domingo, 25 de fevereiro de 2018

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - PITIRÍASE VERTICOLOR

 
 
Pitiríase versicolor, às vezes chamado de tinea versicolor, é uma condição comum que provoca pequenas manchas de pele para se tornar escamosa e apresentem descoloração.

Os patches podem ser mais escura ou mais clara que a sua cor de pele normal, ou pode ser vermelhos ou rosa. Eles tendem a desenvolver-se gradualmente e podem juntar-se para formar manchas maiores ao longo do tempo.

As áreas mais freqüentemente afetadas por Pitiríase versicolor incluem tronco (peito e barriga), pescoço, braços e costas.

Embora pode parecer desagradável e os patches são, por vezes, coceira, a pitiríase versicolor é inofensivo. No entanto, você pode querer consultar o seu médico se você acha que tem a condição como geralmente vai só melhorar se for tratado. 

Por exemplo, continuando a usar o shampoo uma vez cada duas a quatro semanas após o tratamento inicial, ou uma vez por dia durante alguns dias antes de ir de férias, pode ajudar a prevenir a pitiríase versicolor recorrentes. Como estes xampus disponíveis para comprar nas farmácias, você não precisa consultar o seu médico uma receita, se você correr para fora.
Se você desenvolver Pitiríase versicolor novamente após o tratamento, você pode tentar tratá-la você mesmo com shampoo antifúngico ou você pode consultar o seu médico para aconselhamento e tratamentos alternativos.


Se você tem episódios freqüente e grave de Pitiríase versicolor, o médico pode considerar prescrever comprimidos antifúngicos para levar algumas vezes um mês para evitar a condição reoccurring.
Seu médico normalmente pode diagnosticar a pitiríase versicolor, examinando sua pele.

O que é Pitiríase versicolorPor que isso acontece

Pitiríase versicolor é causada por um tipo de levedura, chamado Malassezia. Este fermento é encontrado na pele de mais de 90% dos adultos, onde normalmente vive sem causar nenhum problema.
No entanto, a pitiríase versicolor pode desenvolver se este fermento começa a multiplicar-se mais do que o habitual.
Não está claro exatamente por que isso acontece em algumas pessoas e não em outros, mas existem vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a pitiríase versicolor. Estes incluem:
Pitiríase versicolor não está relacionada a má higiene e a condição não pode se espalhar de pessoa para pessoa, porque a maioria das pessoas já têm as leveduras de Malassezia na pele.

Como é tratada a pitiríase versicolor

Pitiríase versicolor pode ser tratada com medicamentos antifúngicos. Estes estão disponíveis como xampus, cremes e comprimidos.

Champôs antifúngicos

Champôs antifúngicos (como cetoconazol ou selênio xampu de sulfeto) são frequentemente o primeiro tratamento recomendado para a pitiríase versicolor. Estes estão disponíveis para comprar no balcão de farmácias, ou seu médico pode prescrevê-los.
Na maioria dos casos, estes xampus devem ser aplicados para as áreas afetadas da pele e a esquerda de cinco a 10 minutos antes de ser enxaguado fora. Isto geralmente precisa ser repetido todos os dias por cinco a sete dias. 
Pode ocorrer alguma irritação da pele ou uma sensação de queimação ao usar estes xampus, particularmente o sulfeto de selênio, caso em que poderá ser útil diluir o xampu com água antes de aplicá-lo. Algumas pessoas também acham o cheiro de xampu de sulfeto de selênio desagradável.

Cremes antifúngicos e comprimidos

Se apenas pequenas áreas da pele são afetadas, seu médico pode prescrever um creme antifúngico. Esses cremes geralmente precisam ser aplicado para a área afetada da pele, uma vez ou duas vezes por dia durante várias semanas. Algumas pessoas experimentam uma sensação de ardor quando eles usam esses cremes antifúngicos, mas isto é incomum
Se uma grande área de pele é afetada, ou outros tratamentos não ajudaram, você pode ser prescrito comprimidos antifúngicos. Estes geralmente precisam ser tomadas uma vez por dia para uma a quatro semanas. Efeitos colaterais dessas pastilhas são incomuns, embora algumas pessoas experimentam problemas tais como erupções cutâneas, me sentindo mal e a dor abdominal (barriga), tendo-os.
Perspectiva
Globalmente, antifúngicos xampus, cremes e comprimidos são eficazes em matar o fermento que causa a pitiríase versicolor. No entanto, pode levar várias semanas ou meses para a sua pele retornar a sua cor normal e, em casos mais persistentes, tratamento pode precisar de ser repetido.

Recorrências
É comum para Pitiríase versicolor voltar após o tratamento, particularmente durante o verão ou durante as férias para países quentes e úmidos. No entanto, você pode reduzir esta probabilidade usando regularmente os champôs antifúngicos citados acima.

PorDr. Otávio Pinho Filho






Nenhum comentário:

Postar um comentário