domingo, 5 de julho de 2020

COLUNA DO ZÉ LOPES - EDVAN BRANDÃO - A MISSÃO - PARTE I

Vou começar esse artigo me repetindo. “ Eu não entendo nada de política e repetindo a célere frase do Dr. Almir Júnior: “-A política é como ela é, e não como nós queríamos que ela fosse”

E é por isso que ninguém é obrigado a ler, comentar e tampouco aceitar o que vou dizer, apenas vou opinar, já que vivemos em uma democracia e em uma cidade que virou desonra ser preto, pobre, não ter curso superior e até ser um adjunto, itens que me encaixo em numero, gênero e grau.

A política tem seus critérios, métodos, artifícios, artimanhas, desilusões, decepções,  ilusões, amor e até humor, bom ou mau, ela proporciona risos e lágrimas. Mais lágrimas do que risos e esse efeito já pode ser notado por parte de alguns, por força judicial, “pré-candidatos", na verdade candidatos a prefeito de Bacabal.

Nove nomes estarão, até agora, na disputa para enfrentar Edvan Brandão  (PDT), mas, com o adiamento das eleições de outubro para novembro, esse quadro pode mudar, tanto para mais, tanto para menos.

Figuram na pré-campanha os seguintes nomes: Dr. Expedito Junior (Solidariedade), Dr. Estefânio (PSB), Dr. Linaldo (PSDB), Dr. Bento Vieira (Podemos), Coronel Egídio (DEM),  Ferreirinha (PC do B), Bartolomeu (PSOL). Jansem Penha (PDC) e Leinha (Patriota).

Procurei um profundo conhecedor na politica bacabalense e ele foi categórico: “Dos nove citados, um, no máximo dois, chegarão à marca de dois dígitos, sem passar da casa dos 15% e os outros somados, ficarão na casa de um digito”, disse..

Com a efetivação dos nomes que comporão as chapas como vices, dará para se supor uma diretriz do que passou a ser convencionalmente chamado de "quem é quem ". Se o ditado " em time que está ganhando nao se mexe", valer, Edvan Brandao continuará com sua vice, Gracirte Trabulsi . O Dr. Linaldo Albino já apresentou Fátima Vieira, filha do lendário Zé Vieira como sua vice e por ultimo o Dr. Bento Vieira divulgou o nome  do Dr. Gilvan Arêa Leão  como seu vice. A odisséia dos vices terá um peso muito importante e significativo nessa disputa.

Visivelmente a pandemia caiu como uma luva na vida de quem exerce cargo eletivo, e em Bacabal a reeleição do prefeito Edvan Brandão não é diferente e está muito bem encaminhada. Sem oposição, ele segue cumprindo as promessas que fez no palanque durante a sua campanha e isso está incomodando alguns descontentes.

Hospitais funcionando, UPA, centros sociais, postos de saúde, ruas asfaltadas, iluminadas, salário em dia, distribuição de cestas básicas, melhoramento no abastecimento de agua, distribuição de ambulâncias para povoados da zona rural, melhoramento de estradas, construção de pontes, fazem de Edvan Brandão, um grande gestor que segue a passos largos e isso lhe credencia a uma fácil reeleição.

Com toda a imprensa mostrando a sua boa administração, os blogs alinhados e aliados, com os deputados estaduais Carlinhos Florêncio e Roberto Costa, com o deputado federal João Marcelo trazendo benefícios para Bacabal, 14 vereadores na frente da campanha, é visível, público, notório e transparente o crescimento da cidade, o que deixa alguns descontentes, no mais alto grau de desconforto, desespero e destilando seu próprio veneno, atirando para todos os lados suas munições de inverdades, criando fakes na intenção de desestabilizar e tirar o foco do excelente trabalho feito pelo prefeito Edvan Brandão.

Esse grande número de pré-candidatos à prefeito de Bacabal, com o afunilamento da campanha, pode até aumentar, mas, quando as verdadeiras pesquisas aparecerem, a tendência é que a maioria fique pelo caminho, ou por desistência ou por dar apoio aos mais fortes.

O certo é que, apesar das provocações, o prefeito Edvan Brandão não foge do seu foco, continua no seu trabalho de deixar a nossa cidade bonita e o seu silêncio, que é a sua resposta, enche de ódio alguns que não aceitam que se tenha opinião própria e se der a sua opinião, e que for contrária a deles, é chamado de “Puxa Saco”.

É, mas é melhor puxar saco do que puxar carroça. 
E como diz o  Dr. Almir Júnior: -A política é como ela é, e não como nós queríamos que ela fosse eu continuou  não entendendo nada de política.
++++++++++ 
- Mas é verdade que essa pandemia foi boa para os vereadores  e quase todos serão reeleitos?

- -É verdade, mas isso é assunto para outro artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário