Nesta semana, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) divulgou estudo que classifica os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) em um indicador de segurança viária.
No ranking, o Distrito Federal surge como o local mais seguro para dirigir no país. Do outro lado da ponta, o Amazonas (AM) é o estado com menor segurança para os motoristas.
Os Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança aponta o Rio Grande do Sul na segunda colocação, seguido por Goiás, Paraná e Rio de Janeiro, empatados em terceiro lugar. No outro extremo, além do Amazonas, estão Pará, Amapá, Maranhão e Roraima entre os piores desempenhos.
Gestão da Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Vigilância, Promoção da Saúde e Atendimento às Vítimas; Normatização e Fiscalização; Indicadores de Mortalidade.
O estudo classificou o ranking com base em sete pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito: Gestão da Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Vigilância, Promoção da Saúde e Atendimento às Vítimas; Normatização e Fiscalização; Indicadores de Mortalidade.
O Maranhão esteve entre os melhores no item Segurança Veicular, que considera itens como airbags, freios ABS e ISOFIX, além da renovação da frota.
Em contrapartida, o Maranhão esteve entre os piores em dois itens: Normatização e Fiscalização, que avalia cobertura tecnológica, eficiência na aplicação da lei e registro de infrações; e Indicadores de Mortalidade, que mede taxas de óbitos por veículos, habitantes e quilômetros rodados.


Nenhum comentário:
Postar um comentário