terça-feira, 2 de abril de 2019

PARABENS BACABAL PELOS TEUS 99 ANOS - OS CANÁRIOS DO NORTE

Sem nenhuma sombra de dúvida, uma das maiores expressões musicais do forro brasileiro, foi o trio bacabalense Os Canários do Norte, que tinha como vocalista o cantor e compositor Expedito Alves, o Canarinho.
 
Possuidor de um suingue arrojado, composições belíssimas, arranjos fantásticos, o Os Canários do Norte na década de 80 encantou o Brasil cantando boleros, forrós, xotes, calipsos, carimbós, catimbós, sirimbós, siriás e até dancing, tudo dentro de uma linguagem própria, universal, pop e impar, o que deixava indefinido, o estilo do trio bacabalense.

Formado por Expedito Alves, Waldemir e Chico Gurujuba, o trio marcou a musicalidade bacabalense e deu muitas alegrias aos brasileiros que curtiam o gênero, principalmente os nordestinos.

Expedito, apesar de seu nome aparecer como parceiro em muitas canções, compunha muito pouco, mas essa co-autoria fazia parte de acordos para facilitar o registro das canções e a partilha dos direitos autorais.

"Saudade de Bacabal", de autoria de Zé Gomes, que também compôs para o "Trio Nordestino" e "Os Três do Nordeste" foi o primeiro sucesso do grupo bacabalense chegando a ser tocado nas melhores rádios do pais e ficar entre as mais tocadas durante semanas

Aproveitando a onda da discoteca, o segundo vinil do "Canários do Norte", trouxe o sucesso arrasador "Tigresa", um dancing de autoria do bacabalense conhecido por "Grilo" que invadiu as pistas de todo o Brasil e figurava junto com o sucesso de Eloides, Raimundo Soldado, Elizangela, Lady Zu, Fancis Dalva, Hamony Cat's, dentre outros. Os Canarios do Norte fez muitos shows por esse brasilzão de meu Deus, cantou sucessos de Zé Gomes, Grilo, Chico Lacerda, Raimundo Sérgio, Wilson Rádio Tecnico, Oberdan Oliveira, Chico das Molas e outros compositores de sua geração.

Quando o trio, já em decadência, fez o terceiro vinil, já não havia tanta empolgação e a opção foi cada um tomar seu rumo. Expedito tentou sem sucesso uma carreira solo e acabou por enveredar no maçante mundo do teclado e voz.

Um dos nossos maiores representantes, o cantor Expedito Alves,  se despediu quase que anônimo, sem foguete, sem retrato e sem bilhete, sem luar e sem violão. Foram poucos os comentários, as noticias, nenhuma homenagem, os órgãos de comunicação sequer tocaram no assunto, mas a sua voz ficará eternamente em nossas lembranças, em nossos corações.

Expedito e também Waldemir, agora trilham outros caminhos, os caminhos que lhe levarão ao céu que nas noites mais enfadonhas, terá o belo canto deste Canário ao som da sanfona  e quando Deus dormir, eles bem baixinho cantarão e tocarão pra todos nós "Ai que saudade que eu sinto ai que saudade que me dá, lá de Bacabal, do meu torrão, do meu lugar" e assim acordará a cidade de um sono musical profundo e a gaiola esquecida na parede do tempo, se tornará de ouro e uma placa escrita por todos os sons. revelará a seguinte frase. - Aqui viveu um Canário, que mesmo sendo do Norte e de Bacabal, encheu o Brasil com seu belo canto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário