domingo, 28 de abril de 2019

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - COLESTEROL

 Resultado de imagem para diagnose - blog do zé lopes
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 18 milhões de pessoas morrem todos os anos vítima das doenças cardiovasculares, causadas pelos altos índices do colesterol LDL, o colesterol ruim. O controle não exige sacrifícios impossíveis.

Para controlar os níveis de LDL e também do HDL, opte por uma dieta rica em gordura insaturadas e pobre em gorduras saturadas, ou seja, alimente-se com mais frutas e vegetais, peixe, frango ou carnes grelhadas ou assadas, coma alimentos ricos em fibras, como aveia e pães integrais, limite a ingestão de gorduras saturadas, como ovos e fígado, utilize derivados do leite pobres em gordura como leite e iogurte desnatados e evite frituras.

Quando os exames mostram resultados muito alterados, é preciso o uso de medicamentos. Altos índices de LDL constituem fator de risco para doenças ateroscleróticas (renais, cerebrovasculares e cardiovasculares), lembrando que é preciso estar sempre atento, já que o colesterol elevado não causa sintomas.“Ele é silencioso!”

Faça exercícios!

A prática de atividade física, principalmente aeróbica, ajuda a reduzir as taxas de LDL e aumentar as taxas de HDL. Musculação, bicicleta, caminhada e natação são opções que cuidam do coração, ajudam a emagrecer e fortalecem a saúde. Mas antes de começar os exercícios, é importante procurar o médico para um check-up.

Alimentos benéficos para a saúde

Azeite extra-virgem “Desde que não seja usado para frituras.”
Iogurte “Preferencialmente o desnatado, até 180ml por dia.”
Linhaça Traz benefícios para o coração, intestino, ajuda no emagrecimento e reduzem o acúmulo de gordura no corpo
Tomate Rico em licopeno, um antioxidante, reduz os riscos de doença cardíaca, os níveis de colesterol, é anti-inflamatório e previne doenças degenerativas.
Aveia Com grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis, favorece a saúde do coração e das artérias, reduz a pressão sanguínea e as chances de desenvolver doença coronariana.
Suco de uva “Dê preferência para os integrais e não os de caixinha. Consuma até 180 ml por dia.”
Soja A proteína da soja é benéfica para a redução do colesterol LDL e aumenta o colesterol HDL, o bom colesterol.

Você sabia?
Que bebês podem nascer com as taxas de colesterol alteradas? Se for filho de pais com taxas de colesterol significativamente aumentadas pode ter alterações em suas taxas de colesterol. “Quando isso acontece, o bebê deve ter seus índices de colesterol monitorados rotineiramente.”

Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário