quinta-feira, 3 de agosto de 2017

AS IDAS E VOLTAS DE ZÉ VIEIRA E CARLINHOS FLORÊNCIO


Por Louremar Fernandes

A relação do Prefeito de Bacabal, Zé Vieira, e do deputado Carlinhos Florêncio, desde que decidiram fazer alianças sempre foi conturbada, mais pelo temperamento de Vieira, do que de Florêncio. Antes ferrenhos adversários, e hoje aliados, nestes quase 10 anos atuaram em momentos juntos e em outro nem sempre.

Zé Vieira bate no peito e por onde anda arrota que elegeu quatro deputados estaduais, inclusive Florêncio, mas tem um histórico de não repetir a mesma opção em campanhas futuras. O primeiro nome da lista foi seu fiel escudeiro, ex-deputado Pedro Alves, já falecido, com quem Vieira rompeu em menos de dois anos de mandato, o acusando de traição; em seguida veio o Dr. Elígio Almeida que teve o mesmo destino.

Zé Vieira então resolveu lançar sua filha, Fátima Vieira, afirmando que estava cansado de ser enganado e que era diferente por ser sangue do seu sangue; o resultado, no entanto foi o mesmo. Foi aí que entrou no jogo o deputado Carlinhos Florêncio, aproveitando o momento conseguiu o apoio de Vieira, o que faltava pra criar coragem em disputar, pegando carona na popularidade do então deputado Federal e ex-prefeito de Bacabal. Porém mais uma vez a história se repete e Vieira também rompe com Florêncio, usando as mesmas prerrogativas de antes. Na ultima eleição estadual foi à vez de sua esposa Patrícia Vieira que só não foi eleita por que o velho osso duro de roer não quis.

Entre as desavenças que mais abalou a relação dos dois políticos bacabalenses está justamente à aquisição em 2011 do Partido Progressista-PP pelo deputado Carlinhos Florêncio, sigla símbolo das campanhas de Vieira que também era pretendida por ele na época. Naquela ocasião, a situação azedou entre os dois, ao ponto de ambos irem aos seus canais de televisão e não pouparem adjetivos nada digeríveis, principalmente por parte de Vieira, chegando inclusive a chamar Florêncio de traidor e que o mesmo tinha comprado o partido em questão (reveja).

Como herdar o legado político de Vieira é o grande objetivo de Florêncio, pois o mesmo acha que o substituirá em pouco espaço de tempo, Florêncio é capaz de relevar tudo que possa estremecer a relação dos dois, inclusive até acessórios usados por Zé Vieira em aparições publicas tem sido usado por Carlinhos, tentando cada vez mais parecer com seu padrinho e criador político.

No entanto, pelo histórico recente de Vieira, e a maneira como faz política, dificilmente a lua de mel entre os dois durará muito tempo. No meio dessa relação existe uma pedra, uma barreira intransponível com o mesmo sonho de Florêncio: Patrícia Vieira. Potencial candidata a deputada estadual em 2018, e que se assim o for com certeza terá o apoio de Vieira, não restando a menor dúvida. A prova disso é que ultimamente tem se intensificado o nome de Patrícia em varias apoios nos meios de comunicação da cidade.
Restará então ao Deputado Carlinhos Florêncio três alternativas: romper e seguir carreira solo, como fez na sua última eleição; subir para deputado Federal, ou apoiar Patrícia Vieira, em um grande acordo político para chegar sabe lá onde. É aguardar pra conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário