário da Corte, em Brasília-DF. Ele sucederá a ministra Cármen Lúcia e conduzirá os trabalhos do Tribunal até maio de 2014. O novo vice-presidente será o ministro Dias Toffoli, que também será empossado nesta terça.

Essa é a terceira vez que o ministro é empossado presidente do TSE, cargo que já ocupou de juho de 1996 a junho de 1997 e de maio de 2006 a maio de 2008. 
************************************************************************

 NOTA DE ESCLARECIMENTO

Por Sérgio Mathias

Diante da publicação neste conceituado Blog, onde uma viatura da Força Tática do 15º Batalhão de Polícia Militar com sede na cidade de Bacabal, é filmada carregando alguns freezers, este comando vem esclarecer que:

1.                O episódio aconteceu no dia 19 de outubro de 2013, quando este comando, através de algumas parcerias, comemorou o dia das crianças para as comunidades carentes no pátio deste Batalhão, visando ampliar o policiamento comunitário, bem como agradecer a comunidade pela parceria firmada, principalmente na questão de ajudar a polícia, denunciando criminosos;
2.                Que o evento contou com participação de aproximadamente, 700 crianças, de bairros pobres e periféricos da cidade de Bacabal, sendo divulgado em vários meios de comunicação e blogs;
3.                Que na oportunidade foram distribuídos presentes e lanches a todas as crianças que compareceram ao evento;
4.                Que este comando sempre realiza eventos de cunho social, como dia dos pais, mães, reformados e outros, e que todos os meses os militares aniversariantes  são homenageados com uma Formatura Geral, onde são sorteados brindes e servido um breakfast;
5.                Que este comando não dispõe de viatura descaracterizada para este tipo de evento social, mas, que no momento em que foi fez o transporte dos freezers, os policiais da Força Tática estavam em seu horário de almoço e que outras viaturas faziam o policiamento da cidade, sendo esta viatura usada pelo fato de possuir carroceria;
6.                Que a política social do Batalhão, faz parte do policiamento comunitário, sendo também uma forma de interagir com a sociedade civil organizada;
7.                Que os freezers mostrados na reportagem podem facilmente ser identificados nas imagens e fotografias do dia do evento, anexas, e que em nenhum momento foram utilizados  para o transporte e acondicionamento de bebidas alcoólicas;
8.                Como se tratava de uma festa infantil, os mesmos foram utilizados para o acondicionamento de refrigerantes, água mineral, picolé e sorvete, servidos às crianças e pais presentes;
9.                O evento como todos os outros realizados por este comando, contou com as presenças de várias autoridades, dentre as quais secretários de Estado e lideranças locais.
10.           Diante do exposto, solicito a divulgação desta Nota de Esclarecimento.
Quartel em Bacabal – MA, 19 de novembro de 2013.


*********************************************************************************



 Por Jota Erre

“Operacionalizar e intensificar o comando de policiamento especializado para combater as zonas vermelhas (áreas críticas da cidade)” é a aposta do novo comandante geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Aldimar Zanoni Porto, para coibir as facções criminosas em São Luís e no interior do estado.

Para conseguir alcançar este objetivo, o coronel Zanoni anunciou a transformação do Batalhão de Choque em Batalhão de Operações Especiais e revelou a existência de um pacote de segurança pública de prevenção ao crime que potencializará os serviços de inteligência da Polícia Militar resultando, desta forma, em resultados mais expressivos.

O coronel fez um estudo organizacional da PM e identificou efetivos que podem ser colocados nas ruas e a população. Zanoni garantiu que haverá mais intensidade nos bairros que abrigam as facções e o mesmo rigor na ação contra os criminosos de toda a região metropolitana de São Luís e cidades do interior do Estado. “O Maranhão nunca foi celeiro de criminosos e nunca será. Aqui existem instituições fortes e unidas com a sociedade para debelar qualquer ameaça”, disse o comandante em seu discurso de posse.

A intenção é disponibilizar para a população um policiamento especializado capaz de atuar paralelamente ao policiamento normal e diminuir gradativamente o clima de insegurança que tomou conta da cidade após os ataques contra trailers da PM, delegacias e ônibus do transporte público. “Vamos agir com pulso firme contra a criminalidade e para isso vamos intensificar as operações por toda cidade”, admitiu em entrevista por telefone ao Jornal O Imparcial.

Cerca de 150 policiais vão compor o Batalhão de Operações Especiais que começa a agir ainda nesta semana, segundo afirmou o comandante Zanoni. Além de operacionalizar o policiamento, o novo comandante destacou como parte das políticas públicas de segurança a redução do tempo de formação dos policiais, sem que se perca qualidade. “Vamos intensificar o processo nos fins de semana e em dois turnos para antecipar a entrada desse efetivo no sistema de segurança. Com esse novo efetivo e através do planejamento feito vamos dar uma resposta à população”, garantiu.

Cerimônia
A solenidade de passagem de comando foi presidida pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes. Presentes, os secretários-adjuntos de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; o de Articulação e Desenvolvimento Institucional, coronel Antônio Roberto dos Santos Silva; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Wanderley Pereira; a delegada geral da Polícia Civil do Maranhão, Cristina Meneses; além de secretários de Estado, deputados estaduais Magno Bacelar e Roberto Costa, prefeitos, representantes dos poderes Legislativo e Judiciário; comandantes dos batalhões de São Luís e interior, oficiais e praças.

Na ocasião, foram empossados, ainda, o novo subcomandante da PM, coronel João Alfredo Soares de Quadro Nepomuceno, de 44 anos e 26 de polícia, que ocupará o lugar do coronel Edilson Gomes; e o novo comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Marco Antônio Alves da Silva, de 44 anos, sendo 26 dedicados à PM.

Substituição
O coronel Aldimar Zanoni foi anunciado como substituto do coronel Franklin Pacheco após os ataques contra trailers, delegacias e ônibus que vêm acontecendo em São Luís. Dois trailers e três delegacias da polícia foram alvejados. Morreu o soldado Francinaldo Sousa Pereira, 41 anos. O sargento Marco Antônio Correa Cutrim e uma civil, não identificada, ficaram feridos e estão internados no Hospital Djalma Marques (Socorrão I). Dois ônibus foram assaltados - um foi incendiado e parcialmente destruído após o assalto e, o outro, teve incêndio controlado pelo motorista e não sofreu maiores danos.

Assim como na rebelião de Pedrinhas, no mês passado, quando um confronto entre as facções rivais na Casa de Detenção (Cadet) deixou pelo menos nove mortos e 20 feridos, o secretário Aluísio Mendes atribui às ações criminosas a represálias ao trabalho da polícia de combate ao crime organizado.

************************************************************************


Por Cláudio Cavalcante

Teve início nesta quarta-feira (13), em Bacabal, o curso de piscicultura, promovido pelo Sebrae em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), através do Sindicato de Produtores, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bacabal e a Secretaria Municipal de Emprego e Renda.
Além de piscicultores, também participam da capacitação, empresários rurais e técnicos da secretaria municipal de agricultura e da AGERP. De acordo com o gestor de projetos do Sebrae, Fernando Aurélio, o evento destina-se a sustentabilidade da atividade na região do médio Mearim e a geração de emprego e renda.
Fernando Aurélio informa que, futuramente, será trabalhado um projeto voltado para a piscicultura na região do Médio Mearim, com foco em resultados quantitativos e principalmente qualitativos, como o aumento da renda, a comercialização e o fortalecimento da atividade.
O curso está sendo ministrado pelo engenheiro de pesca Benedito Moura, que apresenta dados técnicos, mostrando todas as fases do processo de criação do peixe em cativeiro, desde a construção de tanques a comercialização do produto.
O técnico explicou ainda que a região é propicia para a produção do peixe em tanques e viveiros, mas é preciso se adequar e utilizar técnicas que podem favorecer a atividade. “O principal cuidado a ser tomado é o planejamento, estudar a área e ter conhecimento para colocar em prática. Fazendo a coisa certa, os resultados vêmem curto prazo”.

O pequeno produtor Pedro Lima é sócio de uma área comunitária no povoado Bom Jesus, zona rural de Bacabal,em 2010 ele conta que investiu 3 mil reais em um tanque para criar peixes, mas não obteve sucesso. O produtor admite que faltou conhecimento  pra tocar o negócios e agora no curso, ele reconhece que se tivesse instrução não teria tido prejuízo e com certeza já teria retorno do investimento inicial. “O conhecimento técnico é fundamental para desenvolver essa atividade, perdi tempo e dinheiro porque não estava preparado para trabalhar com a piscicultura” conclui o produtor. 
EVENTOS DA REGIONAL – A regional de Bacabal tem uma programação extensa de cursos para a segunda quinzena de novembro com o circuito empresarial que reúne palestras e minicursos.
Na terça-feira (19), terá uma palestra sobre empreendedorismo em negócios criativos, dia 21 durante o dia serão realizados os minicursos “Negociação do Varejo”, “Estratégias de Atendimento para Clientes Internos e Externos” e “Empreendedorismo”,a noite tem a palestra magna com o professor Clésio Montijo Amorim sobre vendas e motivação com foco nas relações.

Dia 22 – Minicurso: Tendências e comportamentos em vendas no varejo, Empreendedorismo e Primeiros passos para a Excelência.
************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário