sexta-feira, 12 de setembro de 2025

CARECA DO INSS PRESO PELA POLICIA FEDERAL

Depois de muita cobrança e do início dos trabalhos da CPMI do INSS, enfim, as primeiras prisões começam a ocorrer após a descoberta do escândalo bilionário do órgão, onde aposentados e pensionistas sofreram descontos indevidos dos seus vencimentos.

A Polícia Federal prendeu, nesta sexta-feira (12), o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti, acusados de participação na fraude bilionária do INSS. A ação é um desdobramento da Operação Sem Desconto.

A ação ocorre um dia após a CPI do INSS aprovar a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico de Antunes, que está convocado a prestar depoimento na próxima segunda-feira. Camisoti e outras cinco pessoas também tiveram a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático quebrados a pedido do deputado federal Duarte Júnior (PSB-MA), vie-presidente da CPMI.

De acordo com as investigações, empresas ligadas ao “Careca do INSS” funcionavam como intermediárias financeiras das associações suspeitas. Essas companhias recebiam os recursos desviados e, em seguida, repassavam os valores a pessoas vinculadas às entidades ou ao INSS.

A PF afirma que Antunes recebeu R$ 53 milhões de associações de aposentados e pensionistas. Desse montante, mais de R$ 9 milhões foram transferidos diretamente para pessoas ligadas ao instituto.

Com a prisão, a expectativa é de que o depoimento de Antunes à CPI do INSS ganhe ainda mais relevância para o avanço das investigações sobre o esquema, considerado um dos maiores já identificados contra o sistema previdenciário

Nenhum comentário:

Postar um comentário