domingo, 29 de junho de 2014

QUANDOTUDO É IMPORTANTE



Estamos em plena "efervescência" nesta Copa do Mundo 2014. 
Um sonho realizado. Tudo nos "conformes", superando as expectativas.
Quem imaginaria 100.000 gringos argentinos invadindo Porto Alegre? Ou milhares de chilenos "adentrando" sem eira nem beira Rio de Janeiro e Belo Horizonte?
Só dá gringo, multidão de gringos em todas as capitais, e tudo correndo na santa paz, sem manifestações "depredadoras" e sem torcida organizada assassina.
Mas, como não poderia deixar de ser, e como aqui "rola" desvios de dinheiro público a rodo e corrupção em tudo quanto é canto, provando que, neste particular, o crime compensa e muito, todo mundo desconfia que esta Copa já é nossa, está devidamente comprada e "arrumada" para que, no dia 13 de julho, sejamos campeões de fato, não de direito.
Teorias conspiratórias para tentar isto é o que não falta.
Dizem as más línguas que o Brasil entregou a Copa do Mundo de 1998 para a França com a compensação de ser a campeã de 2002. Que, também, foi eliminada na Copa da África do Sul para ser campeã aqui, quando sediaria a Copa do Mundo 2014.
Qualquer erro de juiz ou bandeirinha já vem alguém dizendo que aí tem, que foi arranjado, que tudo conspira para proclamar o Brasil campeão!
Ideia mirabolante "circula" que a Espanha foi eliminada, agora, logo na fase de grupos, para ser compensada futuramente, sediando a Copa do Mundo (depois de 2022), quando, então, será a campeã, como vem acontecendo, "sorrateiramente", quando alguma seleção de expressão "sedia" o evento.
Eu, simples e humilde, estou entre aqueles que ("não sabe de nada, inocente"), acreditam na lisura, que não há mutreta, treta nem maracutaia, para favorecer este ou aquele. Pelo menos é o que penso.
Hoje, a tecnologia é feita de maneira a tornar tudo o mais honesto possível, com a maior transparência, além do mais nem todo mundo está disposto a participar de "arranjos" e "roubos" para favorecer este ou aquele.Sempre tem algum honesto na parada disposto a botar a boca no trombone e denunciar "compra" de resultados, se houver.
Não acredito que seleção de um país aceite propina para vender o resultado, é meio sem lógica. Clube, tudo bem, sempre há alguém disposto a se vender por trinta dinheiros, mas são poucos e localizados. Seleção envolve patriotismo, garra, ufanismo, é outro nível!
Há quem diga que a reeleição de Dilma tem a ver com a Copa, que se o Brasil perder adeus reeleição! Existe nisso uma certa lógica, pois nossos governantes são apostadores de que pão e circo são o suficiente para "dobrar" a vontade do povo alienado, e pouco reivindicador de seus direitos e pouco afeito a seus deveres. E pão e circo encobre muitas coisas!
Acredito que a Copa foi tudo de bom que poderia nos acontecer nos últimos tempos. Serviu para reacender velhas aspirações (engavetada, esquecidas), reabriu as "feridas" que nos afetam (impunidade, falta de segurança, educação e saúde) e colocou em discussão estas prioridades.
A Copa, porém, "exigiu" reformas nos estádios, nas ruas e avenidas, obrigaram as cidades-sedes a construir seus corredores de ônibus (mobilidade urbana), ampliação e adequação dos aeroportos, mais eficiência nos horários de embarque e desembarque de aviões, teve seu lado positivo.
Este evento de cunho mundial pôde mostrar ao mundo quem é o Brasil, não só reduto de prostitutas, ladrões e traficantes. Que existe gente (a maioria) de bem e acolhedora, de paz e solidariedade.
Que somos um país gentil e sensível, sem discriminação e rivalidades!
E que tudo termine bem!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário