quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

PELOS BLOGS DE BACABAL



 EX JOGADOR DENTINHO RECEBE O TITULO DE CIDADÃO BACABALENSE

 Por Cabo Brito

Na Sessão da Câmara municipal de Vereadores de Bacabal, realizada no dia de ontem (10) o Vereador Gleydoson Santos (PSD) apresentou um projeto no qual concede o  Titulo de Cidadão Bacabalense a Sebastião do Socorro Araújo( Dentinho),  nascido em 28 de setembro de 1956 em Manaus-AM, filho de Raimundo Araújo de oliveira e Margarida Araújo de Oliveira,  formado em EDUCAÇÃO FISICA  e credenciado no CREF – Conselho Regional de Educação. Passou por uma infância humilde e começou a demonstrar sua vocação por futebol nos jogos escolares e em escolinhas de futebol que frequentou. No ano de 1973 aos 17 anos saiu do convívio de seus pais e familiares, em busca do seu sonho. Aos 18 anos se profissionalizou  como atleta de futebol,  foi nesse tempo que Sebastião ficou conhecido como “DENTINHO”, tendo em vista o tamanho exagerado dos seus dentes incisivos superiores. Foi o maior artilheiro do Brasil em 1983 com 42 gols pelo Campeonato Paraibano e 11 pelo campeonato Brasileiro do mesmo ano, totalizando 53 gols na temporada com a camisa do Botafogo da Paraíba. Atuou em 16 clubes (Brasil, México e Colômbia) obtendo assim grande reconhecimento na carreira.
           Em 05 de março de 1993 passou a atuar no Bacabal Esporte Clube - BEC onde encerrou sua carreira como jogador. Exerceu ainda a função de AUXILIAR TÉCNICO e PREPARADOR FÍSICO no ano de 1996, sendo campeão maranhense pelo BACABAL ESPORTE CLUBE.  Há mais de 10 anos desenvolve o projeto BOM DE BOLA – DIGA NÃO AS DROGAS, um projeto educativo que visa ensinar boas maneira e ética às crianças de nossa cidade. Em paralelo a este projeto realiza também, treinamento esportivo na escolinha de futebol da SEDEL com garotos de 10 a 16 anos. 
           Hoje, DENTINHO é casado com a Enfermeira Jane Wilma Aguiar de Oliveira, que teve 04 (quatro) filhos bacabalenses que são: André Felipe, Marcos Fernando, Ângelo Castro e Pedro Igor, que seguindo a carreira do pai, hoje está no time da base do ABC de NATAL – RN com um futuro promissor.
            Diante do exposto o Poder Legislativo, através do vereador GLEIDSON SANTOS, sente-se honrado em outorgar o merecido título de cidadania ao ilustre cidadão, em reconhecimento ao excelente serviço prestado à comunidade bacabalense, em especial, as crianças, adolescentes e jovens, através do projeto BOM DE BOLA.

Os Vereadores Reginaldo do Posto (PPS), Serafim Reis (PMDB), Manoel da Concordia (PSB), Rogerio Santos (PPS) e Gilmar Reis (PSB) se manifestaram em apoio ao projeto e parabenizaram  pela a iniciativa do Vereador Gleydson Santos (PSD), pois DENTINHO já era merecedor dessa honraria já que o mesmo a muita tempo vem desenvolvendo um brilhante trabalho na área esportiva de nossa cidade.


EDUCADORA E ATIVISTA BACABALENSE É HOMENAGEADA COM TROFÉU DE DIREITOS HUMANOS




A educadora e ativista Guilhermina Divina de Aguiar Silva, 57 anos, foi premiada no último dia 5 de dezembro, em São Luís, pelos serviços prestados de modo voluntário e humanístico junto à sociedade maranhense, especialmente na cidade onde mora. O troféu “Geny Murad” é concedido anualmente a pessoas que se destacam na defesa dos direitos humanos, numa iniciativa da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Luís, liderada pelo Bispo Dom Belisário, egresso há alguns anos de Bacabal à nossa capital.

O evento – que se realizou no dia internacional do voluntário — se deu por ocasião do encerramento do seminário “Dezembro de paz”, de tema “Violência x Cultura de paz”, da CJP e homenageou duas mulheres, numa atitude de reconhecimento e estímulo àqueles cidadãos que, de modo voluntário e prestativo, prezam por lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, tornando-se verdadeiros ativistas ou embaixadores da paz junto às regionais diocesanas do Maranhão. Estiveram presentes personalidades de grande relevância no setor, como a Sra. Helena Heluy, aposentada da área jurídica e ex-deputada de vários mandatos, que também foi premiada; o Dr. Douglas de Melo Martins, juiz palestrante do seminário; o promotor José Cláudio Cabral Marques (que já atuou em nossa cidade); o historiador Wagner Cabral (UFMA) e Jefferson Portela, delegado e futuro Secretário de Segurança Pública do Maranhão.


Formada em Pedagogia, habilitada em História e Geografia, pós-graduada em Planejamento de Educação e Metodologia do Ensino Superior, além de qualificações em diversas áreas de atuação sócio-popular, a professora Guilhermina Aguiar, como é conhecida, é personagem muito presente nos fóruns de direitos, nos conselhos, nas lutas de classe e defesa das minorias, sempre com seu espírito sóbrio, sábio e latente pela equidade social. Há tempos milita nas pastorais sociais da Igreja Católica, é atual conselheira do CME-Conselho Municipal de Educação, entre outras funções das quais nunca se exclui, quando o assunto é o interesse popular. “Ganhar esse prêmio representa para mim o reconhecimento de toda uma trajetória de lutas, de sofrimento e até perseguições, mas que é gratificante por ser algo humanitário e coletivo. É também mais um estímulo ao prosseguimento de outras e outras jornadas”, assegura a professora premiada.

Em 2013 o troféu “Geny Murad” foi outorgado ao bispo aposentado Dom Xavier, francês, ligado à APAC – Associação de Proteção aos Presos, organização internacional com atuação em Bacabal e da qual a professora Guilhermina é presidente.
Nossos aplausos à nossa grande educadora.

PROJETO QUE DISPÕE SOBRE TÍTULO DE CIDADANIA BACABALENSE AO COMANDANTE DO 15º BPM É APROVADO POR UNANIMIDADE NA CÂMARA DE VEREADORES

Por Sérgio Mathias

Na sessão da Câmara Municipal de Bacabal, realizada no último dia (10) o Vereador Serafim Reis (PMDB) apresentou o Projeto de Decreto Legislativo que concede Titulo de Cidadão bacabalense ao Tenente Coronel Egídio Amaral. Para o edil, o Tenente-coronel Egídio, desde que assumiu o comando do 15º Batalhão da Policia Militar em nossa cidade, vem desenvolvendo um brilhante trabalho  na área de segurança publica, especialmente no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado.

Para o autor do projeto, além do trabalho de combate ao crime, o Tenente-coronel Egídio, também se destaca na área social como, por exemplo, a escolinha de futebol e capoeira, cineminha no quartel, dias das crianças, dia dos pais, e a criação do Banco de Sangue, com a atuação também do Geape (Grupo Especial de Apoio às Escolas) e Proerd (Programa Educacional de Resistencia as Drogas e a Violência).

Disse ainda o vereador que em toda a história de Bacabal, nunca se viu uma atuação tão eficaz e presente da Polícia Militar.

Os vereadores Rogério Santos, Glaydison Santos, Melquíades Neto, professor Maninho, Manoel da Concórdia e Natálida Duda, também usaram a tribuna e enalteceram o trabalho do Tenente-coronel Egídio a frente do 15º Batalhão de Polícia Militar de Bacabal.

O projeto de Decreto Legislativo nº 08 de 08 de dezembro de 2014, do vereador Serafim Reis, foi aprovado por unanimidade. A data da solenidade ainda será marcada pela mesa diretora da câmara de Bacabal.

O Tenente-coronel Egídio Augusto Amaral Soares, é natural do Estado do Pará, tendo o seguinte curriculum:  Ensino Fundamental: Colégio “Padre Marcos Chavalder” – PA – dezembro de 1980; Ensino Médio: Escola Agrotécnica Federal de Castanhal – dezembro de 1983; Ensino Superior: Cursando– 9º Período; Instituição: Centro de Ensino Universitário do Maranhão; Curso: Bacharelado em Direito.

Possui também os seguintes cursos de estágios militares: Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva – NPOR/EB – dezembro de 1985; Estágio Básico de Combatente de Selva – abril de 1987; Estágio de Adaptação de Oficiais – EAO/PMMA – janeiro de 1992;Estágio de Informações – julho de 1992; Curso de Gerenciamento de Crises – outubro de 1998; Curso de Direção Defensiva – agosto de 2001; Imobilizações Táticas – junho de 2003; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO/PMAL – dezembro de 2003; VII Encontro de Comandantes de Organizações Militares – setembro de 2004.

Também possui cursos e estágios civis como: Curso de Gerenciamento de Unidades de Serviço – janeiro de 1998; Inglês Básico – Impressive – junho de 1998; Direção Defensiva/Noções de Primeiros Socorros/Proteção do Meio-ambiente – agosto de 1998;Curso de Ferramenta da Qualidade – outubro de 1998; Curso de Módulo Comportamental I, II e III – outubro de 1998; II Jornada Jurídica Maranhense – novembro de 1998; Curso de Marketing para instituições Públicas – março de 2000; I Ciclo de Conferências sobre novo Código Civil – março de 2003; I Congresso Nacional sobre novo Código Civil – maio de 2003; Curso Prático de Comunicação Verbal – dezembro de 2003.

Foi condecorado e agraciado com o Diploma de Combatente de Selva – Abril – 1987; Medalha de Participação da Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola – setembro de 1995; Título de Honra ao Mérito – Câmara Municipal de Santa Izabel do Pará – dezembro de 1995; Menção Honrosa – Programa de Implantação do Shopping do Cidadão – novembro de 1997; Medalha por Tempo de Serviço Policial Militar de 10 anos – junho de 2002; Medalha do Mérito Policial Militar – PMPI – junho de 2003; Diploma “Amigos do 24º Batalhão de Caçadores” – agosto de 2003; Medalha de Serviço Amazônico – julho de 2004; Medalha Mérito Policial Militar – Brigadeiro Feliciano Falcão - Junho de 2005; Medalha por Tempo de Serviço Policial Militar de 20 anos – junho de 2005; Medalha Governador Luís Domingues – Abril – 2007; Medalha da Liberdade – Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira – Novembro – 2011; Agraciado com o colar do Mérito Cívico Joaquim José da Silva Xavier “Alferes Tiradentes” – Março – 2012.; medalha Garra e Coragem da Legião dos Veteranos de Guerra do Brasil – Niterói-RJ – Julho – 2012; Medalha da Ordem do Mérito Humanitário – Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira – Agosto – 2013; Medalha Soldado da Paz – Batalhão de Suez / RS – Junho - 2014.

No Exército Brasileiro obteve as seguintes promoções: Declaração de Aspirante a Oficial: dezembro de 1985; Promoção ao posto de 2º Tenente: junho de 1986; Promoção ao posto de 1º Tenente: junho de 1988.

Já na Polícia Militar do Estado do Maranhão: Declaração de Aspirante a Oficial PM: 06/01/92; Promoção ao posto de 2º Tenente: 21/08/92; Promoção ao posto de 1º Tenente: 21/08/94; Promoção ao posto de Capitão: 21/08/97; Promoção ao posto de Major: 25/12/03; Promoção ao posto de Tenente Coronel: 25/12/2011.

Em sua carreira militar já desenvolveu várias funções: Oficial de Educação Física; Oficial de Armamento, Munição e Tiro; Oficial responsável pelo Paiol de Munições; Comandante de Pelotão; Oficial de Relações Públicas; Comandante de PELOPES (Pelotão de Operações Especiais).

Na polícia Militar ocupou os seguintes cargos: Almoxarife Geral; Ajudante de Ordem do Comandante Geral; Comandante da Companhia do Comando Geral (CCG); Adjunto do Setor de Comunicação Social; Chefe do Setor de Comunicação Social; Subcomandante da 1ª CIA. Ind – Pinheiro (Companhia Independente; Coordenador do Curso de Soldados 2001 na 1ª CIA, em Pinheiro; Ajudante de Ordem do Vice-governador do Estado; Comandante do CPAI-I (região médio-mearim); Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar de Bacabal/MA.
Tenente-coronel Egídio também participou da Missão de verificação das Nações Unidas em Angola – UNAVEM III – dezembro de 1995 e do Intercâmbio de Grupo de estudo do Rotary Internacional entre o distrito brasileiro que compreende os Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, com o distrito americano 7630 no Estado de Maryland – USA.

Em sua monografia desenvolvida abordou o tema: A Comunicação Social e o Marketing como estratégias para a melhoria da imagem da Polícia Militar de Alagoas.

 


Por Abel Carvalho

Em sessão solene na Assembleia Legislativa, o empresário Raimundo Florêncio Monteiro, foi condecorado com o titulo de cidadão Maranhense, durante a solenidade o plenário ficou lotado, onde estiveram presentes familiares e amigos do homenageado. Natural de Cristais, interior do Ceará, veio para o Maranhão na década de 50, onde ajudou a desbravar as estradas no estado, uma forma de colaborar com desenvolvimento do Maranhão, fixou residência e empresa na cidade de Bacabal. O empresário Raimundo Florêncio foi o fundador, em 1968, de uma das maiores empresas no ramo do transporte rodoviário no estado durante as décadas de 1970 e 1980, a Florêncio, junto com seus irmãos João e Manuel.
A indicação do titulo de cidadania maranhense ao empresário Raimundo Florêncio Monteiro foi de autoria do deputado André Fufuca. ‘’Este bravo nordestino, bravo sertanejo é o símbolo da persistência do homem do sertão que com imensa força de vontade, enfrentou as dificuldades da vida, tornou-se um vencedor que merece ser homenageado por esta casa”, declarou o deputado Fufuca.
Na solenidade o vereador Florêncio Neto representou o seu avô, que agradeceu a homenagem. ‘’Com o coração transbordando de emoção, recebo e agradeço a maior comenda desta casa. Esta tão honrada comenda é agora entregue a um homem simples, que na década de 50 veio desbravar as estradas do Maranhão, em meio a imensas dificuldades”.
A sessão solene foi presidida pelo deputado Carlinhos Florêncio, que falou a respeito da importância deste título, para o seu pai. ”Devo dizer aqui do quanto fico feliz e honrado por este momento de reconhecimento, celebrado por unanimidade dos nossos pares, ao meu pai, Raimundo Florêncio Monteiro,”, frisou o Deputado Carlinhos Florêncio, agradecendo a presença de todos.




FÁBRICA DE ASFALTO POLUI BACABAL

Por Jota Erry


Fabrica de asfalto polui área residencial em Bacabal e a população não tem a quem recorrer.O local atingido prejudica também as pessoas que realizam caminhada no percurso da avenida João Alberto ao bairro Areal.








 


Por Jeremias Fotógrafo

Depois da medalha de ouro, nos Jogos Nacionais da Juventude, em Londrina, no Paraná, Marcelo lima, numa disputa de 12 países da América do Sul, no estado do Sergipe. obteve a quarta colocação

A modalidade é salto em altura. Não nos foi informado, a altura, mas,  no Campeonato de Londrina ele atingiu I

Nenhum comentário:

Postar um comentário