domingo, 27 de abril de 2014

PRAÇA SÃO JOSÉ NA PAUTA DO SÃO JOÃO - SEM O BOLO


A inutilidade do bolo
Clécio
O período junino se aproxima e com ele os grandes arraiais e Bacabal é um grande pólo desta festa popular. Quem visita São Luis durante o mês de junho,vê que a prefeitura, através da FUNC – Fundação Municipal de Cultura, otimizou a praça Maria Aragão e nela faz o arraial municipal, o mais freqüentado e charmoso da cidade, já que o espaço é central, tem palco próprio, estacionamento e as barracas são padronizadas e é aberto edital para a aquisição.

Paulo Campos
 Mostrando para o secretário José Clécio a enormidade que é o espaço cultural de Bacabal (avenida de acesso, pista de auto-escola, e os quiosques, o famoso Caipirinha) e a sua inviabilidade, quis mostrar que a praça São José, tirando aquele horrendo bolo, seria o melhor espaço da cidade, logo, proporcionalmente, é igual a praça Maria Aragão de São Luis, tem palco, estacionamento, é central e com barracas padronizadas, abrir-se-ia um edital e quem a cumprisse, botaria para funcionar.

Hidalgo Neto
Conversando com o poeta Paulo Campos, que assumirá dentro de poucos dias, uma cadeira na Câmara Municipal de Vereadores, vaga deixada por Florêncio Neto, que coordenará a campanha de Carlinhos Florêncio, ele também acha aquele bolo inútil, feio e totalmente destoante as pretensões da praça. “Esse bolo não tem nada de cultural, impede que as pessoas vejam os artistas no palco. Se formos falar em cultura, citamos a primeira edificação em alvenaria de Bacabal, a Casa Paroquial, que foi demolida pelo engenheiro Nonato Chaves”, lembra Paulo Campos.

Quem passa pela praça São José, vê que a cada dia ela perde mais, literalmente, um pedaço de si, já que a ação dos vândalos é contínua, virou quadra de futebol de salão, pista de skate, abrigo de desocupados e suas peças de granito, estão sendo arrancadas à luz do dia, seus bancos quebrados, a estrutura do palco enferrujando e sem manutenção, sem falar que sua iluminação foi parar em outra praça.

Wanda Oliveira
“Realmente este bolo, não significa nada, é apenas mais um empecilho para o realce desta praça que pode muito bem servir para se fazer um grande arraial municipal, onde os artistas locais pudessem fazer seus shows, as brincadeiras de boi, de quadrilha, danças populares e congêneres, pudessem se apresentar. É só tirar aquele bolo, fazer os reparos necessários e botar vigia. Se o secretário de Cultura e o prefeito quiserem, farão o melhor arraial de todos os tempos”, disse Hidalgo Neto, diretor da Rádio Mirante de Bacabal.

Dr. Lisboa
Situada estrategicamente, a praça São José tem histórias e estórias e não é aquele bolo, a mínima parte delas. “Conversei longamente com Clécio e mostrei para ele o quanto é viável e econômico se fazer o arraial municipal na Praça São José. O que está faltando é uma consciência em tirar aquele bolo do meio, pois só atrapalha. Também é preciso uma manutenção e uma vigilância, pois, até as árvores que foram plantadas, os vândalos arrancaram”, lamenta a empresária Wanda Oliveira.

Se depender dos artistas locais que buscam um lugar aconchegante para mostrar seus trabalhos, a praça São José é o ideal, (sem o bolo) logo pelo seu designer que foi projetado e executado na administração passada do Dr, Lisboa que muito triste finalizou:”Fiz esta praça na intenção de se fazer cultura, infelizmente nunca foi usada para tal” .

Linda e mal cuidade
Depredada
Base da cobertura do palco enferrujada, precisando de manutenção
Beleza abandonada
Granito arrancado
Lajotas quebradas
Pichação e bate bola
Aspecto atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário