terça-feira, 14 de outubro de 2025

COM A PALAVRA - QUANDO O VESTIBULAR ERA PURA EMOÇÃO!- POR ZÉ CARLOS GONÇALVES

 

... QUANDO O VESTIBULAR ERA PURA EMOÇÃO!

    A minha geração viveu uma etapa da vida na expectativa de chegar à universidade. E não era uma tarefa fácil. Ainda mais, no isolamento da Baixada.

    E a minha saga, como de muitos conterrâneos, começou nos corredores do Odorico Mendes. E, como todo escola, que se preze, esta primeira teve, também, o seu codinome. Ovo Mole. E, seguindo no Colégio Pinheirense, o Cu de Pinto, o primeiro ciclo se completou. Tempos bons, de firmes amizades e de livre liberdade.

   Só que a preocupação era extremamente séria. As famílias, conscientes da dura realidade, em que estávamos inseridos, e preocupadas com os nossos futuros, "tocavam-nos", assim como uma grande parcela dos jovens interioranos, "para um futuro melhor". Assim, tínhamos um único destino. Os cursos preparatórios aos vestibulares. Popularmente, os cursinhos. 

   E, como um rito sagrado, no início da década de 80, o nosso destino foi o José Maria do Amaral. Posso dizer que ali foi a nossa escola fora de casa. E, especialmente para mim, é de um espetacular e inenarrável significado. Fui aluno. E, logo, logo, tive o privilégio de ser professor. No cursinho e no colégio, recém fundado. Ali, vivi a família escolar José Maria do Amaral. Em uma equipe "de peso", com convivência respeitosa e fraterna. E, por essa convivência, sou eternamente grato.

   O importante é que isso me deu sustentação para seguir. E, de verdade, a minha passagem, em cada cursinho, foi me moldando como profissional e como pessoa: racional e amigo e consciente e pensante e respeitoso e  empático.

     Nessa toada, para valorizar a Ilha, estive "em vários tablados". Uns, por longo tempo; outros, como um meteoro. E, assim, com o apoio e o abraço dos irmãos docentes, sem o que nada teria acontecido, fui contribuindo, um pouco, com a formação de significativa parcela de nossos irmãos maranhenses, que, de longes saudades, vieram buscar conhecimentos.

     E "a minha viagem profissa", tal a de muitos companheiros, queridos e amigos, valeu a pena. Com passagens por Cipe, MENG, Seleção, Anglo, Curso Professor Newton, Dinâmico, Curso Professor José Luís, Einstein, Sírius, Exclusivo, Geo História, Gaus, Curso Extra,  Opção, Atual Vestibulares, Teorema, Curso Thales, Sigma, Paralelo, Objetivo ... entre outros.

    E, guardo e carrego, no fundo do peito, o inesquecível e querido GUESA.

     Tudo isso, quando o vestibular era pura emoção!


         Zé Carlos Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário