domingo, 15 de maio de 2016

TUDO ACONTECE EM BACABAL



Quem está antenado na política de Bacabal pode constatar que a desistência do oftalmologista Dr. Luiz Eufrásio Ribeiro Filho (ex Solidariedade)   caiu como um balde de gelo sobre a chama que inflamava as outras pré candidaturas. Em visível e crescente popularidade, segundo ele, foi traído pelo presidente estadual da legenda, o atual secretário de estado da indústria e comercio, Simplicio Araújo, que tentava a sua aproximação com o ex-prefeito Zé Vieira, pessoa que ele sempre combateu.Com a derrocada de Dr. Eufrásiio, houve um silêncio entre os pré candidatos de menor expressão e o que poderia gerar um grupo forte, acabou por estilhaçar e muitos desses pequenos pedaços ficaram debaixo do tapete, cairam no esquecimento popular.

Com 24 pre candidaturas 1 -José Alberto Veloso (atual prefeito - PRB), 2 - Roberto Costa (deputado estadual - PMDB), 3 - Raimundo Nonato Lisboa (ex-prefeito - PRTB), 4- Patrícia Vieira (ex-candidata a prefeita - PROS), 5 - Florêncio Neto (vereador - PHS), 6 - César Brito (empresário - PPS), 7 - Alberto Brito (advogado - PMB), 8 - Raimundo Nonato Chaves (engenheiro - PRB), 9 - Chiquinho Sergipano (empresário - PSDB), 10 - Luis Eufrásio Filho (oftalmologista – ex SDD), 11 - Bento Vieira (advogado - PT do B), 12 - Jansen Penha (empresário - PDT), 13 - Liduina Tavares (professora - PDT), 14 - Giselle Veloso (empresária - PR), 15 - José Clécio (empresário - sem partido), 16 - Luís Antônio (professor - PC do B) e 17 - Hilton Viana (ex-vereador - PROS) 18 - Garoto Orlando (empresário)19  - Alana Alves (Terapeuta - PDT), 20 - Graciete Trabulsi (ex-deputada - PRTB) , 21 - Dr. José Carlos Reis (oftalmologista - PSB)  22 - Francisco Soares (empresário- PSB), 23 - Dr. Almir Júnior (ex vice prefeito), 24 - Carlinhos Florêncio (deputado estadual – PHS, Bacabal viveu uma fase de euforia politíica, um problema de comportamento, que dava rumores que um filho de Bacabal poderia chegar e mudar o quadro que ora se apresenta.

Com o investimento maciço em Roberto Costa,João Alberto aos poucos vai eliminando a concorrência , e boa parte desses nomes e com a saída do único opositor, o Dr. Eufrásio, o caminho foi ficando mais livre e a coisa está do jeito que o senador quer e gosta.

Tentando enfiar goela abaixo seu nome para prefeito de Bacabal, Zé Vieira, inelegível, tenta confundir o eleitorado, eleitorado esse que ele detém uma boa fatia. Em uma entrevista em sua televisão no começo da semana, ele se mostrou cansado, sem forças, com um raciocínio muito lento, uma prova, também, do desgaste físico. Zé Vieira não mencionou o nome de sua esposa Patrícia, até porque não é mais trunfo, não é mais eleitora de Bacabal e essa manobra de se dizer candidato, mesmo todos sabendo que é impossível,  pode ter o efeito de um apoio milionário, e é isso que ele quer, ou pode ser um tiro no pé, como na última eleilção. Esse esquema foi cantado e decantado pelo apresentador e advogado Dr. Bento Vieira, pré candidato a prefeito de Bacabal..

“O mal sempre dominou na política de Bacabal. As cabeças sempre foram vendidas aos interesses pessoais e os dominadores sempre foram os que tiveram mais dinheiro para comprar” diz um trecho de um post de Dr. Eufrásdio em um grupo de WatssApp.

Essa compra e venda de cabeças, que não é de gado, como faz o prefeito Zé Alberto, virou uma praxe na política bacabalense, em questão, e o próprio Dr. Eufrásio, queria o Siplicio Araújo, fazer parte desse mercado. Dr. Eufrásiio pulou do barco.

O blogueiro Sérgio Matias foi além da compra de cabeças e publicou em seu grupo um desabafo engasgado na garganta de milhares de bacabalenses.  “Estranho que um sujeito que se diz pretendente ao cargo de prefeito tenha ido a TV e esquecido, logo ele, que Bacabal não tem infra-estruturar, hospital sem curativo, o materno com óbitos e etc e tal...Transformou a TV dele no quintal da prefeitura e quer posar de oposição. “Ficha suja” e “rabo preso”, isso sim. Ainda bem que a justiça expurgou sujeitos como esse da vida pública. Vive hoje só de alimentar os idiotas com falsas promessas” diz o blogueiro.

Essas falsas promessas que Zé Vieira tanto lança para o povo de Bacabal, acaba por surtir um efeito, apesar de nocivo, muito grande o que aparece nos seus 21% na última pesquisa de intenção de voto, ficando um pouco atrás do Dr. Lisboa com 23%.

Esse acirramento entre Zé Veiera e Dr. Lisboa, ambos inelegíveis,  alinhado com a saida de Dr. Eufrásio, o sumiço da maioria dos pré candidatos , a desistência da família Florêncio e a possível desistência do atual prefeito Zé Alberto, que alcança índices baixíssimos de aceitação popular, deixa Roberto Costa muito a vontade para fazer o que o senador João Alberto determina e as ações dos peemedebistas, tem mantido Roberto Costa na liderança de todas as pesquisas.

Quem é bacabalense e vive Bacabal, pode ver que apenas Zé Vieira e Roberto Costa estão com as pré campanhas nas ruas e o advogado Dr. Bento Vieira, faz um paralelo e se atravessa nessa aritmética eleitoral, n’uma corrida desigual mas possível, e mesmo cansado, pela força que emana do seu próprio estilo de vivenciar a politica, pode chegar lá, e com muita sobra.

Então sejamos racionais. Tudo acontece em Bacabal. Zé Vieira, inelegível...Dr. Lisboa, inelegível... pois é gente, pra decepção de muita gente, a eleição do próximo prefeito de Bacabal está na mão dos dois.

Quem será que eles vão apoiar. Façam suas apostas.

Um belíssimo domingo

Nenhum comentário:

Postar um comentário