quinta-feira, 6 de novembro de 2025

COM A PALAVRA - A BÚSSOLA E A BIRUTA - POR GRACILENE PINTO

 

A BÚSSOLA E A BIRUTA

Tantos já falaram e escreveram sobre a importância do sonho. Eu mesma escrevi crônicas e poemas sobre o assunto que perdi a conta. Escrevi até um livro intitulado E AÍ, TROCA COMIGO?. E mais que isso, muitas vezes tive a oportunidade de vivenciar e desfrutar do resultado dos meus sonhos. 

Quem não se permite sonhar é um suicida em potencial. Porque o sonho é o desejo da alma que ativa nossa força vital. A pessoa que não sonha já está morta e não sabe. Não ter sonhos, objetivos de vida, é ser como uma nau à deriva em mar revolto, sujeita aos movimentos da maré. Daí considerar-se que o sonho é a bússola que nos direciona na vida. 

A bússola, como se sabe, apontando sempre para o Norte, orienta para que não nos percamos no caminho. Não permite que esqueçamos os nossos objetivos. Por mais que o vento sopre e o mar esteja revolto, sempre saberemos onde está o Norte. 

No entanto, como já repetiram tantos neurolinguistas, o sonho sem ação é ilusão. 

Todos sabem que tempestades podem se formar, os mares podem se encrespar, e muitos são os percalços que quase sempre se encontra pelo caminho e que nos podem desviar do nosso curso. Sabem também, que navegar à esmo, sem planejamento, não é uma boa pedida. Pois, pode levar a colisão com algum recife, iceberg, ou mesmo com outra embarcação. Porém, se ao nosso desejo anteciparmos os obstáculos, ficaremos imobilizados pelo medo e nunca chegaremos a lugar algum. É preciso, pois, sonhar e buscar o conhecimento, que haverá de indicar o rumo mais favorável para atingirmos nossa meta.  É exatamente aí que entra a biruta. 

A biruta serve para mostrar o sentido dos ventos. Assim, por mais que tempestades atravessem nosso caminho e nos levem a desviar-nos, momentaneamente, do nosso curso, tendo um sonho como bússola sempre saberemos onde está o nosso Norte. E, com o conhecimento que nos traz a biruta, saberemos a direção para onde o vento está soprando e poderemos seguir os caminhos mais favoráveis para atingir a nossa meta sem riscos.  

Os sonhos são nossa bússola, estabelecem nossas metas. Mas, o conhecimento é a biruta que mostra para onde o vento está soprando e indica o momento e o caminho mais favorável para que possamos atingir os nossos objetivos.

(Gracilene Pinto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário