domingo, 26 de maio de 2013

 

PANDEIRO É MEU NOME

          Tôin de Lidia, Toninho, Bola Cheia, Tarimba, Antônio Carlos Presidente, se alguém chamar, ele vai responder. Nascido em Campina Grande, esse filho de Dona Lídia resolveu ganhar o mundo e acabou conhecendo Bacabal, terra que lhe acolheu e que hoje é sua terra. Ele que foi bom de bola, jogou no Treze de Campina Grande, é amigo de Biliu, um grande cantor e advogado, frequentou o Buraco da Gia, brincou no Bloco Espáia Merda e é fã número um de Jackson do Pandeiro.
Antônio Carlos foi menino como todos os meninos, brincou, brigou, estudou, fez travessuras. Foi adolescente como qualquer adolescente, foi em bailes, em bares, dançou, bebeu, fumou e começou a sua vida profissional trabalhando como bancário. Amigo, engraçado, contador de causos, de histórias, de estórias, muito  prestativo, ele conheceu no Maranhão, Milton, pessoa com quem teve uma amizade muito grande até a sua partida para outra esfera. Foi vendedor de veículos e no auge da sua idade, conheceu uma rapaziada em Bacabal e nos fins de semana, reunia no quintal da sua residência, amigos para uma boa roda de samba regada a muita cerveja e churrasco, dai veio a ídéia de fundar o grupo de pagode “Os Lamas” que dominou o entretenimento de Bacabal e região durante muito tempo.

 Participou ativamente do movimento Nossa Voz no Bar de Zé Lago e Rosemary, participou da montagem do Boi Bacaba, fundou a Burriata, bloco de carnaval que movimentou vários, bebeu cachaça com a moçada e frequentava todos os sábados, o Canecão, clube tradicional da cidade. Antônio Carlos tem uma grande importância em Bacabal, participa ativamente da vida politica, chegando a se aventurar como candidato a vereador e tendo uma expressiva votação, o que faz dele um líder, conselheiro, figura bastante disputada pelos candidatos para trabalho de apoio à campanhas politicas. Toninho é cultura em pessoa, é um grande entusiasta dos movimentos da cidade, é compositor, cantor, ´participa de festivais e está presente em todos os shows dos nossos artistas, dando a sua contribuição como platéia e como artista.

Fã de Cartola, Nelson Cavaquinho e Ataulfo Alves, Antônio Carlos é um nordestino que ama o samba e escolheu o pandeiro para participar das rodas. Intérprete de autores consagrados, o samba de raiz está presente no seu repertório e hoje, cantando no Grupo Maracangalha, ele invade os fins de semana de Bacabal levando o que tem de melhor na Música Popular Brasileira. Antônio Carlos é tudo isso e mais, é poeta, repentista, cantador de coco de improviso. É o verdadeiro enciclopédico que não pode ser copiado nem imitado. Antônio Carlos traz as noites nos seus dias e a música na sua vida e com o seu pandeiro na mão, ele solta a voz e canta para o mundo, a canção composta durante todos os seus dias, a humildade e em ritmo de samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário