sábado, 13 de dezembro de 2014

REISADO FOLIA DE NATAL, 16 ANOS





REISADO FOLIA DE NATAL, 16 ANOS

O Reisado Folias de Natal estréia oficialmente hoje, sábado, dia 13, às 20h, no bairro do Coroadinho, integrando a programação cultural do projeto Coroado de Natal. O musical natalino é uma produção do Grupo Foliões e conta, esse ano, com a parceria do Pastoral Y-Bacanga, da escola homônima do Anjo da Guarda.

O Reisado vem sendo encenado desde 2004 (16 anos) e teve sua primeira apresentação, reunindo canções próprias e tradicionais do ciclo natalino, no Palacete Gentil Braga, na Mostra Reisado e Outras Coisas. O trabalho já participou de festivais e mostras pelo Brasil e no exterior (França, Bélgica, Estados Unidos e Canadá).

Hoje, com a participação do Pastoral Y-Bacanga, o elenco chega a 100 integrantes, entre dançarinos, atores, cantores e músicos, que interpretam personagens diversos, como a Sagrada Família, reis magos, anjos, pastores, cordão de espadas, camponeses, entre outros.

O reisado nitidamente acompanha a linha das folias de reis que existem no Nordeste e Centro-Oeste do país, mas aos poucos incorporou elementos dos pastoris e pastorais. O espetáculo tem números entre 10 minutos a uma hora e narra a viagem dos reis magos e dos pastores até Belém, onde nasceu Jesus.

Nas ruas, a folia de reis visita casas com presépios e deixa lembranças e presentes aos donos da casa. Todos os anos, além de apresentações especiais, o Reisado percorre ruas do centro de São Luís. Para apresentações menores, utiliza um grupo de 20 pessoas, ficando para espaços maiores o grupo completo.

Folias de Natal já contou com várias parcerias, como a companhia teatral do Professor Ciro Falcão, Uniti, Grupo Gamar, Raízes de Portugal, Império de Lisboa, Companhia Rosa Branca, Baile de Caixas, Projeto Social Beata Madre Rosa (Vila Isabel), Grupo Jaac (igreja de São Pantaleão) e Companhia Táculo (Escola Barjonas Lobão). Esse ano, as ações socioculturais do Grupo Foliões uniram-se aos projetos do Y-Bacanga na montagem do espetáculo Folias Juninas (junto à Cia. Táculo) e do teatral Historias de Minha Terra.

No dia 19, 10h, a festa de reis estará visitando o Fórum Sarney Costa, no Calhau. À noite, começam as peregrinações por comunidades de São Luís, estendendo-se até o dia 6 de janeiro, consagrado pela tradição aos reis magos Gaspar, Baltazar e Belchior.

Entre os próximos projetos, estão a gravação de um CD e um documentário exclusivos da folias de reis, que esse ano conta com o apoio cultural do Ceuma e do Sindicato de Ferroviários dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins, Funarte, Banco do Nordeste e do Projeto Coroado de Natal.

Vale lembrar que o Grupo Foliões possui 20 anos, sendo uma extensão do Bloco Tradicional Os Foliões (38 anos). A idealização do Reisado Folias de Natal cabe a William Moraes Corrêa (filho do saudoso Mestre Walmir, fundador de Os Foliões), tendo sido originado de um disco (Água na Fonte) dado a seu tio Waldete Cabeça Branca (irmã de Mestre Walmir), mas que se constituía antigo sonho de William de apresentar uma folia de reis pelas ruas da capital maranhense.

 REIS  E PASTORES NO MARANHÃO

Em São Luís do Maranhão, as festas de fim de ano ganham o colorido e a alegria dos Grupos de Reisado e Pastores. De tradição européia, os cordões representam o auto do nascimento de Cristo, com ritmos alegres e coreografias dançantes. Os participantes usam roupas coloridas, com bordados e fitas. A música incorpora a pulsação de ritmos tradicionais da cultura popular. Alguns grupos do Maranhão introduziram personagens do Divino Espírito Santo, como o Imperador e a Imperatriz. O espetáculo apresentado é um jeito lúdico e muito divertido de saudar a vinda do menino Jesus no presépio.

O tradicional cortejo de reis e pastores conta com a presença de vários grupos de Reis e Pastores, além do espetáculo teatral “Natalina da Paixão”, da Companhia Barrica. Com a participação de bailarinos e artistas, o grupo reinventou o auto, com músicas próprias e a inclusão de novos personagens, como as Cristinas de Jesus (mutucas do Senhor) e os Patriarcas (profetas) do Senhor.

As Cristinas eram homens vestidos com roupas brancas, adornados com flores, medalhas e fitinhas religiosas. Nas mãos, um cajado enfeitado de flores e frutos de plástico. Os patriarcas eram mulheres que usavam túnicas coloridas feitas de pano de rede, usando lenços de cetim na cabeça. As crianças acompanharam o cortejo representando o espírito santo. Todos eram músicos, dançarinos e cantores que seguiram em cortejo pelas ruas oferecendo pão e vinho.Os reisados e grupos que introduziram outras figuras simbólicas do nascimento do Messias (pastores, cordão de pastores, pastoris e pastorais) originaram-se na Europa, durante a Idade Média. Todos incorporaram elementos europeus e do Oriente Médio, ganhando adaptações regionais pelo mundo afora.

Os grupos de reis descem as principais ruas do Centro de São Luís, saindo da Praça João Lisboa, passando pela Praça Dom Pedro II até chegar a Praia Grande. Até o dia de Natal outras companhias farão o cortejo.

No Brasil, foram introduzidos pelos portugueses e espanhóis. Os reisados e folias de reis são os mais populares, devido a sua proximidade com as manifestações carnavalescas, uma vez que os grupos de foliões saem por ruas, estradas, vilas, sítios, fazendas e campos, cantando, tocando, dançando, visitando casas e presépios da região. No centro histórico de São Luis é comum encontrar presépios montados nas portas das casas, deixando-os a vista para os transeuntes.

Outra característica forte dos reisados são a riqueza e o colorido das roupas, além da variedade instrumental (cordas, percussão e metais). Ao contrário dos pastores, as folias de reis apresentam-se durante o ano inteiro, não se limitando somente aos meses de dezembro e janeiro.

No Brasil, existem cordões e grupos de reis em todos os estados, tendo muito elementos comuns, mas também diferenças marcantes quanto ao canto, bailado, trajes e ritmo. No Maranhão, as folias e reisados não são encontrados em grande quantidade, em relação aos pastores e pastoris.

Alguns introduziram elementos próprios, como o imperador e a imperatriz dos festejos do Divino Espírito Santo. Estes não possuem uma função definitiva, apenas acompanhando o cortejo que segue em direção à cidade de Belém.

O Reisado Folias de Natal busca ser o mais fiel possível aos reisados e folias de outros estados, mantendo as roupas ricas em bordados e fitas. O cordão de espadas e os ritmos alegres e mais dançantes, com coreografias soltas e vibrantes. Alguns personagens inerentes dos pastores são encontrados, mas os principais são a Sagrada Família e os cordões de espadas.

Os guardiões de fitas (cordão de espadas) abre o caminho para os personagens do reisado passarem, em suas visitas aos presépios existentes nas comunidades e igrejas. Ao final, é montado um presépio vivo.

As apresentações das Folias de Natal continuarão em comunidades de São Luís, prosseguindo até o dia 6 de janeiro, quando são celebrados os santos reis Gaspar, Baltazar e Belchior. Os três representam os povos da Terra homenageando o nascimento de Cristo.

Por Augusto Martins , pesquisador da cultura popular brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário