terça-feira, 3 de maio de 2016

GIRO POLITICO

Adriano Sarney, Albérico Filho, Edilázio Júnior e Lobão FIlho em Barreirinhas
EDILAZIO DESTACA ALIANÇA EM BARREIRINHAS

O primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado Edilázio Júnior (PV), destacou o encontro de lideranças políticas realizado na cidade de Barreirinhas no último fim de semana.
Durante a reunião, o nome do ex-prefeito e ex-deputado Albérico Filho foi lançado para a disputa do Executivo Municipal nas eleições de outubro deste ano.
Edilázio destacou a presença de lideranças políticas do PMDB, PV, PTB, PMB e PR, que formarão aliança para a eleição. “Os presidentes de todos esses partidos chegaram a um denominador comum, a um consenso, de que o melhor nome para a cidade de Barreirinhas é o do ex-prefeito Albérico Filho. E não foram só os partidos que chegaram a esta conclusão, todas as pesquisas mostram esse mesmo caminho”, disse.
Edilázio lembrou da trajetória de Albérico no município. “Quando ele esteve à frente da administração municipal, foi um gestor competente, comprometido e responsável”, completou.
Edilázio também falou da presença do suplente de senador Lobão Filho, ex-candidato a governador pelo PMDB. “O senador Lobão Filho enfatizou o apoio a Albérico Filho em Barreirinhas, o primeiro município que ele retornou para agradecer os votos recebidos. ele se comprometeu em caminhar por todo o estado do Maranhão, como fez na campanha para o Governo”, disse.
O presidente do PMDB, Remi Ribeiro e o deputado estadual Adriano Sarney (PV), também participaram do encontro.
***********************************************************************
HonoratoFernandesvereador
GOVERNO INVESTE NA AGRICULTURA FAMILIAR

Ocupando a tribuna na Câmara Municipal o vereador Honorato Fernandes (PT) pontuou os investimentos que o Governo do Estado tem realizado, no intuito de alavancar o setor da agricultura familiar.
“O governo do Estado tem investido na agricultura familiar. Tanto tem investido, que criou uma Secretaria para tratar especificamente da agricultura familiar, por entender que este é um vetor de desenvolvimento”, afirmou.
Honorato defendeu estes investimentos, bem como os programas sociais, tanto do Governo Federal, quanto do Governo Estadual, como instrumento de resgate e inclusão de muitos brasileiros e maranhenses que outrora viviam esquecidos nos mais longínquos rincões, sem comida, sem energia e sem educação.
“E não é o Bolsa Família que tem tirado as pessoas do interior. O que tem tirado muitas pessoas do interior para se amontoar em algumas regiões da cidade de São Luís é justamente a falta de oportunidade ao pequeno agricultor. Aqueles que estão lá no meio do mato, onde antigamente não havia nem um bico de luz e hoje já tem, lá onde as crianças não tinham o que comer e graças ao Bolsa Família passaram a ter um prato de comida na mesa. E também, graças ao Governo do Estado, que, muitas dessas crianças, hoje, não reclamam da falta de um lápis para anotar a atividade da escola, pois antes nem isso tinham”, afirmou.
*********************************************************************
WellingtondoCurso1CASA DO ESTUDANTE ESTÁ ABANDONADA

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (3) para solicitar a reforma da Casa dos Estudantes da Federação das Escolas Superiores do Maranhão, localizada em São Luís, na Praça Antônio Lobo, Centro.
A solicitação do parlamentar vai ao encontro do anseio de mais de 10 estudantes que, atualmente, dividem a casa com rachaduras e inúmeros outros problemas infraestruturais.
“Trazemos a esta Casa uma demanda de nossos estudantes que estão comprovando, na realidade, o sentido do termo abandono. Estamos diante de mais de 10 alunos que vieram do interior para estudar na capital e, por isso, estão abrigados na Casa dos Estudantes que, infelizmente, está em deplorável situação. Ontem à noite visitamos o local e saímos de lá tristes ao ver tantas rachaduras e diversos outros problemas infraestruturais juntos no mesmo espaço em que nossos universitários estão. Ora, são jovens de origem humilde que acreditam que a educação poderá transformar seus sonhos em realidade e que, infelizmente, não estão recebendo atenção alguma do Estado. Não podemos continuar ignorando os futuros profissionais do Maranhão e é por isso que solicito a reforma do prédio. Solicito também que tanto o secretário de Educação quanto o nosso governador tomem ciência da real situação e possam conhecer de perto as estruturas da Casa dos Estudantes do Maranhão”, afirmou.
Ainda durante o pronunciamento, o deputado Wellington solicitou que fossem adotadas providências a fim de garantir a iluminação pública na praça em frente à Casa dos Estudantes e próxima à Igreja de Santo Antônio.
******************************************************************************
EdivaldoHolandaEDIVALDO DESTACA CONQUISTA DO SAMPAIO

Em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira (3), o deputado Edivaldo Holanda (PTC), ao destacar a conquista do Sampaio Correia de Basquete Feminino, no campeonato brasileiro, parabenizou o deputado Sérgio Frota e a atleta maranhense Iziane pelo trabalho que vêm desenvolvendo em prol do esporte no Maranhão.
Em princípio, ele homenageou o deputado Sérgio Frota que, segundo Edivaldo Holanda, chegou à direção do Sampaio Corrêa em uma hora em que aquele time precisava de uma força nova, de alguém que pudesse levar o time à altura de grandes times nacionais.
“O Sérgio nos trouxe grandes alegrias com o Sampaio. O Maranhão se uniu e torceu pelo time na sua luta em busca de um título nacional. Não chegou lá, mas fez bonito, fez bem feito, demonstrou garra, levou o nome do Maranhão aos quatro cantos deste país”, afirmou o deputado.
Ele também acrescentou que Sérgio Frota também criou o Sampaio Corrêa Basquete Feminino, tendo conquistado o título de campeão brasileiro na última disputa com o time do Corinthians, tendo a atleta Iziane como a melhor jogadora do campeonato.
“A Iziane foi eleita a melhor atleta do campeonato, ela que é do bairro da Liberdade e que junto com o prefeito e o governador Flávio Dino entregou uma quadra de esportes para atender cerca de 30 mil pessoas da Liberdade e de todo o entorno daquele bairro”.
O deputado também destacou a Lei do Incentivo ao Esporte, de autoria do ex-deputado Joaquim Haickel, que beneficia o esporte em todo o Estado. Outro destaque foi a atitude do governador que, apesar da crise nacional, fez a renúncia de receita para ajudar o Maranhão no esporte, em especial, o Sampaio Corrêa de Basquete Feminino, que trouxe a memorável vitória nesse campeonato.
“Parabéns ao governador Flávio Dino que, baseado na Lei de Incentivo ao Esporte, fez a renúncia em favor do time do Sampaio Corrêa de Basquete Feminino. Parabéns mais uma vez a Sérgio Frota, ao Joaquim Haickel, à Iziane, ao prefeito Edivaldo e ao nosso governador Flávio Dino”, finalizou o deputado Edivaldo Holanda.
******************************************************************
FabianaeDilmaTOCHA OLIMPICA PASSA EM JUNHO PELO MARANHAO

São Luís será a 14ª capital do Brasil a receber a tocha olímpica. A chama olímpica sairá de Brasília no dia 3 maio, circulando por várias cidades brasileiras até o dia 5 de agosto, data da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
No calendário, mais de 300 cidades brasileiras sediarão visitas da chama. Depois da celebração em São Luís, no dia 12 de junho, a Tocha visitará as cidades de Barreirinhas e Imperatriz nos dias 13 e 14 de junho, respectivamente.
O percurso da tocha olímpica em São Luís cobrirá 39 quilômetros. O percurso oficial tem início na sede da Prefeitura de Luís e contará com oito pontos de apoio – Palácio La Ravardière, Anjo da Guarda, Cohatrac, Turu, Avenida Litorânea, Espigão Costeiro e Praça Maria Aragão. Cada ponto contará com palco para atrações culturais e esportivas. O revezamento será encerrado na Praça Maria Aragão, onde será acesa a pira olímpica.
Ao todo, 140 maranhenses carregarão a Tocha Olímpica.
**************************************************************************
SousaNeto1SOUZA NETO DENUNCIA DESRESPEITO A MILITARES
Na primeira Sessão Ordinária da semana na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Sousa Neto (PROS) denunciou os desmandos do Governo Flávio Dino para com os militares do Maranhão.
Sousa Neto, num duro discurso, afirmou que o secretário de Segurança rasgou a LOB e fez reunião às escondidas com alguns representantes dos militares maranhenses.
“O Governo Flávio Dino, através do secretário Jefferson Portela, rasgou a LOB, um acordo conquistado pelos policiais militares e que durante anos foi sonho da Polícia Militar. Na semana passada, às escondidas na Secretaria de Segurança Pública, Jeferson Portela se reuniu com um representante do Bombeiro Militar de uma Associação e um representante da Associação da Polícia Militar”, afirmou.
O parlamentar assegurou que a atitude de Portela é um total desrespeito a categoria e pediu apoio dos colegas deputados para que não aprovem nada na Assembleia antes de efetivamente conversarem com a categoria.
“O Governo Flávio Dino traiu e deu um tiro de misericórdia na Polícia Militar do Maranhão. O que foi feito foi um desrespeito aos militares. Eu vou pedir aqui aos nobres colegas quando chegar essa lei, que não votemos em regime de urgência, que primeiramente façamos uma audiência com os representantes da Polícia Militar para ouvi-los. Espero que não trabalhemos em desfavor da Polícia Militar. Peço encarecidamente que essas leis não passem sem uma discussão, porque os policiais militares e bombeiros militares do Maranhão não merecem”, alertou.
**************************************************************************
andreaDOIS EMPERESTIMOS PARA O MESMO FIM...QUESTIONA ANDREA MURAD
Na Sessão Ordinária desta terça-feira (02), a deputada estadual Andrea Murad (PMDB) fez um questionamento pertinente e curioso sobe o polêmico empréstimo do Governo Flávio Dino junto à Caixa Econômica Federal.
 
A parlamentar afirmou que no dia 20 de abril deste ano, foi autorizado no Diário Oficial um crédito especial de mais de R$ 22 milhões junto ao Ministério das Cidades para recuperação e restruturação da Avenida dos Holandeses.
Teoricamente nenhum problema, isso se o Governo Flávio Dino não tivesse conseguido autorização da Assembleia Legislativa para um empréstimo junto ao banco federal, no valor de R$ 55 milhões, com o mesmo objetivo.
“Eu quero saber sobre esses dois empréstimos para o mesmo fim. Então, eu realmente não entendi por que, no dia 26 de abril, houve outro empréstimo junto à CAIXA no valor de R$ 55 milhões, sendo que já tinha outro no dia 20. Isso tem acontecido porque às vezes, a gente pensa que está votando uma coisa, na hora se coloca outro projeto para votar. Isso aqui está virando uma esculhambação”, declarou Andrea.
A deputada fez questão de dizer que o problema não é a realização do empréstimo, mas como o Governo Flávio Dino tem aprovado na Assembleia e sem dar nenhuma justificativa.
“Eu não sou contra e nem a favor, desde que aja clareza com os deputados que precisam votar corretamente aqui dentro. Se vocês não estão interessados em votar corretamente, eu estou e quero saber do que se trata. Então quero saber de fato se esses mais de R$ 77 milhões serão para reestruturação da Avenida dos Holandeses?”, questionou.
Por fim, Andrea Murad disse que o endividamento do Governo do Maranhão aumentou em quase R$ 2 bilhões de 2014 para 2015.
“Se observarmos o relatório da Secretaria de Transparência entregue ao Tribunal de Contas vamos observar o endividamento público em 2015. A dívida pública passou de R$ 5,7 bilhões, em 2014, para R$ 7,3 bilhões em 2015”, finalizou.
**********************************************************************
whatsWHATSAPP ESTÁ LIBERADO
 
O WhatsApp conseguiu derrubar o bloqueio do aplicativo, determinado pela Justiça da cidade sergipana de Lagartos. A decisão saiu no início da tarde, depois de a empresa pedir a reconsideração do parecer dado durante a madrugada pelo Cezário Siqueira Neto, do Tribunal de Justiça do Sergipe, que havia mantido o bloqueio do serviço.
 
O tempo para restabelecimento do serviço depende de cada operadora. Em dezembro, quando houve a primeira suspensão do WhatsApp, os usuários retomaram o acesso em três horas, em média.
Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Sergipe, a decisão favorável foi do desembargador Ricardo Múcio. A manutenção do bloqueio havia sido determinada pelo desembargador plantonista, Cezário Siqueira Neto, que negou a liminar do mandado de segurança impetrado pelo WhatsApp.
*********************************************************************
audienciaALUIZIO MENDES QUER CAUTELA A PEC DA AUTONOMIA DA POLICIA FEDERAL
O deputado federal Aluisio Mendes (PTN) e representantes de sindicatos e federações da Polícia Federal participaram na noite de segunda-feira (02), de audiência pública com o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, para tratar sobre melhorias para a instituição.
Durante o encontro em Brasília, o parlamentar destacou sua preocupação com relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 412/09) que estabelece autonomia financeira e administrativa da PF, o que, segundo ele, tornaria a instituição algo ingovernável.
“Gostaria que o senhor visse com muito cuidado até que ponto esta autonomia iria avançar, para que isso não se transformasse em mais um modelo de opressão e de concentração de poder nas mãos dos delegados, que representam menos de 10% da Polícia Federal”, disse Aluisio Mendes. Durante a reunião, o ministro afirmou que a instituição deveria ter uma dinâmica própria e que o assunto está sendo analisado pelo Executivo.
Na ocasião, Aluisio Mendes questionou os avanços com relação ao acordo salarial e cobrou empenho do Ministério da Justiça para impedir aumentos salariais diferenciados entre os delegados, agentes e papiloscopistas, o que segundo ele “aumentariam o fosso que existe entre estas categorias na Polícia Federal”. Sobre o assunto, o ministro afirmou que as negociações avançam, porém no momento o reajuste passa por discussões e análises orçamentárias no âmbito do Ministério Planejamento.
Outro tema destacado pelo parlamentar foi a necessidade de se criar uma Corregedoria externa, pois avalia que o atual órgão de controle interno da Polícia Federal não está se mostrando eficiente e isento para apurar irregularidades e transgressões praticadas pelos servidores da PF.
*******************************************************************
robertofernandesA INJUJSTIÇA ELEITORAL COM OS PROFISSIONAIS DO RADIO E DA TELEVISÃO
 
É bem verdade que o debate não é novo e todo ano eleitoral ele se renova, mas desta vez, com a minirreforma “meia-boca” feita pelo congresso eleitoral, a injustiça contra os profissionais de rádio e televisão aumenta ainda mais.
 
A legislação eleitoral, de maneira arcaica, injusta e desnecessária, já exigia o afastamento do profissional do rádio e da televisão do seu “ganha pão” 90 dias antes do pleito eleitoral. Situação que não é exigida para médicos, advogados e outros profissionais liberais.
Entretanto, esse absurdo afastamento ficou ainda mais grave com as mudanças para as eleições de 2016, afinal o tempo de campanha eleitoral diminuiu bastante, mas o prazo para afastamento dos profissionais de rádio e televisão permaneceu o mesmo.
A minirreforma reduziu o tempo da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na televisão também foi diminuído de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, no primeiro turno.
marcialApesar dessas modificações, o prazo para o afastamento dos profissionais do rádio e televisão permanece o mesmo, ou seja, de 90 dias e devendo se afastar da sua profissão já no dia 29 de junho.
Dois amigos do Grupo Mirante de Comunicação, os jornalistas/radialistas Roberto Fernandes (PTB) e Marcial Lima (PEN), ambos pré-candidatos a vereador de São Luís, deverão sofrer na pele essa injustiça e discriminação. Os dois profissionais do rádio e da televisão, obrigatoriamente, terão que se afastar das suas profissões 90 dias antes das eleições.
O debate é polêmico e antigo, mas as mudanças que ocasionaram na diminuição da campanha eleitoral, apenas agravaram o problema e tornaram ainda mais injusto o tratamento dado aos profissionais de rádio e televisão]

Nenhum comentário:

Postar um comentário