sexta-feira, 11 de abril de 2014

BALANÇO POLICIAL




Uma operação realizada por policiais militares e civis, na noite de quarta-feira (9), prendeu uma dupla de estelionatários que vinha aplicando golpes em Bacabal e em cidades vizinhas. Os presos foram Eduardo Gomes da Silva, de 36 anos, e Daniel Miterran Neves Pinheiro, de 31 anos, que segundo a polícia são suspeitos pelo roubo de cédulas de carteiras de identidade no ano passado, no dia 14 de março (1.316 cédulas) e em novembro (900 cédulas) do caminhão do Shopping do Cidadão.

Durante a incursão, os policiais encontraram com os estelionatários, R$ 6.937, dois relógios, três celulares, duas almofadas para carimbos e duas carteiras de identidade falsas em nome de Ina Maria Dias e Lázaro de Betânia Amorim Silva, e um Golf, branco, de placas OJK 4791. Segundo informações do comandante do 15º Batalhão da PM, tenente-coronel Egídio Amaral, Eduardo Gomes, residente na Vila Coelho Dias, havia sido preso em dezembro do ano passado, suspeito de falsificação de documentos.

Ele, em companhia de mais três cúmplices, foi denunciado por formação de quadrilha, estelionato e falsificação de documentos públicos. Com ele foram apreendidos seis jogos XBOX piratas; 10 celulares; 10 HD’s; procurações; documentos de pessoas; carteiras de identidade falsificadas; R$ 3.248,75; duas CPUs, e cartões de bancos e benefícios do INSS.

Egídio Amaral ainda disse que a dupla vinha sendo monitorada pelo Serviço de Inteligência da PM, já que havia ela várias denúncias de pratica de estelionato na cidade. Na quarta-feira, Eduardo Gomes foi detido no bairro Cajueiro e denunciou Daniel Pinheiro e um homem identificado apenas como Cristiano, como falsificadores de carteiras de identidade, inclusive, as duas encontradas com ele, com os nomes de Ina Maria Dias e Lázaro de Betânia Amorim Silva.
***
O policial militar reformado Hidelfonso Soares, 35 anos, foi assassinado com três tiros, ontem, no bairro Vila Lobão, em Imperatriz. O crime aconteceu por volta das 11h, no momento em que ele chegava à porta do condomínio onde mora a sua irmã. Ele morreu na hora.



Segundo testemunhas, um homem se aproximou em uma moto e efetuou os disparos. A vítima, que também estava numa motocicleta, nem havia retirado o capacete quando foi atingido. O PM era suspeito de ter assassinado a cunhada, Jaqueline Amorim, há dois anos, também no bairro Vila Lobão. Ele ainda foi preso na época, mas passou a responder pelo crime em liberdade por ordem da Justiça.

O assassinato de Hidelfonso Soares foi o quarto registrado desde segunda-feira, em Imperatriz. De acordo com a Polícia Civil, todos os casos estão sob investigação. Em menos de 24 horas, foi o terceiro caso de homicídio.
***
Uma operação, comandada pelo 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) será realizada hoje, a partir das 20h, na Grande Ilha, com o objetivo de evitar o consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis, prática que vem se tornando comum na cidade. A ação é resultado da assinatura, feita há alguns dias, de um Termo de Acordo entre o comando da PMMA, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) e o Sindicato dos Revendedores de Postos de Combustíveis (Sindcomb), que quer evitar os casos de pertubação a ordem pública (som automotivo funcionando em volume acima do permitido), comuns em conveniências situados em determinados postos de combustíveis.

Ainda de acordo com o comando da PMMA, a fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas em postos se estenderá durante os próximos fins de semana na capital maranhense. Com a assinatura do Termo, apesar da restrição do consumo no local de compra, a venda de bebidas alcoólicas nas conveniências dos postos de combustíveis de São Luís é permitida. Desde fevereiro deste ano, a PM e o Sindcomb promovem reuniões, com o objetivo de coibir essa prática.

De acordo com o comandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Marco Antônio Alves, a medida é para garantir o bem-estar dos cidadãos. “Dessa forma, não se permite a aglomeração das pessoas, diminuindo as chances de arruaças nas dependências dos estabelecimentos que oferecem combustíveis e os riscos de explosão”, disse.

A fiscalização para verificar o consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis começou em São Luís em fevereiro deste ano. Na ocasião, foram verificados os postos situados no Turu, São Cristóvão e na Avenida dos Holandeses e feitos flagrantes de uso indevido de som automotivo, além de consumo de drogas.
***


A segurança pública está sendo reforçada na área do Centro Histórico de São Luís. O Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) apresentou, nesta quinta-feira (10), o Plano Operacional de Segurança, que será executado pela Companhia de Policiamento Independente de Turismo (CpTur Ind), com a finalidade de prevenir e combater delitos num dos pontos turísticos mais visitados em São Luís.
“Esperamos garantir uma maior fluidez de visitantes nessa área com uma segurança mais intensa, trabalhando para evitar os assaltos, arrombamentos a veículos e outras ocorrências”, declarou o Comandante do CPM, tenente-coronel Marco Antonio Alves.

Ele revelou que, na área do Centro Histórico, têm sido constantes as reclamações, principalmente dos comerciantes, de que o local tem sido invadido por usuários de drogas. “Em breve, será lançado o programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal, em parceria com órgãos municipais e o apoio da Polícia Militar”, anunciou. O programa vai contar com reforço de câmeras de videomonitoramento, um ônibus e ações para evitar a proliferação das drogas e garantir atendimentos em centros de reabilitação e oportunidades de ressocialização.
O comandante da CpTur Ind, major José Roberto Moreira Filho, explicou que o efetivo empregado na área do Centro Histórico contará duas motocicletas com três policiais, que atuarão no horário de 6h às 11h; duas motocicletas com 3 homens, no horário de 18h às 23h. Além disso, a unidade vai reforçar o patrulhamento a pé nos horários das 7h30 às 19h30, além de viaturas circulando 24 horas pela área.
“Ao todo serão 45 policiais militares fazendo diariamente a ronda na área a pé ou com o apoio de motos e dois veículos. Além disso, fazemos o controle da área através do sistema de videomonitoramento, que possui 22 câmeras em funcionamento”, revelou o major Roberto. Ele disse, ainda, que a CPTur possui um efetivo de 125 policiais militares – 17 recém incorporados do último concurso – responsáveis pela segurança do Centro Histórico, Lagoa da Jansen e Ponta D’Areia.

O major Roberto apresentou um levantamento das principais ocorrências registradas no Centro Histórico. Os casos mais comuns são roubo, 22 casos desde janeiro; em segundo lugar, os furtos, total de 18; e lesão corporal que também já chegam a 18 casos. “A maioria dos casos não atinge os turistas. Geralmente as vítimas são pessoas da área, um problema causado pelo tráfico de drogas. Estamos concluindo um mapeamento sobre essa situação, mas esperamos parceria de outros órgãos para que atuem na área e mudem a situação”, destacou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário