terça-feira, 12 de novembro de 2013

RESUMO DO DIA - PELOS BLOGS DE BACABAL



Por Dr. Rogério Alves

Bastante conhecido dos bacabalenses, o juiz Osmar Gomes dos Santos tomou posse como membro substituto do TRE - MA, como substituto na categoria juiz de direito.


 “Quero primeiramente agradecer a Deus, em segundo ao apoio dos desembargadores José Bernardo, Froz Sobrinho e Anildes Cruz pelo esforço em conjunto para que essa escolha se concretizasse. Durante meus 17 anos de magistratura, cumpri fielmente o meu cargo. Estou mais uma vez na Justiça Eleitoral e coloco-me à disposição desta Corte”, declarou o Empossado
************************************************************************

Por Sérgio Mathias

Na manhã do último domingo (10), o Tenente-coronel Egidio, comandante do 15° BPM, fez o lançamento do Programa de Resistência as Drogas e Violência (PROERD), no povoado Brejinho, zona rural de Bacabal. 

O evento aconteceu na igreja central do povoado e contou com a presença de várias pessoas. 

O número de alunos incluídos no projeto é de 100 crianças divididas em duas turmas com idades entre 11 e 14 anos. As turmas serão coordenadas por pelos Policiais Militares, Valderir e Evanildo, que contarão com a participação dos alunos do CFSD ( Curso de Formação de Soldados). 

Este programa tem como característica conscientizar os jovens sobre os males causados pelo uso das drogas, onde estas têm como principal consequência a violência gerada nas ruas e na entidade familiar. Segundo as palavras do comandante Tenente-coronel Egidio, o projeto tem como objetivo salvar vidas, pois conforme estatística da polícia militar a maioria dos crimes que acontecem na sociedade tem relação direta com o tráfico e consumo de drogas. 

A sociedade do povoado Brejinho recebeu o programa com bastante entusiasmo, pois entende o benefício que este irá trazer aos jovens. Na parceria firmada a polícia militar vai ceder os policiais militares para ministrar o curso, bem como a viatura para deslocamento dos mesmos.
************************************************************************
 Por Luis Carlos União Juventude

“Nunca vi um secretário de segurança com tanta reprovação popular e política como o secretário Aluísio. Faça um favor a todos nós secretário, peça para sair!” Recomendou o deputado Rubens Jr. durante a sessão plenária da manhã desta terça-feira (12).

Com um discurso incontestável que questionou a decisão tomada pela gestora estadual e silenciou a bancada governista na assembleia, o líder da oposição comentou a equivocada troca do comando da polícia militar anunciada pela governadora no fim da tarde de ontem (11).

“O que o governo fez para acabar com a crise na segurança pública? Reunião, foto e propaganda, nada mais!” afirmou o parlamentar. “Agora, a governadora decide culpar a polícia militar pela falta de comando da secretaria de segurança. Como se não bastasse ainda quer cortar em quase R$ 8 milhões o orçamento da segurança pública.”

Rubens Jr. destacou que uma dívida poderia ser o motivo da permanência do secretário. “Senhor Aluísio, que conta é essa que a governadora tem com o senhor, que favor é esse que nunca acaba?”

“A governadora tem por obrigação ouvir a voz das ruas.” Frisou Rubens Jr., lembrando que após a decisão da troca de comando da PM, policiais realizaram uma manifestação nas ruas de São Luís, também exigindo a saída do secretário Aluísio Mendes.

O deputado concluiu informando que a bancada de oposição irá entrar com um aditamento, pedindo que a intervenção da segurança nacional seja estendida para as ruas de São Luís. “Neste momento, os únicos que conseguem viver tranquilos, são os bandidos, por isso entraremos com o aditamento, a fim de garantir a segurança da população."
************************************************************************

SUSPEITOS DE PARTICIPAR DE ATAQUES CONTRA A POLÍCIA SÃO APRESENTADOS


Por Jora Erre
As nove pessoas presas suspeitas de envolvimento nos atentados contra trailers, delegacias da Polícia Militar e ônibus ocorridos no último fim de semana, em São Luís, foram apresentados na manhã desta terça-feira (12), na sede da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).
A secretaria afirma que as ordens para os atentados contra delegacias, trailers, viaturas da polícia e ônibus partiram de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A polícia chegou à conclusão logo no início das investigações, depois da prisão dos suspeitos e apreensão de dois menores de idade. Com eles, a polícia encontrou um dos veículos usados nos atentados e vários celulares, além de armas e munição.

ENTENDA O CASO

No sábado (9), dois trailers e três delegacias da polícia foram alvejados. Morreu o soldado Francinaldo Sousa Pereira, 42. O sargento Marco Antonio Correa Cutrim e uma civil, não identificada, ficaram feridos e encontram-se internados no Hospital Djalma Marques (Socorrão I). Dois ônibus foram assaltados no Alto da Esperança e no Bequimão - o primeiro foi incendiado e parcialmente destruído após o assalto e, o segundo, teve incêndio controlado pelo motorista e não sofreu maiores danos.
Três delegacias também foram alvo dos ataques criminosos. Na Delegacia do São Francisco, marcas de tiros atingiram as paredes e pedras foram atiradas contra uma viatura. No Maiobão e Turu, as paredes também apresentam marcas de balas.
Na manhã de domingo (9), seis pessoas foram presas suspeitas de envolvimento nos ataques. A Cúpula de Segurança Pública do Estado convocou reunião emergencial na sede da instituição. À tarde, dois homens foram mortos em troca de tiros com a polícia.
Na segunda-feira (11), mais três pessoas são presas suspeitas de participação nos ataques. Dois menores também são apreendidos. Outros dois são mortos em confronto com a polícia e dois conseguem fugir. À noite, homens tentam incendiar ônibus na Lagoa da Jansen e trailer da PM na Vila Nova, onde policial foi morto no sábado.
************************************************************************
 Por Luis Carlos União Juventude
Terminou no inicio da noite desta segunda-feira (11) a Assembleia geral dos Policiais Militares do Maranhão. Nesse primeiro momento ficou decidido que não vai ocorrer a greve, mas na manhã desta terça-feira (12), outra reunião vai ser realizada e os PM´s vão marchar novamente, dessa vez pela Avenida Beira Mar, às 10h. Na oportunidade será anunciada uma pauta de reivindicações que deverá ser entregue a governadora Roseana Sarney (PMDB), e entre elas está o prazo de 48 horas para exonerar o secretário de segurança Aluísio Mendes (PSDC).

Ficou decidido na reunião, que caso Roseana não exonere Aluísio, a categoria irá paralisar todas as atividades no Maranhão, pois de acordo com que foi dito na reunião, "apenas trocar o Comandante Geral da Polícia Militar não é a solução", declarou Major Adelmo, um dos líderes do movimento, que ainda completou “ou o Governo do Estado tira Aluísio Mendes do comando da Secretaria de Segurança no prazo que dermos ou toda a categoria vai aquartelar”.
*****************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário