segunda-feira, 2 de setembro de 2024

COLUNA DO CARLOS BRANDÃO- EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, OPORTUNIDADE PARA NOSSOS JOVENS

 Por Carlos Brandão

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem se mostrado essencial para transformar a vida dos jovens e fortalecer a economia. Modelos eficazes desse tipo de educação são vistos em países como Alemanha, Coreia do Sul e Canadá. No Maranhão, nossa meta é ampliar a EPT nas escolas de tempo integral, Centros Educa Mais, e na Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (Ejatec).

Até 2023, tínhamos cerca de 100 mil estudantes no primeiro ano do ensino médio na rede estadual, sendo que 14 mil já estavam na EPT através do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Em 2024, graças ao trabalho primoroso desenvolvido conjuntamente pelas Secretarias de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag), Educação (Seduc),  Planejamento (Seplan) e de Gestão dos Recursos Federais (Segerf), estamos expandindo para mais dez mil vagas no Iema e, com a inclusão dos Centros Educa Mais e Ejatec, alcançaremos 44 mil alunos na EPT, um aumento de 314% em comparação a 2023.

Essa expansão não apenas melhora a educação no estado, mas também amplia a empregabilidade, demonstrando o nosso compromisso com a juventude e o desenvolvimento econômico.

Os alunos têm a oportunidade de escolher entre 20 cursos técnicos, alinhados às demandas do mercado e às vocações regionais, como Administração, Logística e Programação de Jogos Digitais. Com a EPT, os jovens maranhenses desenvolvem habilidades práticas e conhecimentos técnicos altamente valorizados pelo mercado de trabalho, o que contribui para a empregabilidade e produtividade da força de trabalho local.

É preciso destacar, ainda, que a implementação da educação profissionalizante – por meio de parcerias internas, com unidades escolares da rede de ensino ou externas, com instituições credenciadas – promove a integração entre o setor educacional e o produtivo. Essa colaboração é fundamental para alinhar o currículo escolar com as demandas reais do mercado, garantindo que os jovens estejam preparados para enfrentar os desafios profissionais com competência e confiança.

Além disso, a EPT garante um aumento significativo na arrecadação do Fundeb, gerando R$ 264 milhões anuais adicionais, que serão reinvestidos na educação. A presença de uma força de trabalho qualificada atrai mais investimentos e fortalece setores estratégicos do estado, como agronegócio e tecnologia da informação.

Ao investir na EPT, nosso governo não só transforma a vida de seus jovens, mas também impulsiona o crescimento econômico sustentável do estado. Preparando nossos jovens para o futuro, estamos construindo um Maranhão mais forte e que caminha rumo ao desenvolvimento.

Temos claro que nossa meta é construir um futuro em que educação e oportunidade andem de mãos dadas, preparando nossos jovens para serem os líderes e transformadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário