sexta-feira, 1 de agosto de 2014

EDITAIS SELECIONAM PROPOSTAS PARA 8ª FEIRA DO LIVRO DE SÃO LUÍS



Três editais selecionam propostas de lançamento de livros, apresentações artísticas e realização de palestras. A Feira acontece de 31 de outubro a 09 de novembro, no Desterro.
A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), já está organizando mais uma edição do maior evento literário de São Luís, a 8ª Feira do Livro (FeliS). Este ano, o evento terá como tema a literatura infantil e ocupará os principais espaços culturais do bairro do Desterro (Centro Histórico), no período de 31 de outubro a 09 de novembro.
“Os resultados obtidos com a realização da Feira do Livro no Centro Histórico foram bastante positivos. A expectativa deste ano é fazer com a literatura abrace as pessoas nas ruas e ocupe espaços que são patrimônio cultural e histórico da cidade, como é o caso do Desterro”, disse o presidente da Func, Francisco Gonçalves.
A comissão organizadora da Feira tem agilizado os trabalhos para garantir melhor segurança, ampla participação dos visitantes e atrair um número maior de livreiros para o evento. “Este ano, teremos um número maior de estandes já reservados para os livreiros (40 estandes) e todos eles vão comercializar obras literárias infantis, além dos livros em outros gêneros”, explicou Rita Oliveira, coordenadora da FeliS.
Editais
Três editais estão selecionando propostas de lançamento de livros de autores maranhenses, apresentações artístico-culturais e de realização de palestras. Os interessados deverão se inscrever até o dia 22 de agosto, na sede da Func (Rua Isaac Martins, 141, Centro), no horário das 13h às 19h (de segunda-feira à quinta-feira) e das 8h às 13h (sexta-feira).
Para lançamento de livros, poderão se inscrever autores maranhenses com livros publicados em 2014. A inscrição poderá ser feita pelo autor, co-autor ou responsável legal pela obra.
“Vamos receber as propostas e, se o número de inscritos não atingir o número de vagas disponibilizadas, vamos abrir para lançamento e relançamento de obras publicadas nos anos anteriores”, explicou Rita Oliveira.
Pessoas físicas e jurídicas poderão se inscrever com propostas artísticas de espetáculos teatrais adulto e infantil, espetáculos de rua, contação de história, performances, intervenções artísticas, leituras dramáticas, apresentações musicais e oficinas.
Interessados em apresentar palestra na Feira deverão preparar proposta com tema relacionado à literatura infantil, com a obra literária do patrono ou com o perfil dos homenageados. Os palestrantes deverão ter relevância cultural e currículo comprovado por meio de portfólio na área profissional e intelectual que atua.
O resultado dos selecionados nos editais deverá ser divulgado a partir do dia 05 de setembro.
8ª Feira do Livro
A 8ª Feira do Livro de São Luís terá como tema “Literatura Infantil”. O patrono escolhido foi o jornalista e escritor de literatura infantojuvenil, Wilson Marques. Serão homenageados: Ubiratan Teixeira (em memória), jornalista, escritor, poeta e teatrólogo; Mundinha Araújo (Raimunda Araújo), jornalista, professora, ativista, historiadora, pesquisadora e uma das fundadoras do Centro de Cultura Negra (CCN); e o poeta Odylo Costa, Filho (em memória), pelo centenário de seu nascimento.
A Feira ocupará os seguintes espaços do bairro do Desterro: Convento das Mercês, Largo da Igreja do Desterro, Auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Auditório dos cursos de História e Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Auditório da Escola de Música do Maranhão, Galeria Trapiche Santo Ângelo e Praça da Flor do Samba.

Acesse abaixo os editais da Feira do Livro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário