domingo, 9 de novembro de 2014

QUANDO TUDO É IMPORTANTE - NÃO SEI LIDAR COM AS MINHAS EMOÇÕES


NÃO SEI LIDAR COM AS MINHAS EMOÇÕES

Já disse em outro espaço, aqui, que não sei lidar com determinados momentos sejam extremamente alegres ou "infinitamente" tristes.
Por obrigação, por consideração, ou por educação, a gente sempre se vê em situação de ter que comparecer a velórios e a aniversários, muitas vezes a contragosto, mas, como diz o Kleber Bambam, "faz parte"!
Notícia boa é bem vinda, notícia ruim a gente prefere nem receber, mas (ou a gente esconde, como diria um ex-ministro - pego no "flagra", quando a parabólica "transmitia bastidores), mas, como "faz parte" temos de administrar e ir "levando".
Muitas vezes algum engraçadinho querendo "causar" polêmica ou suspense (ou pânico), vem com aquela "tenho uma notícia boa e uma ruim, qual você quer primeiro?" Da minha parte, diria tanto faz, se não tenho algo a esconder, qualquer delas não me faria diferença, não me causaria surpresa, pois este tipo de "abordagem" não inclui notícia tão ruim assim, como a morte de alguém, nem exacerbadamente boa como ganhar na loteria (primeiro, é preciso jogar).
Mas lidar com notícia triste, ter de manifestar solidariedade, sentimento de pesar, essas coisas, considero a pior parte, não consigo levar numa boa, não sei chegar até a pessoa enlutada e dizer palavras de conforto, fico sem chão!
Não sei se trago de infância ou se foram 16 dias de internamento num hospital (uma semana na UTI), fico muito sensibilizado quando em situação de estresse, sentimental e emocional.
Mas me "desconstruir", me fazer em pedaços, partir em dois (como diria meu cunhado Deco), embora motivo de alegria incontida, é um elogio por menor que seja! Com este não sei lidar, mesmo! É porque tenho autocrítica, não me acho à altura de agrados,até mesmo materiais, acho não merecer.
Não me considero inteligente como muitos já me acharam e como alguns insistem em dizer. 
Então... não me vejo assim, fico até duvidando da "inteligência" das pessoas, se bem que se trata de questão de gosto pessoal, muito particular: "o feio bonito lhe parece"!
Como é bom receber uma notícia de que foi aprovado no vestibular (eu tive esta alegria quando do vestibular para Veterinária da UFMG - passei, sem cursinho, apenas com a base do PREMEN, na lista dos primeiros 60, com direito à primeira turma do 1º semestre). Ficava "deleitando", "sorvendo" a felicidade, ouvindo as rádios repetindo o nome dos aprovados e eu lá! E ler no jornal e afixado na parede da "Escola", só quem já viveu este momento sabe o "sabor" da felicidade sem conta!
Depois disso, de ter "curtido" momentos tão "intensos", foi ter "passado" no concurso do BB, também uma alegria sem tamanho - fiz o concurso com minha mãe doente, com câncer terminal, internada - todos os meus irmãos lá no hospital e eu deslocado para a Católica fazendo as provas, com a "problemática" de que a aprovação no concurso tiraria minha chance de continuar a Veterinária, pois um teria, obrigatoriamente, que eliminar o outro.
Tomando posse no BB no "interiorzão" de MG, mais especificamente Santa Maria do Suaçuí, inviabilizou a continuação dos estudos, - parei no 4º período, deixei "trancado", mas de pouco adiantou, não tinha como conciliar trabalho e estudo, só havia uma opção: teria que trabalhar em Belo Horizonte (na época, muito difícil, quase impossível). E a Veterinária exigiria dedicação exclusiva.
Aproveito para deixar minha gratidão à Graça Bonde (estas coincidências incríveis de encontrar com ela no último dia de inscrição no BB em plena Avenida Santos Dumont-BH - eu não teria entrado e dedicado 21 anos ao Banco do Brasil. E, como sabia de cor e salteado os números de minha identidade e CPF - estava sem os documentos, ela disse que se eu soubesse, bastava - foi possível a façanha).
Resumindo: não sei controlar minha emoção, não sei lidar com o "emocional" em todas as suas "vertentes" e variações.
Não sei lidar, quando em minhas caminhadas me deparo com animais de rua (gatos e cães), abandonados à própria sorte, sem terem o que comer, onde se abrigarem, sem poderem se limpar, é muito triste, triste demais!
A ponto de deixar a gente deprimido por não poder curar as dores do mundo!
Feliz de quem sabe lidar com estes percalços!!! 
Eu não sei!
Não sei ser insensível!!!
Não sei lidar com a emoção à flor da pele!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário